Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia na cidade holandesa de Maastricht.

Em um ataque descarado na feira de arte de Tefaf, um dos homens foi filmado quebrando caixas com uma marreta enquanto cúmplices mantinham os visitantes afastados.

Um visitante pegou um grande vaso em uma aparente tentativa de deter os ladrões antes de colocá-lo de volta rapidamente.

Dois suspeitos da Bélgica foram rapidamente presos a uma curta distância.

Embora a maioria das exibições naquela seção da exposição de Maastricht apresentasse belas artes, algumas vitrines exibiam joias, incluindo diamantes.

Um membro da gangue parecia brandir uma arma de fogo enquanto outro atacava as vitrines e podia ser visto pegando itens e colocando-os em uma sacola. Os rostos de todos os quatro estavam descobertos, embora todos usassem bonés e blazers.

Testemunhas descreveram uma sensação de pânico quando as pessoas fugiram da feira, realizada pela primeira vez em mais de dois anos por causa da pandemia de Covid-19.

No entanto, um homem pode ser visto sentado durante todo o ataque em um banco próximo com as pernas dobradas, olhando enquanto a gangue passava por ele.

O visitante Jos Stassen disse à emissora pública holandesa NOS que era extraordinário que a quadrilha tenha conseguido entrar com a marreta e a arma de fogo despercebida: “A vitrine quebrada está longe da entrada e há segurança, pelas várias saídas de emergência também .”

A polícia confirmou que as joias foram roubadas. Minutos depois do roubo, eles fecharam a principal autoestrada A2, que atravessa Maastricht em direção à fronteira belga, e detiveram dois suspeitos na faixa dos 20 anos em um carro cinza perto de um túnel.

Em um comunicado, os organizadores da feira disseram que as equipes de segurança trabalharam rapidamente para desarmar um infrator e que a polícia chegou ao local em poucos minutos. “Ninguém ficou ferido durante o incidente. Os rigorosos procedimentos de segurança da feira foram seguidos e todos os visitantes foram evacuados com sucesso”, disseram eles.

Embora o ataque tenha sido claramente chocante para os espectadores, a gangue foi ridicularizada nas mídias sociais por suas roupas e suposto amadorismo.

A TV local disse que os objetos pertencentes a um joalheiro de luxo com sede em Londres foram rastreados após a operação, mas a empresa não estava disponível para comentários.

Esta não é a primeira vez que a feira de arte Tefaf é alvo de roubo em Maastricht. Em 2010, um anel de platina de safira rosa de outro joalheiro de Londres teria sido roubado.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …