Tela de Van Gogh volta para a cidade onde o artista a pintou

"Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh

A Noite Estrelada Sobre o Ródano, de Vincent Van Gogh, regressou a Arles, a cidade onde o artista fez a sua famosa pintura, quase 136 anos depois de ter sido criada em setembro de 1888. Pela primeira vez, a Fundação Vincent van Gogh Arles a leva para sua cidade natal, emprestando-a do acervo do Musée d’Orsay, para a exposição “Van Gogh e as Estrelas”, idealizada por Jean de Loisy e Bice Curiger. A mostra, que acontece entre 1º de junho e 8 de setembro de 2024, apresenta 165 obras de mais de 78 artistas, incluindo Anish Kapoor, Mariko Mori, Anselm Kiefer, Victor Hugo, Yves Klein, Lucio Fontana e muito mais.

Suas obras esclarecem as influências artísticas que o pintor holandês utilizou para pintá-las e a impressão que elas geraram e deixaram entre os artistas depois dele. O regresso a casa da Noite Estrelada sobre o Ródano coincide com duas celebrações que começaram em abril de 2014. No dia 4 de abril, foi inaugurada a Fundação Vincent van Gogh Arles. No dia seguinte, 5 de abril, foi lançada a pedra fundamental do edifício principal do LUMA Arles, torre projetada pelo arquiteto Frank Gehry. Vincent van Gogh foi o coração de ambos os projetos e, para comemorar o 10º aniversário da sua fundação, a Fundação Vincent van Gogh Arles e a LUMA Arles uniram forças.

Esta colaboração inclui um programa de arte pública centrado em uma das obras-primas de Vincent van Gogh. LUMA Arles até convocou o artista holandês DRIFT para uma performance de drone acima do museu, traçando o movimento nas pinturas de Vincent van Gogh usando algoritmos. Os drones iluminados no céu noturno também marcaram a abertura da exposição Living Landscape no LUMA Arles, uma extensão da mostra coletiva e exposição na Fondation Vincent van Gogh Arles.

Na Fundação Vincent van Gogh Arles, a exposição Van Gogh e as Estrelas” apresenta Noite Estrelada Sobre o Ródano ao lado de obras de artistas contemporâneos e reverenciados como Anish Kapoor, Mariko Mori, Anselm Kiefer, Victor Hugo, Yves Klein e Lucio Fontana, para nomear alguns. Suas obras destacam a astronomia, o cosmos e o vasto universo, muitas vezes apresentando as influências, técnicas, fenômenos e crenças, climas sociais e científicos que persistiram no século XIX em termos de literatura e ciência.

Tomemos como exemplo “The Secret Life of Plants” (2004), de Anselm Kiefer, onde um vórtice branco gira em torno de um vazio negro e um caule dourado com pequenas folhas douradas murchas é colocado no centro. É irmão de seu livro escultórico de mesmo nome, onde as páginas de chumbo são pontilhadas com manchas de tinta branca na tentativa de pintar o espectro e o conceito antigo do universo. “Untitled” (Sans titre), de Anish Kapoor, 2014, também aparece, uma caixa transparente semelhante a vidro que parece imitar a supernova em uma série de pequenas explosões consecutivas de acrílico. Pedaços de seus restos começam a se espalhar, parados e congelados bem no centro da caixa de vidro.

Tal como Vincent van Gogh, estes artistas exploram a noite, o universo, as estrelas, as constelações, o cosmos e muito mais à sua maneira, com o seu próprio talento, os seus estilos característicos remontando ao poço de influências do pintor holandês. As obras literárias de Victor Hugo e Júlio Verne sobre astronomia enfeitam a exposição, e as obras de pintores como Jean-François Millet, Camille Corot e James McNeill Whistler mostraram sua compreensão dos efeitos da noite, da luz clara das estrelas e conhecimento do cosmos.

Vincent Van Gogh, A Noite Estrelada, Arles, 1888 Óleo sobre tela, 73 × 92 cm

Os escritos do astrônomo Camille Flammarion, que antigamente vendiam centenas de milhares de exemplares, estão em exposição, entrando na exposição, definindo a época que levou à criação das cenas noturnas de Vincent van Gogh. Os visitantes também podem ver que algumas das obras contemporâneas sublinham as hipóteses que circulam sobre ficção científica e metafísica, bem como descobertas relacionadas que revistas cobriram no passado.

Então, artistas, intelectuais e escritores depois de Vincent van Gogh receberam recursos para expandir os becos no sentido de compreender e aprender mais sobre suas obras noturnas, e Van Gogh e as Estrelas expõem algumas das pesquisas que fascinaram o público nessa época, incluindo o obra de grandes ilustradores científicos como Étienne Léopold Trouvelot e os desenhos de galáxias espirais de Lord Ross, que se assemelham aos das obras do pintor holandês.

Numa carta ao seu irmão Theo, em julho de 1888, Vincent van Gogh imaginou as estrelas como “o refúgio dos mortos”, uma observação nítida a partir do seu exame das estrelas. Noite após noite, ele os estudava pela disposição precisa das constelações em suas pinturas, respaldado por suas crenças, que também apareciam na literatura paracientífica de meados do século XIX. A forma como via as estrelas também influenciou seus contemporâneos, como Akseli Gallen-Kallela, Odilon Redon, James Ensor, Wenzel Hablik e Constantin Ciurlionis.

Na arte contemporânea, o fascínio pela noite continua, assumindo diferentes formas, como se vê nas obras de Tony Cragg, Alicja Kwade, Anselm Kiefer, Mariko Mori, Gillian Brett, Alfred Smith, Dove Allouche, Yves Klein, Lee Bontecou. Apesar da quietude e do aparente vazio, o céu noturno revela cor e movimento, graças à iluminação urbana. O brilho e os reflexos resultantes iluminam a famosa vista do Ródano, trazendo-a à vista, evidente agora na exposição “Van Gogh e as estrelas” da Fundação Vincent Van Gogh Arles e na pintura Noite Estrelada.

A influência desta cena noturna agraciou as obras de Edvard Munch, Augusto Giacometti, Robert Delaunay, František Kupka, Kasimir Malevitch, Georgia O’Keeffe, Helen Frankenthaler e outras figuras importantes que aparecem na exposição. Outros artistas que fazem parte da viagem de Van Gogh às estrelas, mais uma vez explorada com o regresso de A Noite Estrelada Sobre o Ródano, de Vincent van Gogh, a Arles, às margens do rio que a inspirou. De 1º de junho a 25 de agosto de 2024, a famosa pintura de Vincent van Gogh permanece em Arles para exibição pública, enquanto a exposição Van Gogh e as Estrelas acontece entre 1º de junho e 8 de setembro de 2024.

Compartilhar:
Notícias - 25/06/2024

Vai a leilão uma obra-prima de Ticiano, roubada por Napoleão e encontrada em um ponto de ônibus

Uma pequena pintura do jovem Tiziano Vecellio, conhecido na história como Ticiano, deverá estabelecer um novo recorde em leilão para …

Notícias - 25/06/2024

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vai premiar ações que valorizem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Nesta segunda-feira, (24) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou …

Notícias - 25/06/2024

Ativistas climáticos jogam tinta laranja no Stonehenge, na Inglaterra

Manifestantes ambientais pulverizaram tinta no famoso monumento Stonehenge, na Inglaterra. Imagens mostraram marcas laranja cobrindo algumas das pedras da mundialmente …

Notícias - 25/06/2024

Instalação de arte homenageia 25 indivíduos que foram escravizados no local

Como muitas pessoas que cresceram no Brooklyn, Adama Delphine Fawundu lembra-se de ter passado grande parte de sua infância e …

Notícias - 25/06/2024

VIA CULTURAL MIX oferece OFICINAS PRESENCIAIS E ONLINE

O projeto VIA CULTURAL MIX abre inscrições para oficinas gratuitas presenciais e online.
Com transmissão on-line para todo o Brasil, no …

Notícias - 25/06/2024

Artista desenterra a história da escravidão em Nova York

Os autorretratos de Nona Faustine são politicamente incisivos, historicamente fundamentados e espiritualmente transcendentes. Colocando o seu próprio corpo abundante e …

Notícias - 21/06/2024

Primeiro ministro canadense pede ao Papa que devolva itens indígenas da coleção do Vaticano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, instou o Papa Francisco a intensificar os esforços de reconciliação com os povos indígenas …

Notícias - 21/06/2024

artistas quebram a quarta parede de espaços de arte e expõem trabalho precarizado

É uma exposição? É uma instalação? É uma performance? É “Amador e Jr Segurança Patrimonial Ltda, nem profissional, nem sênior”, …

Notícias - 21/06/2024

projeto de arte-educação da Fundação Iberê, atenderá crianças com autismo atingidas pelas enchentes

No dia 24 de junho (segunda-feira), o Programa Iberê nas Escolas inaugura uma nova etapa de sua proposta de envolver …

Notícias - 21/06/2024

Conheça a história da pintura roubada mais valiosa do mundo

O Concerto foi pintado por Johannes Vermeer por volta de 1665 e mostra três figuras da classe alta: uma mulher …

Notícias - 21/06/2024

Triptico de Basquiat será leiloado pela metade do preço de dois anos atrás

No final deste mês, em um leilão moderno e contemporâneo da Sotheby’s em Londres, o tríptico de Jean-Michel Basquiat, Retrato …

Notícias - 21/06/2024

Como um fotógrafo ganhou prêmio de concurso IA com sua foto real?

Uma fotografia real inscrita na categoria de concurso fotográfico de imagens geradas por inteligência artificial ganhou prêmio do júri, mas …