Sesc estreia hoje plataforma de incentivo à produção artística

Sesc Cultura ConVIDA! reúne 470 projetos de todas as regiões do país e fomenta o setor que está sendo fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus

Dando continuidade ao seu trabalho de fomento cultural, o Sesc estreia hoje a plataforma Sesc Cultura ConVIDA!, lançada para manter ativa a produção artística mesmo com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. De casa, 470 artistas de todas as regiões do país se apresentarão virtualmente numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros.

“Essa é uma ação fundamental para o setor no atual contexto sanitário e econômico. Acreditamos que o Sesc Cultura ConVIDA! pode contribuir para o bem-estar social e a qualidade de vida das pessoas, além, é claro, de movimentar a economia criativa brasileira. O Sesc é um protagonista cultural e como tal está, mais uma vez, usando os recursos disponíveis para promover a produção artística nacional exaltando seus traços regionais”, afirma o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

A programação do Sesc Cultura ConVIDA! traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. O público poderá conferir podcasts com palestras, debates e entrevistas sobre a produção cultural no Brasil e arte educação com a participação de artistas, pesquisadores, educadores e lideranças jovens. Haverá também o lançamento de 25 obras audiovisuais em curta-metragem, abordando temas sobre o período da quarentena, e 30 vídeos musicais, que mostram diferentes estilos e o potencial da música contemporânea brasileira.

No “Gravando em casa”, serão oferecidas oficinas de produção audiovisual, com dicas e truques para aumentar a qualidade das produções caseiras com uso do celular, realizadas principalmente por conta do distanciamento social.

As mulheres terão destaque no “Líricas femininas” com a apresentação de 48 artistas compositoras, ressaltando a importância da mulher no desenvolvimento da música brasileira. Já para a criançada, a plataforma reúne atividades musicais lúdicas para pais e filhos, contação de histórias, entre outras.

Na agenda, ainda estão concertos, encontros literários, performances e oficinas de artes visuais, de patrimônio cultural e de artes cênicas, com atividades de dança, teatro e circo. A programação estará disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil .

Perfil cultural diverso

Com um investimento de R﹩ 587 mil destinados diretamente aos artistas participantes, o Sesc Cultura ConVIDA! selecionou propostas de 142 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. São produções de grandes centros, mas também de locais como Santana (AP), Ariquemes (RO), Mipibu (RN), Ananindeua (PA), Coxim (MS), Cururupu (MA), União dos Palmares (AL) e Camaçari (BA), traduzindo a diversidade e inclusão da iniciativa e mantendo a tradição da Instituição de promover as expressões artísticas regionais.

Mais de 60% dos projetos selecionados são comandados por mulheres e quase 40% dos artistas se autodeclararam negros ou indígenas. A região Sudeste contempla a maior participação, com aproximadamente 41% das apresentações, seguida do Nordeste (30,8%), Sul (10,6%), Norte (9%) e Centro-Oeste (7,6%).

Toda a operacionalização do Sesc Cultura ConVIDA! respeita as medidas de isolamento em vigor, desde a execução das propostas pelos participantes até a veiculação virtual.

Compartilhar:
Notícias - 02/08/2021

Artista transforma boate em um pântano 3D

Parece familiar e estranho ao mesmo tempo. Muitos berlinenses passaram pela Berghain, a casa noturna mais famosa da Alemanha, mas …

Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …