Uma pintura que pode ter ajudado a curar o coração de Gustav Klimt após uma grande perda será leiloada
A Sotheby’s está oferecendo Hanswurst Delivering an Impromptu Performance in Rothenburg (1892-94) em seu leilão de pinturas de Velhos Mestres e do século XIX em Londres no dia 4 de dezembro. Espera-se que seja arrematado por £ 300.000 a £ 500.000 (cerca de US$ 380.000 a US$ 636.000). Embora o irmão mais novo e menos conhecido de Klimt, Ernst, tenha começado a pintura, Klimt assumiu a responsabilidade de terminá-la após a morte inesperada de Ernst em 1892, aos 29 anos, de inflamação do pericárdio.
Suas carreiras estavam interligadas. Em 1877, com apenas 13 anos, Ernst se juntou ao irmão na Universidade de Artes Aplicadas de Viena. Em 1881, eles fundaram a Künstler-Compagnie ao lado do artista vienense Franz Matsch e começaram a aceitar encomendas.
A pintura veio de uma dessas mostras. Em 1886, eles pintaram 10 obras dentro do novo Burgtheater de Viena a pedido de seu diretor artístico, o dramaturgo Adolf von Wilbrandt. Suas decorações cinematográficas permanecem em exibição até hoje.
Ernst contribuiu com duas obras para o conjunto que homenageia o teatro desde a antiguidade — incluindo Hanswurst , que mostra seu personagem cômico titular comandando uma plateia na rua. Gustav e Matsch pintaram quatro painéis cada. O Imperador Franz Joseph I concedeu a Gustav a Ordem de Ouro do Mérito por seu trabalho. Enquanto isso, o esboço a óleo preparatório de Ernst para Hanswurst foi vendido em leilão em 1915. Agora está perdido.