Smithsonian Institute divulga 2,8 milhões de imagens para uso público

Colcha de janela de catedral por Viola Canady (Museu da Comunidade Anacostia)

Em um esforço para promover o acesso a seus recursos e aumentar o envolvimento do público, o Smithsonian Institute lançou 2,8 milhões de imagens sem restrições de direitos autorais em seu site, o Smithsonian Open Access . Os visitantes do site podem baixar e usar os arquivos da maneira que desejarem, sem solicitar permissão expressa da organização. O objetivo é liberar mais de três milhões de imagens de livre acesso até o final deste ano.

Ecoando sua missão de longa data para “o aumento e a difusão do conhecimento”, o Smithsonian convidou os criadores a reformular suas coleções de maneiras novas e inovadoras. As imagens dos itens abrangem mais de dois séculos de trabalho desde a fundação do instituto em 1846, oriundos dos 19 museus do Smithsonian, nove centros de pesquisa, bibliotecas, arquivos e o Zoológico Nacional.

Uma iniciativa anterior para aumentar o acesso às coleções do Smithsonian disponibilizou 4,7 milhões de imagens e conjuntos de dados ao público para uso não comercial. Muitos deles já foram re-licenciados com a nova designação CC0, que agora permite qualquer uso sem a aprovação prévia do Smithsonian. O Google Arts & Culture fez uma parceria com o Instituto para lançar o Smithsonian Open Access.

Ícone religioso de meados do século XVII encomendado como presente à Igreja Ortodoxa Etíope (Museu Nacional de Arte Africana)
Anunciante de rua “Quarenta e nove” em estúdio, São Francisco (1890) (Smithsonian American Art Museum e sua Galeria Renwick)

“O acesso aberto é um marco para o Smithsonian em nossos esforços para alcançar, educar e inspirar o público”, disse o secretário do Smithsonian, Lonnie G. Bunch III, em um comunicado à imprensa. “Por meio dessa iniciativa, estamos capacitando pessoas de todo o mundo a reimaginar e redefinir nossas coleções de maneiras novas e criativas”.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …