Restauro de obra de Vermeer traz de volta Cupido apagado

A pintura após o restauro | FOTO: Reprodução

A primeira imagem da restauração completa da Garota lendo uma carta em uma janela aberta (datada de cerca de 1657-59) foi lançada pela Gemäldegalerie Alte Meister de Dresden, revelando um segredo escondido na imagem: a presença de um cupido. A mudança na composição de uma das pinturas mais famosas de Vermeer é tão grande que o museu alemão a está apelidando de “novo” Vermeer em materiais publicitários.

A pintura está na coleção do museu há mais de 250 anos e o Cupido oculto era conhecido desde uma radiografia em 1979 e a reflectografia infravermelha em 2009. Supunha-se que o próprio artista tivesse alterado a composição cobrindo o pintura de Cupido.

Mas quando um grande projeto de restauração começou em maio de 2017, os conservadores descobriram que a tinta na parede no fundo da pintura, cobrindo o Cupido nu, tinha na verdade sido adicionada por outra pessoa. Quando camadas de verniz do século 19 começaram a ser removidas da pintura, os conservadores descobriram que as “propriedades de solubilidade” da tinta na seção central da parede eram diferentes daquelas em outras partes da pintura.

A pintura antes do restauro | FOTO: Reprodução

Após outras investigações, incluindo testes em um laboratório de arqueometria, foi descoberto que camadas de agente de ligação e uma camada de sujeira existiam entre a imagem de Cupido e a pintura sobreposta. Os conservadores concluíram que várias décadas teriam se passado entre a conclusão de uma camada e a adição da seguinte e, portanto, concluíram que Vermeer não poderia ter pintado ele mesmo sobre o Cupido.

Quando a descoberta foi anunciada ao público em 2019, a conservadora sênior Uta Neidhardt disse que foi “a experiência mais sensacional da minha carreira”. Ela acrescentou: “Torna-se uma pintura diferente”.

A camada de tinta foi removida meticulosamente usando um bisturi sob um microscópio, revelando a composição surpreendentemente alterada. A pintura será exibida no mês que vem pela primeira vez desde a restauração. A obra será a principal atração em uma grande exposição intitulada Johannes Vermeer: ​​On Reflection (10 de setembro a 2 de janeiro de 2022) na Gemäldegalerie em Dresden. A exposição incluirá dez pinturas de Vermeer no total, tornando-se uma das mostras mais significativas sobre o Velho Mestre holandês nos últimos anos (existem apenas cerca de 35 pinturas de Vermeer).

Entre os empréstimos de destaque na mostra estão The Geographer (1669) do Städel Museum em Frankfurt; Vista das casas em Delft / The Little Street (por volta de 1658) do Rijksmuseum em Amsterdã; e Uma jovem de pé em um virginal (por volta de 1670-72) da National Gallery de Londres, que tem uma pintura semelhante de Cupido ao fundo.

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …