teamLab está abrindo um segundo museu imersivo na Ásia

A próxima grande instalação de arte imersiva do coletivo de arte digital teamLab está programado para abrir em um hotel de luxo e casino em Macau no início do próximo ano.

O próximo “museu”, que estará no resort Venetian Macao, foi anunciado no Instagram do teamLab no início desta semana e descrito como uma experiência de 7mil metros quadrados, “imersiva ao corpo”, com “tetos cavernosos” e novas obras de arte. O espaço está programado para abrir em janeiro de 2020, após a estréia de outro projeto do teamLab que será inaugurado em Xangai no dia 5 de novembro.

O primeiro espaço permanente teamLab,  teamLab Borderless, foi anunciado como o primeiro museu de arte digital do mundo e foi  inaugurado  em Toyko em julho de 2018. Somente no primeiro ano, 2,3 milhões de pessoas visitaram a exposição, superando a participação anual no Museu Van Gogh de Amsterdã e fazendo o museu de artista único mais popular do mundo. Uma segunda mostra temporária em Tóquio, o teamLab Planets, também foi um sucesso.

O grupo também planejava abrir um espaço permanente no Brooklyn em um antigo armazém de 20mil metros quadrados, no qual visitantes descalços passariam por instalações de água e luz. Mas, após assinar um contrato de 11 anos, o grupo suspendeu abruptamente e indefinidamente o plano em agosto, citando a necessidade de “repensar nossa estratégia de entrada no mercado americano”.

Em outros lugares dos EUA, os espectadores ainda podem ver o trabalho do coletivo no Living Computers Museum + Lab de Seattle, que será inaugurado no próximo mês, e no também já muito adiado Academy Museum of Motion Pictures, em Los Angeles, quando será exibido no próximo ano.

Outras mostras futuras do teamLab incluem passeios no Castelo de Kochi, no Japão, e Marina Bay Sands, em Cingapura. O horário do museu e os preços de entrada para o empreendimento de Macau ainda serão anunciados.

O coletivo, formado por programadores, animadores, engenheiros, designers, matemáticos e arquitetos, trabalha na interseção de arte, ciência, tecnologia, design e comércio. O grupo é representado pela Pace Gallery.

Compartilhar:
De Arte a Z - 06/12/2019

MASP dedicará 2020 às histórias da dança

Todos os anos, o MASP organiza a sua programação em torno de “histórias”, noção que abarca histórias reais, fictícias, relatos …

De Arte a Z - 05/12/2019

Mostra de arte feminista é censurada e diretora de museu renuncia

Uma exposição de arte feminista no Museu Nacional de Belas Artes de Bishkek, Quirguistão, foi censurada pelo governo e resultou …

De Arte a Z - 05/12/2019

Será possível restaurar pintura milionária de De Kooning encontrada depois de 30 anos?

Após 30 anos, uma pintura roubada do expressionista abstrato Willem de Kooning ressurgiu na propriedade de um casal do Novo …

De Arte a Z - 05/12/2019

Em Madri, instalação provoca cúpula de mudança climática

Comemorando o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25), uma bandeira voa na frente do Museo Tyssen-Bornemisza …

De Arte a Z - 05/12/2019

Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a …

De Arte a Z - 05/12/2019

Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não …

De Arte a Z - 13/11/2019

MASP recebe prêmio pela exposição "Histórias Indígenas"

O MASP foi contemplado, neste mês, com o Sotheby’s Prize 2019, prêmio que reconhece projetos de excelência curatorial e apoia …

De Arte a Z - 07/11/2019

4ª edição da Art Weekend agita São Paulo

O Art Weekend São Paulo celebra sua 4ª edição entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, com uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em …

De Arte a Z - 07/11/2019

Parque de esculturas no Reino Unido fecha por problemas financeiros

Um dos principais parques de esculturas do Reino Unido fechou abruptamente. O Cass Sculpture, sem fins lucrativos, fundada há mais …

De Arte a Z - 07/11/2019

Artistas do Iraque são impedidos de entrar nos EUA para abertura de exposição

Neste fim de semana, o MoMA PS1, em Nova York, abriu o Theatre of Operations: The Gulf Wars, 1991–2011, uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, …