SESCTV APRESENTA SÉRIE INÉDITA SOBRE ARTISTAS VISUAIS BRASILEIROS

Iano Coimbra

o SescTV estreia uma programação especial dedicada às artes visuais brasileira, com uma série inédita de 26 episódios com artistas de várias gerações e regiões do país apresentando suas inquietações e obras. A produção revela os rumos da arte contemporânea e a força dessas manifestações de origem nas raízes mais profundas do Brasil. Outro lançamento do mês é o documentário “Siron. Tempo Sobre Tela”, que será exibido pela primeira vez no canal. O filme percorre pensamentos, memórias e revelações em um arquivo pessoal inédito do artista Gessiron Alves Franco (1947-), conhecido como Siron Franco. Ambas as produções, série e documentário, estreiam no dia 27 de agosto.

O canal também apresenta a sua nova identidade visual, mas sem alterar a linha editorial. A grade completa da programação do mês traz ainda espetáculos, filmes, entrevistas e outros documentários das múltiplas linguagens artísticas. Todos os conteúdos exibidos na TV ficam disponíveis no site do canal para o público ver ou rever quando quiser. Basta acessar sesctv.org.br e conferir gratuitamente, sem necessidade de cadastro.

Paulo Nazareth

Artérias

A série “Artérias” reúne 26 minidocumentários sobre artistas visuais de várias gerações e regiões do Brasil que trabalham com suportes e motivações igualmente diversas. Em cada episódio, de cerca de 13 minutos de duração, um artista é retratado, entre afro-brasileiros, indígenas e LGBTQI+ como protagonistas. Sob direção de Helena Bagnoli e Henk Nieman, a série faz um mapeamento inicial destas produções. “Esse recorte é importante para começarmos a desconstruir as dinâmicas nascidas com as hierarquias coloniais e seguidas por séculos por museus, galerias e instituições de arte onde prevaleceu um racismo declarado e uma visão modernista eurocêntrica.  Trabalhar com esse grupo de artistas, que estiveram à margem do sistema oficial de artes por muitos anos, é criar um espaço para que eles possam manifestar sua própria voz”, afirma Helena Bagnoli.

Os episódios intercalam depoimentos com imagens das obras, suas interações com as cidades e o seu entorno. Um diálogo com as tradições e a modernidade. Bagnoli revela que as narrativas dos programas foram pensadas a partir do artista na sua intimidade. “A arte contemporânea só pode ser, de fato, apreciada se você conseguir entender qual a motivação de quem está criando. Então, nosso propósito foi decifrar o trabalho desses criadores, mostrar suas inquietações, o contexto em que atuam. Para isso, partimos dos locais de trabalho dessas pessoas – que nem sempre eram ateliês, pois muitos deles trabalham em suas próprias casas, na aldeia, na rua. E ali, nos seus espaços, além de ouvi-los, a ideia era sentir e perceber o que não é dito, para poder apresentar um documento real, que de fato desvende o universo do artista sem artifícios”, completa.

No programa de estreia, que vai ao ar no dia 27/8, às 20h30, a série apresenta Jaider Esbell, artista plástico de Roraima, indígena da etnia Macuxi, que atua como performer e multimídia, e curador independente. Entre as obras apresentadas está “Entidades” (2020), exposta no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, em uma interação com o espaço urbano da cidade.

A cada semana, sempre às sextas-feiras, no mesmo horário, o SescTV exibe na TV um episódio novo da série “Artérias”, que fica no ar até fevereiro de 2022. No site, em sesctv.org.br, é possível encarar a maratona da série já a partir do dia 27/8, quando serão disponibilizados todos os 26 episódios de uma só vez.

A escolha dos artistas leva em consideração os nomes que propõem uma renovação da linguagem. “É um mapeamento inicial de artistas negros, indígenas e trans, resultado das reflexões que se impõem no campo da cultura, com o objetivo de contribuir para neutralizar abordagens etnocêntricas e estereotipadas”, destaca a diretora.

Jaider Esbell

Documentário Siron Franco

No mesmo dia 27 de agosto, às 23h, o SescTV traz outra estreia no canal do documentário “Siron. Tempo Sobre Tela”. Na mesma data, estará disponível sob demanda no endereço: sesctv.org.br. O filme destaca a personalidade inquieta e a mente criadora do artista Gessiron Alves Franco (1947-), conhecido como Siron Franco. Entre as cenas, é possível perceber que as fronteiras entre realidade, memória e sonho do pintor, escultor, ilustrador e desenhista se dissolvem.

O documentário traz imagens de arquivo de diferentes épocas e visita o ateliê do artista em distintas fases de sua vida, revelando suas percepções sobre o próprio processo, seu flanar pelas cidades e suas percepções. “Quando eu pinto, faço um exercício de liberdade de meu próprio pensamento”, diz Siron em determinado trecho do filme. O filme também aborda, entre outras questões, o processo de criação do “Monumento das Nações Indígenas”, a série “Em Nome de Deus” e seu encontro com o poeta e crítico Ferreira Gullar.

SescTV – programação agosto

 “Artérias”

Estreia: 27/8, sexta-feira, às 20h30, no SescTV

Primeiro episódio com o artista: Jaider Esbell

Reprises: Sábado, 28/8, 15h30; Domingo, 29/8, 13h30; Terça, 31/8, 19h30; Quarta, 1/9, 18h30; Quinta, 2/9, 11h

Direção: Helena Bagnoli

Direção de arte: Henk Nieman

Classificação Indicativa: Livre

Artistas da série: – Agrippina; Aline Motta; Arissana Pataxó; Ciber_Org; Criola; Daiara Tukano; Dalton Paula; Denílson Baniwa; Edgar Kanaikõ; Emanoel Araújo; Eneida Sanches; Eusáquio Neves; Flávio Cerqueira; Irmãs Brasil; Isael e Sueli; Jaider Esbell; Lyz Parayzo; Maxwell Alexandre; NeiXa kriabá; Paulo Nazareth; Raylander; Renata Felinto; Rosana Paulino; Sonia Gomes; Tiago Gualberto; Yacunã Tuxá.

 

“Siron. Tempo Sobre Tela”

Dia 27/8, sexta-feira, às 23h, no SescTV

Direção: André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos.

Classificação indicativa: 10 anos.

Reprise: Terça, 31/8, 01h

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …