Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o comprador do Le Nez de Giacometti (1947), que foi vendido por $ 78,4 milhões na venda pela Sotheby’s da coleção Macklowe em New York. A obra, que teve uma estimativa de $ 70 milhões a $ 90 milhões, foi o segundo lote mais caro da noite que bateu recordes.

Elogiando-o como uma das “esculturas mais essenciais e de longo alcance” de Giacometti, Sun notou que a escultura de uma cabeça de bronze com um nariz extremamente longo e pontudo foi a capa do catálogo da Sotheby’s para a venda de Macklowe. Outra versão apareceu na capa do catálogo da retrospectiva Giacometti 2018 do Museu Solomon R. Guggenheim, “o que prova a importância desta escultura na carreira criativa de Giacometti e a influência da história da arte”, disse ele.

Sun – que também é o CEO da empresa de software de compartilhamento de arquivos BitTorrent – é talvez mais conhecido no mundo da arte como o underbidder para $ 69 milhões de Beeple Todos os dias: os primeiros 5000 dias. Mas, conforme ele compartilhou no Twitter, ele tem tido mais sucesso ultimamente em comprar arte digital e antiquada.

Além de Le Nez, Sun disse que também adquiriu recentemente o KAWS’s Untitled (Kimpsons) (2001) de uma venda da Sotheby’s organizada pela estrela pop taiwanesa Jay Chou por HK $ 2,5 milhões ($ 323.647) e Murat Pak’s Cube. Esse NFT foi dado ao indivíduo que comprou o maior número de cubos da Open Edition pelo artista (ao preço de US $ 1.500 cada) durante o primeiro leilão de NFT da Sotheby’s em abril.

De acordo com Sun, todas as três obras serão doadas para sua Fundação APENFT, que está ligada a um mercado NFT de mesmo nome. Embora seu destino exato permaneça incerto, Sun disse que o presente do Le Nez permitirá que “nossa comunidade tenha a oportunidade de apreciá-lo por meio de canais online e offline e obter inspiração”.

Este não é o único empreendimento de arte e criptografia da Sun. No início deste ano, ele também anunciou que comprou o quadro de Pablo Picasso de Marie-Therese Walter, Femme nue couchée au collier (Marie-Thérese) (1932), por £ 14,6 milhões ($ 20 milhões) e os Três autorretratos de Andy Warhol (1986) , um tríptico de retratos de “peruca assustadora”, por £ 1,4 milhão (US $ 2 milhões) na Christie’s.

Ambas as obras, disse ele na época, foram adquiridas para o “JUST NFT Fund”, que visa registrar grandes obras de arte como NFTs no blockchain. A relação entre o fundo e a fundação ainda não está clara.

Em uma carta aberta publicada em março sobre sua visão para a arte e o espaço NFT, Sun escreveu: “Acreditamos que o espaço da arte também está sujeito à regra 80-20, ou Princípio de Pareto, em que apenas o valor dos artistas sentados o topo da pirâmide pode resistir ao teste do tempo. ”

Nem a Sotheby’s nem a Sun responderam imediatamente a um pedido de comentários adicionais.

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …