Relações homossexuais de Lucian Freud são exploradas em nova exposição

Lucian Freud teve uma vida amorosa famosa e complexa, tendo filhos com muitas mulheres, mas antes de tudo isso, havia um relacionamento gay apaixonado, secreto e duradouro envolvendo dois outros jovens artistas, revela uma nova exposição. O escritor e curador Julian Machin reuniu uma história que o artista tentou suprimir e outra, ele argumenta, que ajuda a compreender melhor a arte de Freud.

A história envolve Freud, Adrian Ryan e John Minton que, como jovens e bonitos artistas na casa dos 20 anos, tinham, diz Machin, uma proximidade e uma intimidade sexual pouco conhecida e inexplorada. Machin chamou sua exposição de “trindade profana”, embora acredite que a verdadeira paixão estava entre Freud e Ryan, com Minton atuando como um facilitador entusiástico. “É mais um triângulo isósceles”, disse Machin, com Minton vendo o relacionamento através das lentes do sexo casual. Freud e Ryan experimentaram tantos sentimentos que “os assustou muito”, disse ele. “O que eles tinham, eles simplesmente não podiam aceitar. Mas acho que o que eles tinham era algo muito precioso”.

A exposição está na Victoria Art Gallery, em Bath, no Reino Unido, e segue para a Falmouth Art Gallery, reunindo obras de três artistas figurativos cujo trabalho é muito diferente. Freud é a estrela, um dos mais importantes artistas britânicos do século passado. Minton é provavelmente mais conhecido como ilustrador e por uma trágica biografia com um suicídio em 1957. Ryan é o menos celebrado, mas Machin espera que a mostra incentive certo grau de “nivelamento”.

Machin escreveu uma biografia de Ryan e foi informado de como os três jovens artistas se encontrariam para fazer sexo em uma casa que Freud dividia em St John’s Wood, Londres. As reuniões começaram durante a segunda guerra mundial e continuaram depois dela. Outros, incluindo o artista David Tindle, que se tornou amigo de Freud na década de 1940, confirmaram as histórias.

Dizem que Freud teve vários casos gays, inclusive com o poeta Stephen Spender. Enquanto vivo, ele os dispensou e, em termos de Ryan, ele tinha “uma determinação absoluta de diminuir qualquer sugestão possível de que ele teve um caso incrivelmente apaixonado”, disse Machin. “Foi difícil por causa da época [em que os atos homossexuais eram ilegais] e, claro, eles eram tão jovens. Lucian teria 19 e Adrian 21”. Machin relembrou uma história de 2002, quando o falecido historiador da arte John Richardson, biógrafo de Picasso, perguntou a Freud sobre seu relacionamento com Ryan. A resposta, disse Richardson a Machin com entusiasmo, foi “imprecisão ao extremo”. o que ele interpretou como corroboração. “John tinha uma atração incontrolável por pensadores ambiciosos”, disse Machin. “Ele estava absolutamente encantado por haver algo nesse segredo tão bem guardado que Lucian estava tentando afastar”. Machin acredita que Freud tratou Ryan de maneira mesquinha na vida adulta, mostrando uma determinação em remover todos os vestígios do relacionamento.

Cerca de 50 das obras dos três artistas serão exibidas, incluindo Freud’s Girl with Roses (1947-48); Minton’s Jamaican Village (1951) e um autorretrato de Ryan datado de 1944. A exposição explorará a proximidade da relação e como ela deu lugar à amargura e à traição. Tudo isso importa, disse Machin, “porque expõe Lucian como o tipo de pessoa que ele era, o que eu acho que você pode ver em suas pinturas. Isso mostra sua infelicidade, que ele não era inatacável”. O lugar que Freud mais temia, argumenta Machin, “era dentro de sua própria cabeça. Aquele era o pior lugar para se estar. Acho que para entender a arte de Lucian Freud é bom saber tudo sobre ele e tudo sobre o que ele deve ter sentido. ”

 

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …