Dasartes

Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Loja Dasartes
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Resenhas
  • Aberturas
  • Livros
  • Cursos
  • Web stories
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Assine grátis
  • Contato
  • Mídia Kit
[x] Fechar
Mídia

Picasso

Exposição

Tales Frey | Galeria Verve

Notícias - 08/02/2022

Palácio dos Bandeirantes recebe projeções modernistas

Palestra

Palestra com Elizabeth de Portzamparc | IED

Compartilhar:
Mídia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

frestas-imagens-drone-adriano-sobral-1-poster Mídia

frestas imagens drone adriano sobral 1

https://dasartes.com.br/dasartes.com.br/wp-content/uploads/2021/12/frestas-imagens-drone-adriano-sobral-1.mp4

Mídia

Olhares Artesanais - Convite

Mídia

transição12reduzida

Mídia

Saint Jean-Baptiste

Mídia

unnamed(1)

Mídia

inhotim_acervos_galeria_true_rouge_tunga-2-1024x682

inhotim_acervos_galeria_true_rouge_tunga-2-1024x682

Mídia

Avatar Family 2 Andrew Thomas Huang

Avatar Family 2
Andrew Thomas Huang

Mídia

Elle de Bernardini

Mídia

Juan Melé-AMG-9530 - Analu Nabuco e Valeria Costa Pinto

Mídia

Thomas Baccaro

Mídia

frestas-trienal-denilson-baniwa-nhíromi-foto-adriano-sobral-2

frestas-trienal-denilson-baniwa-nhíromi-foto-adriano-sobral-2

revistadasartes

revistadasartes
⚫ GIRO NA CENA: O Festival Internacional de Foto ⚫ GIRO NA CENA: O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto completa 15 anos em um momento inédito de incerteza. O confinamento disparou processos de conexão e desconexão nunca vistos. A experiência de viver em ambientes individualizados e a insegurança frente ao desconhecido reforçaram o desejo de controle - ainda que ilusório - sobre a manutenção da vida. 
 
⚫ Em paralelo, o planeta nunca foi tão agredido por um comportamento humano de rara hostilidade. Nessa distopia, a imposição do isolamento forçou a invenção de novas formas de sentir e povoar as distâncias, criando um “Terrarium” de ligações possíveis, tema da 15ª edição do FestFoto, que ocupará todos os andares da instituição. 

⚫ Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre
De 06 a 21 de agosto | De 14h às 18h30

⚫ IMAGENS:
1. Mari Gemma, Céu de Urucum
2. Marisi Bilini, A montanha é de pedra, e você
3. Federico Estol, Heroes del brilho
4. Lula Czekus, A dúvida 

⚫ LEIA MAIS EM WWW.DASARTES.COM.BR

@fundacaoibere @festfotopoa
⚫ GIRO NA CENA: Artista do Recôncavo, Marcos d ⚫ GIRO NA CENA: Artista do Recôncavo, Marcos  da Matta tem se debruçado sobre o contexto dos trabalhadores de rua da região, produzindo a série “Correria”, uma tentativa de narrar não só o que move o trabalhador a sair de casa atrás do seu ganha pão, mas também o que o faz querer voltar para casa. 

⚫ “A linguagem do artista beira uma crônica visual, sem perder de vista o saber acumulado da própria tradição pictórica, tal qual diversos artistas negros nas Américas abordaram, à sua maneira, a realidade que os atravessa por meio de temas como educação, trabalho, lazer, em constante tensão com a historicidade da pintura, majoritariamente branca”, escreve Uriel Bezerra.

⚫ Até 13/08 na RV Cultura e Arte
Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho - Salvador/BA
De segunda a sexta, das 10h às 18h | sábados, das 10h às 14h

⚫ LEIA MAIS EM WWW.DASARTE.COM.BR

@marcos.damatta @rvculturaearte
⚫ Ao perceber quantas vezes era levada a estraga ⚫ Ao perceber quantas vezes era levada a estragar alimentos utilizados em suas produções, a artista francesa e fotógrafa culinária Pauline Daniel, passou a ter um olhar atento à questão do desperdício de alimentos. Para chamar a atenção sobre o tema, produziu "Sob a Pele", exposição de fotos que utiliza produtos considerados impróprios para venda, mas totalmente consumíveis. 

⚫ Com esta série, a artista acredita que tem a oportunidade de debater a ditadura da beleza tão prevalecente na nossa sociedade, e na qual participa indiretamente como fotógrafa de publicidade culinária. 

⚫ Até 18/9 no Parque das Ruínas
R. Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro
De quinta a domingo, das 9h às 16h.

⚫ Leia mais em WWW.DASARTES.COM.BR

@parquedasruinasoficial
⚫ LUTO: O artista pop Claes Oldenburg, conhecido ⚫ LUTO: O artista pop Claes Oldenburg, conhecido em todo o mundo por suas extravagantes esculturas públicas retratando objetos do cotidiano – um prendedor de roupa, uma colher com uma cereja e até um vaso sanitário – morreu aos 93 anos.

⚫ Arne Glimcher, fundador da Pace, uma das galerias que trabalhou com o artista, disse estar “honrado por ter essa grande amizade com um dos artistas mais radicais do século XX. Além de seu papel inextricável no desenvolvimento da Pop Art, ele mudou a própria natureza da escultura e sua influência pode ser vista até hoje”.

⚫ LEIA MAIS EM WWW.DASARTES.COM.BR
⚫️ Dasartes 121 Ano 14 . Julho 2022 (Link na B ⚫️ Dasartes 121
Ano 14 . Julho 2022
(Link na Bio ou www.dasartes.com.br)

⚫️ CAPA / REFLEXO
Na obra de ADRIANA VAREJÃO @adrianavarejao, o corte, a rachadura, o talho e a fissura são elementos recorrentes e propõem um exame reiterado e radical da história. Conheça pelas palavras da própria artista como esta trajetória se desenrolou. Por Adriana Varejão. @adrianavarejao @pinacotecasp 

⚫️ PELO MUNDO
Embora sua carreira tenha durado apenas 15 anos, o estilo distinto da fotógrafa americana DIANE ARBUS garantiu a ela um lugar entre os artistas mais significativos do século 20. Os olhares diretos e desafiadores que nos encontram em seus retratos continuam a incendiar com sua forte presença – e despertam ressonância, empatia e desconforto. Por Elisa Maia. @maia_elisa @louisianamuseum 

⚫️ PANORAMA
Mostra antológica em homenagem ao centenário de FRANS KRAJCBERG, no MuBE @mube_sp, São Paulo, traz a união entre arte, natureza e arquitetura e marca o início dos trabalhos de preservação e dinamização do acervo e do sítio natura, doados pelo artista ao governo da Bahia. Por Diego Matos. @diegomatos 

⚫️ ALTO RELEVO
Mostra antológica e inédita da ítalo-brasileira ANNA MARIA MAIOLINO @annamariamaiolino, no Instituto Tomie Ohtake @institutotomieohtake, abrange mais de 50 anos de produção de uma das mais relevantes artistas da arte contemporânea no Brasil. Por Paulo Miyada. @paulomiyada 

⚫️ DESTAQUE
Para celebrar o centenário de RUBEM VALENTIM @rubemvalentiminstituto, que fez do sagrado sua vida e obra, Pinakotheke Cultural @pinakotheke lança um livro e uma exposição com cerca de 100 trabalhos do artista, conhecido pelas tradições populares afro-brasileiras. Por Bené Fonteles e Max Perlingeiro. @fontelesbene @max_perlingeiro 

⚫️ Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 121 | Ano 14 | Julho 2022.

#adrianavarejao #dianearbus #franskrajcberg #rubemvalentim #annamariamaiolino #pinacotecasp #institutotomieohtake #itaucultural #sescavenidapaulista #pinakothekecultural #mube #louisianamuseum
⚫O fotógrafo baiano Robério Braga apresenra su ⚫O fotógrafo baiano Robério Braga apresenra sua nova série, que cria uma interação dos padrões dos tecidos africanos no “background” com os figurinos usados pelos modelos, criando assim uma mimetização. O artista quis adicionar um toque brasileiro a esta estética que vem sendo usada pela nova geração africana.
 
⚫Natural de Salvador, Robério decidiu homenagear os laços entre Bahia e África. Todo o vestuário foi pensado e criado pela estilista Carola Hoisel, especialmente para o projeto. “Esta série é minha homenagem à riqueza cultural da África e sua presença em cada parte do Brasil enquanto busco construir uma ponte entre nossos mundos”, explica Braga.
 
