Rapidinhas De Arte a Z

Uma norte-americana projetará o novo parque da Torre Eiffel
A arquiteta paisagista que vive em Londres, Kathryn Gustafson, nascida nos Estados Unidos, foi escolhida para criar um novo parque em torno da Torre Eiffel antes dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. O projeto de 72 milhões de euros (US$ 80 milhões) busca transformar a extensão de terra ao redor da torre em um “anfiteatro de vegetação”. O ambicioso projeto visa não só melhorar as experiências dos turistas, mas também envolver os residentes parisienses que tendem a visitar a área.

Tilda Swinton é curadora agora
A atriz organizou sua primeira exposição de arte, Orlando, que será inaugurada amanhã na Aperture Foundation em Nova York e terá quase cinco dúzias de trabalhos de 11 artistas. As fotografias da exposição, algumas das quais foram encomendadas para a ocasião, exploram os temas de identidade e transformação no romance de 1928 de Virginia Woolf, Orlando, e a adaptação cinematográfica de Sally Potter, de 1992, estrelada por Swinton. “Ela tem um grande olho”, disse Mickalene Thomas , um dos artistas incluídos na exposição, sobre a atriz. Perguntada se ela mesma é uma colecionadora, Swinton disse: “Eu não sou realmente rica o suficiente para colecionar o que eu gostaria”.

JR revela um mural gigante de San Francisco
O artista francês, que está baseado em Nova York, revelou um novo e gigantesco trabalho digital no lobby do Museu de Arte Moderna de São Francisco. Chamado de As Crônicas de São Francisco, mede 64m de comprimento e apresenta as palavras e retratos de 1.200 pessoas entrevistadas e fotografadas pelo artista e sua equipe. JR compara o projeto épico aos murais do artista mexicano Diego Rivera.

Jr-The-Chronicles-of-San Francisco

Bansky é expulso de Veneza
Na semana passada, quando a Bienal de Veneza abriu ao público, a mídia de arte se emocionou quando surgiram relatos de que Banksy poderia ter ido até a cidade, deixando para trás um mural de uma jovem criança imigrante em um colete salva-vidas.
Esta semana, o artista de rua sub-reptício postou um vídeo no Instagram de um homem não identificado sendo expulso da Praça de São Marcos, onde parecia que ele estava tentando vender arte sem permissão. O post foi acompanhado por um comentário tipicamente banskyiano: “Exibindo minha tenda na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento do mundo, por alguma razão nunca fui convidado”.
O vídeo abre com um pastiche de música tradicional de acordeão e mostra o homem montando cavaletes e telas no coração de Veneza. As telas, quando colocadas lado a lado, se encaixam como um quebra-cabeça, revelando uma imagem maior de um navio de cruzeiro branco perambulando por canais venezianos, tudo anunciado por uma pequena placa insolente que diz “Veneza em óleo”.
A maioria das pessoas no clipe parece genuinamente interessada no trabalho – exceto pela polícia italiana que diz ao homem que ele precisa sair a menos que tenha uma permissão. Ele faz as malas e o vídeo escurece como o som de nevoeiro vindos de um navio gigantesco à distância.

Veja o vídeo abaixo:

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …