Rumos Itaú Cultural lança livro de Guy Veloso sobre encomendadores de almas

O lançamento do livro Penitentes – dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo acontece na 10º Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes de 18 a 22 de março de 2020.
A busca pelo sagrado faz parte da vida do fotógrafo paraense Guy Veloso desde a infância, quando assistia à passagem do Círio de Nazaré em frente à casa de sua avó, em Belém. Porém, é sobre a Ordem de Penitentes que desenvolveu, ao longo de 17 anos, vasta pesquisa composta por dados e fotos, registrando 203 grupos em 13 estados, nas cinco regiões do país. Parte deste estudo será lançado em forma de livro, intitulado Penitentes – dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo, no 10º Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes, que acontece entre os dias 18 e 22 de março de 2020. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, é o primeiro volume brasileiro de fotografias que aborda o tema com abrangência nacional. Com curadoria de Rosely Nakagawa, a obra apresenta 97 fotos da manifestação em oito estados brasileiros.

Capa do livro Penitentes – dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo

Os penitentes, também chamados de encomendadores de almas, são grupos religiosos laicos. Grande parte deles são secretos e místicos, que na Quaresma e Semana Santa saem à noite em procissão rezando pelos espíritos sofredores. Visitam cemitérios, cruzeiros, capelas e encruzilhadas. Em casos mais extremos, praticam a autoflagelação nos modelos da Europa medieval. Várias destas confrarias, como são chamados os grupos, jamais tinham sido documentadas antes deste projeto.

A dedicação de Veloso ao registrar a história desses grupos acabou sendo reconhecida por um deles. A chefa do grupo De Trás da Banca, de Juazeiro (BA), Jesulene Ribeiro, conhecida como Dona Nenezinha, considera o fotógrafo membro da congregação. Contudo, esse reconhecimento veio acompanhado de direitos e deveres. Segundo Veloso, por ter permissão para participar de cultos fechados, é obrigado a obedecer às determinações de Dona Nenezinha sempre que está em Juazeiro.

O fotógrafo conta que, apesar de as pessoas que pertencem a esses grupos quase sempre se declararem católicas, ele encontrou diversos sinais de sincretismo velado ao acompanhar esses rituais. Desde paradas predeterminadas para rezar em sete locais, que muitas vezes ficavam em encruzilhadas, até relatos de psicofonia e vidência. A crença na presença de espíritos e na influência deles sobre os vivos, está presente em praticamente todos os 203 grupos por ele pesquisados. Veloso foi, em 2009, o primeiro pesquisador a provar a existência do ritual a Encomendação das Almas nas cinco regiões do país.

A pesquisa de Guy Veloso sobre os penitentes já lhe rendeu duas exposições: a primeira, em 2010, na 29ª Bienal de São Paulo, e a segunda durante a 4ª Bienal das Américas, em Denver, nos Estados Unidos, em 2017. Dono de um dos maiores bancos de imagens sobre religiosidade brasileira, Veloso participou de mais de 150 exposições. Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), da Essex Collection of Art from Latin America, na Inglaterra, e da Coleção Nacional de Fotografia do Centro Português de Fotografia, em Portugal, entre outras instituições.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …