Retrato inédito de Picasso sobre sua amante e musa vai aparecer em leilão

Femme endormie, estimado entre 6 milhões e 9 milhões de libras. Fotografia: Londres da Sotheby's

A Sotheby’s leiloará o desenho a carvão de 1931 que destaca o caso do artista com Marie-Thérèse Walter.

Um retrato terno e quase invisível de Picasso, de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter, que o artista manteve pessoalmente até sua morte, deve aparecer em leilão pela primeira vez.

O desenho a carvão de 1931 destaca um dos grandes casos de amor do século 20 e foi feito por Picasso quando seu caso com Walter ainda era um segredo bem guardado.

É “uma jóia absoluta, é tão requintadamente belo”, disse Helena Newman, chefe mundial do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby’s. “Ele aplicou uma técnica que dá uma incrível intimidade ao trabalho.”

“É carvão e é efetivamente a mão dele literalmente quase a acariciando. É simplesmente maravilhoso, remonta aos grandes desenhos do Renascimento, mas é incrivelmente moderno, espontâneo e direto. É como se você estivesse olhando por cima do ombro dele enquanto ele a desenha.

Marie-Therese Walter

Marie-Thérèse Walter era a amante de Pablo Picasso entre 1927 e 1936 e deu à luz a filha Maya. Fotografia: Apic / Getty Images

Picasso, então com 45 anos e infeliz casado, se apaixonou por Marie-Thérèse, de 17 anos, quando a viu pela janela da Galeries Lafayette, em Paris, em 1927. “Tenho certeza de que faremos grandes coisas juntos. Sou Picasso – ele disse a alguém que não tinha a menor ideia de quem ele era.

O encontro casual e o caso subsequente estavam efetivamente renascendo, disse seu neto Olivier Widmaier Picasso.

Ela inspirou pinturas, desenhos e esculturas, algumas das quais são consideradas as maiores obras de uma carreira que durou oito décadas.

Uma exposição de Picasso de 2018 na Tate Modern mostrou algumas das muitas pinturas emocionantes e intensas que ela inspirou.

O desenho que aparece no leilão é muito mais gentil e íntimo. Um testemunho de sua importância pessoal é que Picasso o manteve até sua morte, após o que passou para seu filho Bernard. Foi comprada pelo seu atual proprietário em 1986 e não foi vista nem exibida publicamente desde então.

As pinturas de Picasso inspiradas em Marie-Thérèse, em 1932, atraem frequentemente preços estratosféricos. Em 2010, Nude, Green Leaves e Bust foram vendidos por 66 milhões de libras, enquanto Le Rêve foi comprado por 103 milhões de libras pelo gerente de fundos de hedge Steven A Cohen do magnata do cassino Steve Wynn.

O novo desenho de Picasso, intitulado Femme endormie, 1931, será vendido em uma venda da Sotheby’s em 28 de julho e tem uma estimativa de 6 a 9 milhões de libras.

Marc Chagall, La branche de gui ou Le rêve, custa entre 700.000 e 900.000 libras. Fotografia: Londres da Sotheby’s

 

Faz parte de uma coleção particular, acumulada ao longo de 40 anos, de obras que contam a história da arte de vanguarda européia do século 20.

Sotheby’s chamou de um tesouro. Também vende obras da coleção de artistas como Wassily Kandinsky, Lyonel Feininger, Alberto Giacometti, Marc Chagall (Imagem acima), August Macke e Jean Arp.

Um dos destaques é um importante trabalho cubista de Fernand Léger, Nature morte, 1914, que tem uma estimativa de 8 a 12 milhões de libras e não é visto desde que foi comprado em 1984.

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …