Remoção de obra apresentada na Bienal de Veneza causa conflito

Uma cidade siciliana está acusando o artista suíço Christoph Büchel de não devolver o navio de sua controversa contribuição para a Bienal de Veneza 2019, Barca Nostra, uma obra feita a partir do naufrágio mortal que matou cerca de 1.000 migrantes líbios. O conselho da cidade de Augusta concordou em emprestar a Büchel o navio recuperado por um ano, com a expectativa de que ele seria então devolvido para uma exibição de longo prazo em um jardim memorial. Ao invés disso, o casco enferrujado não saiu do histórico estaleiro Arsenale, onde foi um dos projetos especiais na bienal.

Büchel disse esperar que o trabalho sensibilize o público sobre a situação dos migrantes, milhares dos quais morreram no mar tentando chegar à Europa nos últimos anos. Mas recebeu críticas generalizadas pela falta de textos explicativos sobre as origens do navio e a história trágica. Como resultado, inúmeros visitantes inconscientes tiraram selfies com o navio, transformando-o em apenas um espetáculo.

Originalmente construído para uma tripulação de apenas 15 pessoas, o navio de pesca afundou em 18 de abril de 2015, deixando apenas 28 sobreviventes. Levantar o navio afundado do chão do Mediterrâneo custou à marinha italiana € 33 milhões (US$ 39,6 milhões). Os custos de transporte do navio pela Itália foram cobertos por Büchel como parte dos termos de sua inclusão na bienal. “Apresentar o navio naufragado na Bienal nunca teria sido permitido se Christoph Büchel não tivesse concordado em ser responsável pelos custos de devolvê-lo após a exposição”, disse Ralph Rugoff, curador da Bienal de Veneza de 2019, ao The Art Newspaper. “A Bienal de Veneza tem apenas fundos para o transporte de obras e seu orçamento nunca foi projetado para acomodar o tipo de custos associados ao transporte de algo como a Barca Nostra”.  “Estamos pedindo ao artista que respeite o compromisso que fez e devolva a obra para Augusta”, acrescentou um porta-voz da Bienal.

O retorno atrasado pode ter decorrido da viagem inicial de Barca Nostra para Veneza, durante a qual a base de metal usada para mover o navio foi seriamente danificada ao cair enquanto era levantada por um guindaste no porto industrial de Veneza. Büchel fez uma reclamação através do seguro da Bienal, que foi negado, e espera recuperar parte de seus custos através de uma disputa judicial, relata La Reppublica. Uma vez resolvido esse problema, o artista planeja cumprir as promessas de devolver a obra à Sicília. Mas até lá, há preocupações crescentes de que o barco possa ser sucateado, já que a bienal precisa que ele seja removido.

Solicitada pela Artnet News a comentar o fato, a galeria do artista, Hauser e Wirth, disse que não estava envolvida com a obra. A apólice de seguro da Bienal cobria o naufrágio enquanto estava em Veneza, inclusive em Marghera, mas a seguradora negou a alegação de que os danos ocorreram enquanto a obra estava no ar, não no mar, segundo fontes próximas ao projeto.

A Barca Nostra não é a única obra de arte inspirada no trágico naufrágio do navio. O fotógrafo e cineasta alemão Wim Wenders está desenvolvendo uma minissérie documental, também intitulada Barca Nostra, sobre o naufrágio, recuperação e reencarnação do navio na bienal.

 

FONTE: ArtNetNews

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …