Restauro de obra de Vermeer traz de volta Cupido apagado

A pintura após o restauro | FOTO: Reprodução

A primeira imagem da restauração completa da Garota lendo uma carta em uma janela aberta (datada de cerca de 1657-59) foi lançada pela Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden, revelando um segredo escondido na imagem: a presença de um cupido. A mudança na composição de uma das pinturas mais famosas de Vermeer é tão grande que o museu alemão a está apelidando de “novo” Vermeer em materiais publicitários.

A pintura está na coleção do museu há mais de 250 anos e o Cupido oculto era conhecido desde uma radiografia em 1979 e a reflectografia infravermelha em 2009. Supunha-se que o próprio artista tivesse alterado a composição cobrindo o pintura de Cupido.

Mas quando um grande projeto de restauração começou em maio de 2017, os conservadores descobriram que a tinta na parede no fundo da pintura, cobrindo o Cupido nu, tinha na verdade sido adicionada por outra pessoa. Quando camadas de verniz do século 19 começaram a ser removidas da pintura, os conservadores descobriram que as “propriedades de solubilidade” da tinta na seção central da parede eram diferentes daquelas em outras partes da pintura.

A pintura antes do restauro | FOTO: Reprodução

Após outras investigações, incluindo testes em um laboratório de arqueometria, foi descoberto que camadas de agente de ligação e uma camada de sujeira existiam entre a imagem de Cupido e a pintura sobreposta. Os conservadores concluíram que várias décadas teriam se passado entre a conclusão de uma camada e a adição da seguinte e, portanto, concluíram que Vermeer não poderia ter pintado ele mesmo sobre o Cupido.

Quando a descoberta foi anunciada ao público em 2019, a conservadora sênior Uta Neidhardt disse que foi “a experiência mais sensacional da minha carreira”. Ela acrescentou: “Torna-se uma pintura diferente”.

A camada de tinta foi removida meticulosamente usando um bisturi sob um microscópio, revelando a composição surpreendentemente alterada. A pintura será exibida no mês que vem pela primeira vez desde a restauração. A obra será a principal atração em uma grande exposição intitulada Johannes Vermeer: ​​On Reflection (10 de setembro a 2 de janeiro de 2022) na Gemäldegalerie em Dresden. A exposição incluirá dez pinturas de Vermeer no total, tornando-se uma das mostras mais significativas sobre o Velho Mestre holandês nos últimos anos (existem apenas cerca de 35 pinturas de Vermeer).

Entre os empréstimos de destaque na mostra estão The Geographer (1669) do Städel Museum em Frankfurt; Vista das casas em Delft / The Little Street (por volta de 1658) do Rijksmuseum em Amsterdã; e Uma jovem de pé em um virginal (por volta de 1670-72) da National Gallery de Londres, que tem uma pintura semelhante de Cupido ao fundo.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …