Relações homossexuais de Lucian Freud são exploradas em nova exposição

Lucian Freud teve uma vida amorosa famosa e complexa, tendo filhos com muitas mulheres, mas antes de tudo isso, havia um relacionamento gay apaixonado, secreto e duradouro envolvendo dois outros jovens artistas, revela uma nova exposição. O escritor e curador Julian Machin reuniu uma história que o artista tentou suprimir e outra, ele argumenta, que ajuda a compreender melhor a arte de Freud.

A história envolve Freud, Adrian Ryan e John Minton que, como jovens e bonitos artistas na casa dos 20 anos, tinham, diz Machin, uma proximidade e uma intimidade sexual pouco conhecida e inexplorada. Machin chamou sua exposição de “trindade profana”, embora acredite que a verdadeira paixão estava entre Freud e Ryan, com Minton atuando como um facilitador entusiástico. “É mais um triângulo isósceles”, disse Machin, com Minton vendo o relacionamento através das lentes do sexo casual. Freud e Ryan experimentaram tantos sentimentos que “os assustou muito”, disse ele. “O que eles tinham, eles simplesmente não podiam aceitar. Mas acho que o que eles tinham era algo muito precioso”.

A exposição está na Victoria Art Gallery, em Bath, no Reino Unido, e segue para a Falmouth Art Gallery, reunindo obras de três artistas figurativos cujo trabalho é muito diferente. Freud é a estrela, um dos mais importantes artistas britânicos do século passado. Minton é provavelmente mais conhecido como ilustrador e por uma trágica biografia com um suicídio em 1957. Ryan é o menos celebrado, mas Machin espera que a mostra incentive certo grau de “nivelamento”.

Machin escreveu uma biografia de Ryan e foi informado de como os três jovens artistas se encontrariam para fazer sexo em uma casa que Freud dividia em St John’s Wood, Londres. As reuniões começaram durante a segunda guerra mundial e continuaram depois dela. Outros, incluindo o artista David Tindle, que se tornou amigo de Freud na década de 1940, confirmaram as histórias.

Dizem que Freud teve vários casos gays, inclusive com o poeta Stephen Spender. Enquanto vivo, ele os dispensou e, em termos de Ryan, ele tinha “uma determinação absoluta de diminuir qualquer sugestão possível de que ele teve um caso incrivelmente apaixonado”, disse Machin. “Foi difícil por causa da época [em que os atos homossexuais eram ilegais] e, claro, eles eram tão jovens. Lucian teria 19 e Adrian 21”. Machin relembrou uma história de 2002, quando o falecido historiador da arte John Richardson, biógrafo de Picasso, perguntou a Freud sobre seu relacionamento com Ryan. A resposta, disse Richardson a Machin com entusiasmo, foi “imprecisão ao extremo”. o que ele interpretou como corroboração. “John tinha uma atração incontrolável por pensadores ambiciosos”, disse Machin. “Ele estava absolutamente encantado por haver algo nesse segredo tão bem guardado que Lucian estava tentando afastar”. Machin acredita que Freud tratou Ryan de maneira mesquinha na vida adulta, mostrando uma determinação em remover todos os vestígios do relacionamento.

Cerca de 50 das obras dos três artistas serão exibidas, incluindo Freud’s Girl with Roses (1947-48); Minton’s Jamaican Village (1951) e um autorretrato de Ryan datado de 1944. A exposição explorará a proximidade da relação e como ela deu lugar à amargura e à traição. Tudo isso importa, disse Machin, “porque expõe Lucian como o tipo de pessoa que ele era, o que eu acho que você pode ver em suas pinturas. Isso mostra sua infelicidade, que ele não era inatacável”. O lugar que Freud mais temia, argumenta Machin, “era dentro de sua própria cabeça. Aquele era o pior lugar para se estar. Acho que para entender a arte de Lucian Freud é bom saber tudo sobre ele e tudo sobre o que ele deve ter sentido. ”

 

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …