A Sotheby’s leiloará o desenho a carvão de 1931 que destaca o caso do artista com Marie-Thérèse Walter.
Um retrato terno e quase invisível de Picasso, de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter, que o artista manteve pessoalmente até sua morte, deve aparecer em leilão pela primeira vez.
O desenho a carvão de 1931 destaca um dos grandes casos de amor do século 20 e foi feito por Picasso quando seu caso com Walter ainda era um segredo bem guardado.
É “uma jóia absoluta, é tão requintadamente belo”, disse Helena Newman, chefe mundial do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby’s. “Ele aplicou uma técnica que dá uma incrível intimidade ao trabalho.”
“É carvão e é efetivamente a mão dele literalmente quase a acariciando. É simplesmente maravilhoso, remonta aos grandes desenhos do Renascimento, mas é incrivelmente moderno, espontâneo e direto. É como se você estivesse olhando por cima do ombro dele enquanto ele a desenha.

Marie-Thérèse Walter era a amante de Pablo Picasso entre 1927 e 1936 e deu à luz a filha Maya. Fotografia: Apic / Getty Images
Picasso, então com 45 anos e infeliz casado, se apaixonou por Marie-Thérèse, de 17 anos, quando a viu pela janela da Galeries Lafayette, em Paris, em 1927. “Tenho certeza de que faremos grandes coisas juntos. Sou Picasso – ele disse a alguém que não tinha a menor ideia de quem ele era.
O encontro casual e o caso subsequente estavam efetivamente renascendo, disse seu neto Olivier Widmaier Picasso.
Ela inspirou pinturas, desenhos e esculturas, algumas das quais são consideradas as maiores obras de uma carreira que durou oito décadas.
Uma exposição de Picasso de 2018 na Tate Modern mostrou algumas das muitas pinturas emocionantes e intensas que ela inspirou.
O desenho que aparece no leilão é muito mais gentil e íntimo. Um testemunho de sua importância pessoal é que Picasso o manteve até sua morte, após o que passou para seu filho Bernard. Foi comprada pelo seu atual proprietário em 1986 e não foi vista nem exibida publicamente desde então.
As pinturas de Picasso inspiradas em Marie-Thérèse, em 1932, atraem frequentemente preços estratosféricos. Em 2010, Nude, Green Leaves e Bust foram vendidos por 66 milhões de libras, enquanto Le Rêve foi comprado por 103 milhões de libras pelo gerente de fundos de hedge Steven A Cohen do magnata do cassino Steve Wynn.
O novo desenho de Picasso, intitulado Femme endormie, 1931, será vendido em uma venda da Sotheby’s em 28 de julho e tem uma estimativa de 6 a 9 milhões de libras.

Marc Chagall, La branche de gui ou Le rêve, custa entre 700.000 e 900.000 libras. Fotografia: Londres da Sotheby’s
Faz parte de uma coleção particular, acumulada ao longo de 40 anos, de obras que contam a história da arte de vanguarda européia do século 20.
Sotheby’s chamou de um tesouro. Também vende obras da coleção de artistas como Wassily Kandinsky, Lyonel Feininger, Alberto Giacometti, Marc Chagall (Imagem acima), August Macke e Jean Arp.
Um dos destaques é um importante trabalho cubista de Fernand Léger, Nature morte, 1914, que tem uma estimativa de 8 a 12 milhões de libras e não é visto desde que foi comprado em 1984.
Fonte e tradução: The Guardian