O segundo episódio de Arte Contemporânea: da casca ao caroço, o podcast da ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, fica disponível nesta quarta-feira, dia 13 de maio, e traz um bate papo com Bruna Bailune, diretora da Galeria Aura, e Alexandre Gabriel, sócio diretor da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, abordando o que cada um tem feito para sobreviver no período de isolamento social.
Bruna Bailune aborda seus esforços neste momento sob a perspectiva de uma galeria jovem (a Aura atua na capital paulista desde 2017). Além de cursos com preços acessíveis e encontros virtuais às sextas-feiras, a galerista ressalta a participação no P.art.ilha, um grupo de galerias que, por meio de ações online coordenadas, busca manter os profissionais que atuam no setor artístico ativos. “Foi a partir de conversas em grupo com várias galerias, em que todas colocaram suas questões, compartilharam suas dificuldades, que a gente conseguiu pensar numa estratégia comercial mais interessante”, detalha Bruna.
No segundo bloco do episódio, Alexandre Gabriel comenta sobre o processo de criação do online viewing room da exposição AAA – Antologia de Arte e Arquitetura, realizada em parceria com a Bergamin & Gomide. “É o momento de pensar em outros formatos e eu acho que formatos em parceria são essenciais. Estamos tratando da sobrevivência de todo um ecossistema praticamente. Tem toda uma rede de profissionais que estão por trás de uma exposição e que você não percebe, mas que tem seu sustento por meio da produção de arte”, diz Alexandre Gabriel.
O podcast Arte Contemporânea: da casca ao caroço é quinzenal e pode ser acessado pelos aplicativos de reprodução Spotify e Google Podcasts ou diretamente pelo aplicativo agregador Anchor (CLIQUE AQUI).
Próximo episódio do mês:
27/05 – Revisitando a exposição “Febre Amarela” de Vivian Caccuri.