Como uma forma de tentar reverter a crise instaurada no setor artístico por conta da pandemia, o Sesc lançou o edital “Sesc Cultura ConVida“, que contemplará até 470 projetos artísticos investindo cerca de R$ 587.500,00. Até o dia 7 de junho, produtos e artistas poderão acessar o site do edital (www.sesc.com.br/convida) para concorrer a uma oportunidade de fomento de projetos que podem incluir atividades de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Literatura, atrações com foco no público infantil e no patrimônio cultural, oficinas, podcasts e debates com nomes relevantes do meio cultural segundo o comunicado oficial da instituição.
A primeira a ser afetada e a última a voltar à normalidade, a indústria cultural passa por grande crise devido à pandemia do coronavírus e às medidas de isolamento social. Para os artistas reconhecidos nacionalmente, o novo mercado das lives tem sido uma alternativa lucrativa. Mas, são os editais emergenciais lançados por governos estaduais e iniciativas privadas que vão garantir a renda familiar de milhares de agentes culturais Brasil afora.
Nesta terça (3), o Sesc lança um edital de incentivo à produção artística nacional. O investimento de R$ 587,5 mil será destinado a 470 propostas nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e patrimônio cultural, além de oficinas, debates e podcasts.
A iniciativa visa dar oportunidades à classe artística, afetada pelos cancelamentos de eventos por causa da Covid-19. Os projetos vencedores serão exibidos na plataforma Sesc Cultura ConVIDA! e nas redes sociais da instituição.
As inscrições podem ser realizados até o próximo domingo (7). Artistas de todo o país poderão inscrever seus trabalhos no site da instituição.
“Com esta iniciativa pretendemos não só valorizar o trabalho dos artistas de todas as regiões e movimentar a economia criativa, como também contribuir para a qualidade de vida e bem-estar do público neste cenário de isolamento social”, avalia a diretora de programas sociais do departamento nacional do Sesc, Lucia Prado.
Requisitos
Os interessados poderão realizar apenas uma inscrição e as propostas apresentadas deverão respeitar as medidas de isolamento social que estejam em vigor no momento da sua execução. A comissão julgadora será composta por profissionais de Cultura do Sesc que atuam no planejamento e desenvolvimento da programação cultural da instituição.
Neste novo cenário de pandemia e isolamento social, o Sesc mantém a sua atuação no fomento e na difusão da arte e da cultura, que mais do que nunca se mostram essenciais ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.
Uma diversificada programação de arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/literatura, música e patrimônio cultural com apresentações, oficinas, debates e podcasts estará disponível nas redes sociais do Sesc e nesta plataforma. No repertório, toda a riqueza das manifestações culturais das mais variadas regiões do Brasil.
Convidamos artistas, pesquisadores, educadores, mestres de tradição e demais integrantes do sistema produtivo da cultura de todo o país a participarem desta chamada pública, que selecionará até 470 produções. INSCREVA-SE!