⚫Na Flagship da Urban Arts
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1984 - Jardim América, São Paulo
De segunda a sexta, das 10h às 20h. Aos sábados das 10h às 19h.

⚫ LEIA MAIS EM WWW.DASARTES.COM.BR

@roberiobraga @urbanarts @galeriamariocohen
⚫ QUEM RECEBE CRÉDITO PELA ARTE CONCEITUAL? O e ⚫ QUEM RECEBE CRÉDITO PELA ARTE CONCEITUAL? O escultor francês Daniel Druet acusa a galeria de Maurizio Cattelan e o museu La Monnaie de Paris, de ignorar seus pedidos para creditá-lo como o escultor de nove obras que ele fez para Cattelan. Druet afirma que as instruções de Catellan eram tão vagas que lhe deram total liberdade para esculpir como quisesse. Já a equipe de Cattelan afirma dar instruções detalhadas. Druet questiona o papel artístico de Cattelan em algumas das obras argumentando que elas foram “simplesmente penduradas na parede como eu as entreguei”.

⚫ O galerista de Cattelan, Emmanuel Perrotin, disse que “Druet permanecerá na história da arte. Se ele perder, a jurisprudência vai finalmente proteger os artistas contra potenciais abusos de poder por parte de fabricantes que nem conhecemos. Se ele vencer, todos os artistas serão atacados e será o fim da arte contemporânea na França”.

⚫ Assistentes anônimos trabalharam para criar obras de arte concebidas por outros durante séculos. Suas contribuições devem receber reconhecimento formal? Ou suas habilidades são substituíveis e, portanto, não merecem menção? Essas são algumas das questões que os tribunais franceses estão discutindo nesse caso.

LEIA TODOS OS DETALHES DO CASO EM WWW.DASARTES.COM.BR
ASPAS DO ARTISTA: “Eu vim”, bordou Arthur Bis ASPAS DO ARTISTA: “Eu vim”, 
bordou Arthur Bispo do Rosario em um de seus fardões (IMAGEM 2), com registro de data e local. 
(IMAGEM 1): Coroa de Exu.

⚫️ No Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1938, à meia-noite, Bispo teve uma visão em que sete anjos anunciavam sua missão. Deixou a casa onde trabalhava e residia e partiu em direção à Igreja da Candelária, no Centro. Por dois dias percorreu pontos da cidade até se apresentar aos frades do Mosteiro de São Bento como aquele que viera julgar os vivos e os mortos. O jovem homem negro, natural de Japaratuba (SE), revelava ser Jesus. A polícia foi acionada e Bispo levado para o Hospício Nacional de Alienados. Diagnosticado com esquizofrenia, foi transferido para a Colônia Juliano Moreira, destino dos pacientes crônicos e indigentes.  
Ali, Bispo produziu boa parte de sua obra, fruto de um trabalho incansável. 

⚫️ GIRO NA CENA: Mostra “EU VIM,APARIÇÃO, IMPREGNAÇÃO E IMPACTO” em cartaz, com 400 obras de Bispo do Rosário, no Itáu Cultural @itaucultural, faz uma viagem pelo imaginário do artista e os desdobramentos de sua criação.

⚫️ CURADORIA: A linha curatorial segue dois horizontes. Um trata da impregnação da obra de Bispo sobre a produção de artistas contemporâneos e modernos que participam desta mostra. O outro traz experiências artísticas realizadas em ateliês de artes de instituições psiquiátricas brasileiras, cujos efeitos refazem os rumos da arte no país.

⚫️ VISITA: Até 2 de outubro de 2022
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h

⚫️ ONDE: Itaú Cultural @itaucultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS
Ingressos: gratuitos

⚫️ Todas as imagens: Coleção PCRJ/Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea. Cortesia: Itaú Cultural.

#arthurbispodorosario #itaucultural #euvim #escultura #bordado #manto #exu #artecontemporanea
Load More... Follow on Instagram
Siga-nos no Instagram
Conteúdo
  • A revista
  • Matérias
  • Loja Dasartes
  • Agenda
  • Notícias
  • Colunas
  • Resenhas
  • Aberturas
  • Livros
  • Cursos
  • Web stories
Sobre nós
  • Junte-se a nós
  • Assine grátis
  • Contato
  • Mídia Kit

© 2022 DASartes.com.

Este site tem unaghii.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa newsletter semanal.

Fechar [x]