Remoção de obra apresentada na Bienal de Veneza causa conflito

Uma cidade siciliana está acusando o artista suíço Christoph Büchel de não devolver o navio de sua controversa contribuição para a Bienal de Veneza 2019, Barca Nostra, uma obra feita a partir do naufrágio mortal que matou cerca de 1.000 migrantes líbios. O conselho da cidade de Augusta concordou em emprestar a Büchel o navio recuperado por um ano, com a expectativa de que ele seria então devolvido para uma exibição de longo prazo em um jardim memorial. Ao invés disso, o casco enferrujado não saiu do histórico estaleiro Arsenale, onde foi um dos projetos especiais na bienal.

Büchel disse esperar que o trabalho sensibilize o público sobre a situação dos migrantes, milhares dos quais morreram no mar tentando chegar à Europa nos últimos anos. Mas recebeu críticas generalizadas pela falta de textos explicativos sobre as origens do navio e a história trágica. Como resultado, inúmeros visitantes inconscientes tiraram selfies com o navio, transformando-o em apenas um espetáculo.

Originalmente construído para uma tripulação de apenas 15 pessoas, o navio de pesca afundou em 18 de abril de 2015, deixando apenas 28 sobreviventes. Levantar o navio afundado do chão do Mediterrâneo custou à marinha italiana € 33 milhões (US$ 39,6 milhões). Os custos de transporte do navio pela Itália foram cobertos por Büchel como parte dos termos de sua inclusão na bienal. “Apresentar o navio naufragado na Bienal nunca teria sido permitido se Christoph Büchel não tivesse concordado em ser responsável pelos custos de devolvê-lo após a exposição”, disse Ralph Rugoff, curador da Bienal de Veneza de 2019, ao The Art Newspaper. “A Bienal de Veneza tem apenas fundos para o transporte de obras e seu orçamento nunca foi projetado para acomodar o tipo de custos associados ao transporte de algo como a Barca Nostra”.  “Estamos pedindo ao artista que respeite o compromisso que fez e devolva a obra para Augusta”, acrescentou um porta-voz da Bienal.

O retorno atrasado pode ter decorrido da viagem inicial de Barca Nostra para Veneza, durante a qual a base de metal usada para mover o navio foi seriamente danificada ao cair enquanto era levantada por um guindaste no porto industrial de Veneza. Büchel fez uma reclamação através do seguro da Bienal, que foi negado, e espera recuperar parte de seus custos através de uma disputa judicial, relata La Reppublica. Uma vez resolvido esse problema, o artista planeja cumprir as promessas de devolver a obra à Sicília. Mas até lá, há preocupações crescentes de que o barco possa ser sucateado, já que a bienal precisa que ele seja removido.

Solicitada pela Artnet News a comentar o fato, a galeria do artista, Hauser e Wirth, disse que não estava envolvida com a obra. A apólice de seguro da Bienal cobria o naufrágio enquanto estava em Veneza, inclusive em Marghera, mas a seguradora negou a alegação de que os danos ocorreram enquanto a obra estava no ar, não no mar, segundo fontes próximas ao projeto.

A Barca Nostra não é a única obra de arte inspirada no trágico naufrágio do navio. O fotógrafo e cineasta alemão Wim Wenders está desenvolvendo uma minissérie documental, também intitulada Barca Nostra, sobre o naufrágio, recuperação e reencarnação do navio na bienal.

 

FONTE: ArtNetNews

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …