Duas telas da pintora portuguesa Paula Rego substituíram os retratos da Rainha Elizabeth I e Sir Walter Raleigh na residência do primeiro-ministro do Reino Unido
As duas obras de Paulo Rego pertencem ao mural Crivelli’s Garden (1990–91), e agora estão expostas em uma sala dedicada a reuniões entre o Primeiro Ministro e líderes mundiais, em reforma. O retrato do monarca Tudor seminal foi pintado por volta de 1592 pelo artista flamengo Marcus Gheeraerts, o Jovem, e é conhecido como o Retrato de Ditchley, pois foi pintado após uma versão mais grandiosa que já esteve na coleção da Ditchley House em Oxfordshire.
A redecoração foi recebida com algumas críticas na Inglaterra. Robert Jenrick, ex-ministro da Imigração do Reino Unido e um candidato à liderança conservadora, disse ao Telegraph: “Retirar o retrato [de Elizabeth I] de Downing Street, junto com o de Walter Raleigh, parece trair uma estranha antipatia por nossa história por este governo trabalhista.” Em uma declaração, Downing Street sustentou que a nova exibição foi “planejada há muito tempo, desde antes da eleição, e programada para marcar 125 anos da Coleção de Arte do Governo.”
Rego, que morreu em 2022 aos 87 anos, abordou tabus em torno da feminilidade. Ela enfatizou a complexidade das relações humanas, em particular a maneira como o poder político é exercido para limitar as liberdades reprodutivas. Sua série mais famosa, Aborto (1998–99), retratou as consequências de abortos ilícitos e foi inspirada por um referendo derrotado por pouco para legalizar o aborto em Portugal, terra natal de Rego. Em uma rara e demonstrativa vitória para a arte, a série é creditada por ajudar a influenciar a opinião pública a favor do aborto legalizado no segundo referendo realizado lá em 2009.
O mural Crivelli’s Garden de Paula Rego é inspirado em uma pintura de Carlo Crivelli. É um mural monumental com figuras femininas famosas. Seus temas são baseados em imagens de funcionários da National Gallery, localizada na Trafalgar Square de Londres. Rego fez o mural durante sua residência de Artista Associada na National Gallery de 1990 a 1992, quando foi contratada para fazer novas peças para uma exposição no museu.