Rosana Palazyan tem filme exibido em cinema flutuante em Veneza

...Uma história que eu nunca esqueci… (2013/2015), vídeo integrante da instalação com mesmo título da artista Rosana Palazyan, será apresentado pela primeira vez em formato de filme de arte no Cinema galleggiante – Acque sconosciute [Festival Cinema Flutuante – Águas desconhecidas], em Veneza.  A obra retorna à cidade em formato inédito, após ter participado da 56ª Bienal Internacional de Arte de Veneza (2015), no Pavilhão premiado com o Leão de Ouro (Pavilhão Nacional da República Armênia, com curadoria de Adelina Von Fürstenberg).

A artista conta que receber o convite do festival para apresentar o vídeo em formato ampliado como filme com a projeção noturna ao ar livre “fez lembrar as primeiras ideias para a concepção espacial da vídeo instalação: O vídeo em formato circular e as linhas de bordar no piso, tinham como referência uma paisagem com a visão da lua refletida sobre as águas.  Ou de um planeta e suas histórias, sendo vistos a distância por uma luneta. Além disso, também o conceito da invenção do cinema com referência a lanterna mágica, sugerindo um passado remoto. Identifiquei nessa possibilidade de apresentação, trazer uma nova proposta espacial para a obra, como um novo site specific”.

Produzido de forma artesanal, o vídeo nasceu como um exercício solitário de anotações visuais e sonoras no cotidiano da artista. Propõe reconectar a memória fragmentada das histórias e relatos ouvidos desde sua infância sobre a diáspora em consequência do genocídio armênio (c. 1915 a 1923). O extermínio de 1,5 milhão de pessoas e a tentativa de fazer uma cultura inteira desaparecer. Brasileira, carioca do subúrbio, de ascendência armênia, tendo iniciado sua trajetória no final dos anos 1980 cercada por episódios de violência, traumas sociais, econômicos e políticos, Palazyan vinha há muito tempo buscando ampliar a reflexão sobre a violência e exclusão no tecido social. Ao ser convidada para a 4ª Bienal de Arte Contemporânea de Thessaloníki, na Grécia, em 2013, descobriu que aquela era a cidade onde seus antepassados se refugiaram por alguns anos e resolveu criar a obra, que tem como fio condutor um lenço bordado por sua avó materna, quando refugiada em Thessaloníki. Transformado em cada episódio, ele permeia sua história e a da família, desde as memórias de origem em Konya, sua cidade natal, passando pela vida como refugiados na Grécia e a viagem para o Rio de Janeiro ( c.1926) até a nova vida. Para o festival, a artista fez um acréscimo ao final do vídeo, um protesto contra os acontecimentos atuais no Brasil que possuem sérios indicativos de genocídio e crimes contra a humanidade.

Cinema flutuante – Águas desconhecidas é um festival de cinema ao ar livre, nas águas da Lagoa de Veneza. Faz parte da série de eventos que celebram os 1600 anos da cidade.   A apresentação de filmes de longa e curta-metragem, filmes de arte e performances serão realizadas em uma plataforma flutuante localizada no meio da lagoa, na parte rasa da ilha de Giudecca. Os espectadores poderão assistir à programação tanto de uma barcaça destinada a acolher o público sem barco, quanto de seus próprios barcos.

Viajar é o tema dessa segunda edição do festival. E engloba não só a perspectiva de conhecer terras distantes, as profundezas do mar, o espaço sideral e o próprio tempo, mas também as relações entre as culturas.

Saiba mais sobre o evento e a programação dos filmes: www.cinemagalleggiante.it

Assista o vídeo de Rosana Palazyan: https://www.artfortheworld.net/rosanapalazyan
Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …