Roubo de vaso sanitário de ouro de Cattelan ainda é mistério

Vista da instalação da América de Maurizio Cattelan (2016) em "A vitória não é uma opção" no Palácio de Blenheim, 2019. Foto de Tom Lin.

Você sabe alguma coisa sobre o roubo descarado do vaso de ouro de Maurizio Cattelan ?

Qualquer pessoa que tenha informações que levem à recuperação segura da obra América, roubada da exposição do artista em uma das maiores casas senhoriais da Inglaterra no mês passado, poderá receber uma recompensa de quase US$ 130.000 de uma companhia de seguros que trabalha para garantir o retorno da obra. Embora alguns suspeitem que a escultura tenha sido derretida há muito tempo, a investigação continua em andamento: a polícia britânica confirmou que mais três pessoas foram presas recentemente como parte do caso.

Os suspeitos presos na semana passada, de acordo com um comunicado da polícia do Thames Valley, divulgado pela BBC, todos vivem em Oxford, a cidade mais próxima ao Palácio de Blenheim, onde o notório trabalho de Cattelan foi instalado como um vaso sanitário. A América de 18 quilates (2016) foi roubada no dia 14 de setembro, na manhã seguinte à festa de abertura da exposição de Cattelan, sua primeira mostra solo no Reino Unido.

Em um comunicado, a polícia disse que um homem de 35 anos, um homem de 34 e uma mulher de 36 foram presos em 16 de outubro. Eles foram detidos por suspeita de conspiração para cometer um roubo. Todos eles já foram libertados sob investigação.

Enquanto isso, os detetives ainda estão procurando a obra de arte que está faltando, que é avaliada em US$ 6 milhões. 

O artista italiano – conhecido por brincadeiras espirituosas – rapidamente deixou claro que não tinha nada a ver com  o roubo da escultura, que ganhou notoriedade quando a curadora-chefe do Guggenheim, Nancy Spector, se  ofereceu para emprestá-la à Casa Branca em 2017. “Eu gostaria que fosse uma brincadeira”, disse Cattelan ao New York Times  logo após o roubo. Mas como o trabalho sempre foi destinado a cerca de um por cento, para os 99 por cento, ele raciocinou: “Quero ser positivo e pensar que o assalto é uma espécie de ação inspirada em Robin Hood”.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …