Um episódio especial da série Bastidores, do Inhotim, entrou no ar no último sábado, dia 20. Nele, você fica sabendo de tudo sobre o restauro de uma das obras mais icônicas do Instituto: Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, mais conhecida apenas como Magic Square. O vídeo acompanha todas as etapas de restauro do site-specific e traz depoimentos da equipe Técnica do Inhotim. O Instituto Inhotim tem o patrocínio master da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Foi a segunda vez que a obra foi restaurada. Houve processo semelhante em 2013, e um novo restauro foi necessário porque ela fica muito exposta às condições climáticas. As instruções que Oiticica deixou ainda em vida para a construção/restauro de suas obras são extremamente específicas e peculiares, incluindo materiais como vassouras de pelos em vez de pincéis e rolos de pintura. Todo o procedimento levou quatro meses (agosto a novembro de 2020) e aconteceu no período em que o Inhotim estava fechado à visitação devido à pandemia de Covid-19. Agora, os visitantes já podem ver e, literalmente, entrar no Magic Square novamente.
A série Bastidores e outras produções do Inhotim estão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram. Pessoalmente, você pode ver o Magic Square no Inhotim às sextas (9h30 às 16h30), sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30). Lembrando que é preciso retirar ingressos antecipadamente on-line via Sympla.

Foto: Brendon Campos