Senado de Berlim está lançando subsídios de emergência para artistas e trabalhadores culturais freelancers

Vista da edição de 2019 da Art Berlin. © Clemens Porikys.

O governo de Berlim está se mobilizando para amenizar o impacto da crise global da saúde em pequenas empresas culturais, freelancers e artistas da cidade. O Senado de Berlim anunciou que em breve estará oferecendo 100 milhões de euros em doações de 5.000 euros a trabalhadores independentes e pequenas empresas do setor cultural. Além disso, o Senado está oferecendo outros 300 milhões de euros em empréstimos para as indústrias de varejo, hotel, restaurante e cultura.

Os dois programas de ajuda emergencial serão lançados em fases e existe a possibilidade de oferecer 200 milhões de euros adicionais a trabalhadores autônomos e pequenas empresas, elevando a soma total oferecida em empréstimos e pequenas doações a 600 milhões de euros.

As bolsas cobrem uma ampla gama de indústrias de lazer. Os freelancers qualificados para o programa de doações, apelidado de Emergency Aid 2, incluem não apenas trabalhadores das artes, mas também os setores de esporte, eventos e turismo. O pacote de ajuda para pequenas empresas entre cinco e 250 funcionários abrange restaurantes, hotéis, vida noturna e eventos, além de empresas culturais, incluindo galerias.

“Berlim está viva e ótima por causa do compromisso de seus trabalhadores culturais em todos os setores”, diz o senador cultural Klaus Lederer. “O cancelamento de inúmeros eventos culturais”, acrescentou, “ameaçará a existência de muitos deles”.

Fonte: artnet News

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …