‘Salão Paulista de Arte Naïf’ recebe inscrições até 02 de abril

Obra "Ressurreição de Jesus", da Via Sacra do artista José Antonio da Silva, que será exposta no "Salão Paulista de Arte Naïf". Foto: Iran Monteiro/Acervo MAS

O “Salão Paulista de Arte Naïf” está com inscrições abertas até o dia 02 de abril. A primeira edição do evento – realizado pela Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura – homenageia o grande artista José Antonio da Silva e será promovida em duas etapas: de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo), e de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, na cidade de Socorro. São 60 vagas, gratuitas, e podem participar artistas de todo o Estado de São Paulo. O formulário on-line está no site http://www.spartenaif.com.br/.

Com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), o “Salão Paulista de Arte Naïf” nasce pelas mãos da Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura com a proposta de fomentar a arte naïf paulista, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas desta estética, a maioria autodidatas.

“Coração, alma, sofisticação e intensidade no uso de cores vibrantes são a matéria-prima da arte naïf, que será representada nesta que, pretende ser, a maior exposição dos artistas paulistas dessa estética dos últimos tempos. Todos são convidados a apresentar seu olhar próprio, a diversidade de suas produções, fruto da multiplicidade de influências culturais e de sua história”, diz Marinilda Boulay, uma das curadoras do evento ao lado de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis.

Nesta primeira edição, o “Salão Paulista de Arte Naïf” presta homenagem ao genial artista José Antonio da Silva, considerado um dos ícones da história da arte naïf brasileira. Entre outras obras será apresentada uma de suas Vias Sacras, a qual pertence ao acervo do MAS. “Ela foi produzida entre a década de 1960 e o início dos anos de 1970, e é composta por 16 pinturas, pois além das 15 estações, Silva incluiu no conjunto a Ressurreição de Jesus”, explica Odécio.

Estas obras de Silva vão compor a exposição juntamente às obras dos 60 artistas selecionados e de artistas convidados, entre eles Graciete Ferreira Borges, a última esposa do artista.

O projeto contempla várias perspectivas. Serão duas exposições, de 26 de junho a 29 de agosto, no MAS, e de 22 de novembro a 08 de janeiro, no Museu Municipal de Socorro; quatro lives de capacitação, com o objetivo de gerar reflexões em torno das obras e colaborar para a formação de público para as artes visuais; curta-metragem e publicação de um livro catálogo (500 exemplares).

“A maior relevância desse projeto é justamente que ele propicia um panorama da produção de estética naïf contemporânea no Estado, permitindo que cada criador lance seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão às suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções naïfs, plenas de otimismo”, ressalta Paco.

Podem participar do “Salão Paulista de Arte Naïf” artistas maiores de 18 anos, paulistas ou residentes no Estado de São Paulo há mais de dois anos, com duas obras (uma para cada museu) caracterizadas dentro da estética naïf, que representem a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular, e finalizadas entre os anos de 2019 a 2021.

As obras podem ser realizadas em qualquer técnica com tema livre e pesar, no máximo, dois quilos. O edital e o formulário de inscrição, até o dia 02 de abril, estão disponíveis no site http://www.spartenaif.com.br/.

O MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) vai receber o ‘Salão Paulista de Arte Naïf’ de junho a agosto. Foto: Iran Monteiro/Acervo MAS

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …