Em um esforço para promover o acesso a seus recursos e aumentar o envolvimento do público, o Smithsonian Institute lançou 2,8 milhões de imagens sem restrições de direitos autorais em seu site, o Smithsonian Open Access . Os visitantes do site podem baixar e usar os arquivos da maneira que desejarem, sem solicitar permissão expressa da organização. O objetivo é liberar mais de três milhões de imagens de livre acesso até o final deste ano.
Ecoando sua missão de longa data para “o aumento e a difusão do conhecimento”, o Smithsonian convidou os criadores a reformular suas coleções de maneiras novas e inovadoras. As imagens dos itens abrangem mais de dois séculos de trabalho desde a fundação do instituto em 1846, oriundos dos 19 museus do Smithsonian, nove centros de pesquisa, bibliotecas, arquivos e o Zoológico Nacional.
Uma iniciativa anterior para aumentar o acesso às coleções do Smithsonian disponibilizou 4,7 milhões de imagens e conjuntos de dados ao público para uso não comercial. Muitos deles já foram re-licenciados com a nova designação CC0, que agora permite qualquer uso sem a aprovação prévia do Smithsonian. O Google Arts & Culture fez uma parceria com o Instituto para lançar o Smithsonian Open Access.


“O acesso aberto é um marco para o Smithsonian em nossos esforços para alcançar, educar e inspirar o público”, disse o secretário do Smithsonian, Lonnie G. Bunch III, em um comunicado à imprensa. “Por meio dessa iniciativa, estamos capacitando pessoas de todo o mundo a reimaginar e redefinir nossas coleções de maneiras novas e criativas”.
Fonte: Hyperallergic