Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia na cidade holandesa de Maastricht.
Em um ataque descarado na feira de arte de Tefaf, um dos homens foi filmado quebrando caixas com uma marreta enquanto cúmplices mantinham os visitantes afastados.
Um visitante pegou um grande vaso em uma aparente tentativa de deter os ladrões antes de colocá-lo de volta rapidamente.
Dois suspeitos da Bélgica foram rapidamente presos a uma curta distância.
Embora a maioria das exibições naquela seção da exposição de Maastricht apresentasse belas artes, algumas vitrines exibiam joias, incluindo diamantes.
Um membro da gangue parecia brandir uma arma de fogo enquanto outro atacava as vitrines e podia ser visto pegando itens e colocando-os em uma sacola. Os rostos de todos os quatro estavam descobertos, embora todos usassem bonés e blazers.
Testemunhas descreveram uma sensação de pânico quando as pessoas fugiram da feira, realizada pela primeira vez em mais de dois anos por causa da pandemia de Covid-19.
No entanto, um homem pode ser visto sentado durante todo o ataque em um banco próximo com as pernas dobradas, olhando enquanto a gangue passava por ele.
O visitante Jos Stassen disse à emissora pública holandesa NOS que era extraordinário que a quadrilha tenha conseguido entrar com a marreta e a arma de fogo despercebida: “A vitrine quebrada está longe da entrada e há segurança, pelas várias saídas de emergência também .”
A polícia confirmou que as joias foram roubadas. Minutos depois do roubo, eles fecharam a principal autoestrada A2, que atravessa Maastricht em direção à fronteira belga, e detiveram dois suspeitos na faixa dos 20 anos em um carro cinza perto de um túnel.
Em um comunicado, os organizadores da feira disseram que as equipes de segurança trabalharam rapidamente para desarmar um infrator e que a polícia chegou ao local em poucos minutos. “Ninguém ficou ferido durante o incidente. Os rigorosos procedimentos de segurança da feira foram seguidos e todos os visitantes foram evacuados com sucesso”, disseram eles.
Embora o ataque tenha sido claramente chocante para os espectadores, a gangue foi ridicularizada nas mídias sociais por suas roupas e suposto amadorismo.
A TV local disse que os objetos pertencentes a um joalheiro de luxo com sede em Londres foram rastreados após a operação, mas a empresa não estava disponível para comentários.
Esta não é a primeira vez que a feira de arte Tefaf é alvo de roubo em Maastricht. Em 2010, um anel de platina de safira rosa de outro joalheiro de Londres teria sido roubado.