Rapidinhas De Arte a Z

Uma norte-americana projetará o novo parque da Torre Eiffel
A arquiteta paisagista que vive em Londres, Kathryn Gustafson, nascida nos Estados Unidos, foi escolhida para criar um novo parque em torno da Torre Eiffel antes dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. O projeto de 72 milhões de euros (US$ 80 milhões) busca transformar a extensão de terra ao redor da torre em um “anfiteatro de vegetação”. O ambicioso projeto visa não só melhorar as experiências dos turistas, mas também envolver os residentes parisienses que tendem a visitar a área.

Tilda Swinton é curadora agora
A atriz organizou sua primeira exposição de arte, Orlando, que será inaugurada amanhã na Aperture Foundation em Nova York e terá quase cinco dúzias de trabalhos de 11 artistas. As fotografias da exposição, algumas das quais foram encomendadas para a ocasião, exploram os temas de identidade e transformação no romance de 1928 de Virginia Woolf, Orlando, e a adaptação cinematográfica de Sally Potter, de 1992, estrelada por Swinton. “Ela tem um grande olho”, disse Mickalene Thomas , um dos artistas incluídos na exposição, sobre a atriz. Perguntada se ela mesma é uma colecionadora, Swinton disse: “Eu não sou realmente rica o suficiente para colecionar o que eu gostaria”.

JR revela um mural gigante de San Francisco
O artista francês, que está baseado em Nova York, revelou um novo e gigantesco trabalho digital no lobby do Museu de Arte Moderna de São Francisco. Chamado de As Crônicas de São Francisco, mede 64m de comprimento e apresenta as palavras e retratos de 1.200 pessoas entrevistadas e fotografadas pelo artista e sua equipe. JR compara o projeto épico aos murais do artista mexicano Diego Rivera.

Jr-The-Chronicles-of-San Francisco

Bansky é expulso de Veneza
Na semana passada, quando a Bienal de Veneza abriu ao público, a mídia de arte se emocionou quando surgiram relatos de que Banksy poderia ter ido até a cidade, deixando para trás um mural de uma jovem criança imigrante em um colete salva-vidas.
Esta semana, o artista de rua sub-reptício postou um vídeo no Instagram de um homem não identificado sendo expulso da Praça de São Marcos, onde parecia que ele estava tentando vender arte sem permissão. O post foi acompanhado por um comentário tipicamente banskyiano: “Exibindo minha tenda na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento do mundo, por alguma razão nunca fui convidado”.
O vídeo abre com um pastiche de música tradicional de acordeão e mostra o homem montando cavaletes e telas no coração de Veneza. As telas, quando colocadas lado a lado, se encaixam como um quebra-cabeça, revelando uma imagem maior de um navio de cruzeiro branco perambulando por canais venezianos, tudo anunciado por uma pequena placa insolente que diz “Veneza em óleo”.
A maioria das pessoas no clipe parece genuinamente interessada no trabalho – exceto pela polícia italiana que diz ao homem que ele precisa sair a menos que tenha uma permissão. Ele faz as malas e o vídeo escurece como o som de nevoeiro vindos de um navio gigantesco à distância.

Veja o vídeo abaixo:

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …