Roma descobre o homem por trás de pichações

O post na página do Facebook do prefeito de Roma foi triunfante: a polícia localizou um homem “antes considerado impossível de se capturar”, disse ela ao anunciar que após uma investigação de um ano, as autoridades haviam descoberto a identidade real do pichador conhecido apenas como Geco.

Durante anos, seu psudônimo marcou inúmeras estações de metrô e pontes romanas, prédios abandonados e escolas, parques e galerias. Adesivos com seu nome foram afixados em inúmeras placas de rua, postes de luz e bancas de jornal.

“Ele sujou centenas de muros e edifícios em Roma e outras cidades europeias, que tiveram que ser limpos usando fundos públicos”, escreveu a prefeita, Virginia Raggi, nas redes sociais esta semana. Ela postou uma foto de “centenas de latas de tinta spray, milhares de adesivos”, e outros materiais que ela disse que os investigadores haviam confiscado do apartamento do grafiteiro mais procurado de Roma.

As autoridades da cidade não divulgaram o nome verdadeiro de Geco. Mas os meios de comunicação italianos o identificaram, sem dizer como obtiveram sua identidade. Foram dados poucos detalhes pessoais sobre o homem, que se acredita ter uns 20 anos e ser originalmente de Roma. O advogado dele não confirmou seu nome verdadeiro.

Geco não é tão conhecido como Banksy, o artista-provocador mais famoso do mundo, cuja identidade real permanece um segredo. Mas ele fez criou seu nome em Roma, onde suas etiquetas pareciam estar em todos os lugares, enquanto sua verdadeira identidade – no espírito de seu homólogo mais famoso – era mantida em segredo.

Paulo von Vacano, editor e especialista em arte urbana contemporânea, disse que marcar “é algo brutal, arcaico”, acrescentando: “Você marca seu nome para mostrar que é o rei da rua. No contexto do que ele fez, ele fez isso muito bem”.

Geco alimentou sua fama marcando uma torre ferroviária perigosamente alta e subindo ao telhado de um mercado municipal de alimentos para deixar uma mensagem extraordinária: “Geco ti mette le ali”, ou “Geco te dá asas”.

Enquanto a maioria dos romanos concordaria que a capital italiana poderia fazer uma boa limpeza, incluindo o apagamento de suas pichações, muitos resmungavam que a cidade — e o prefeito — tinham problemas muito maiores para enfrentar, desde o flagelo sempre presente dos buracos até a coleta de lixo pouco frequente.

“Um escritor tratado como um mafioso”, escreveu no Twitter um legislador do Partido Democrata de centro-esquerda, Matteo Orfini. “Ler e interpretar uma cidade apenas através das lentes de decoro e segurança não pode ser a solução. Na verdade, é uma parte (não pequena) do problema.”

 

FONTE: The New York Times

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …