Raio-x e inteligência artificial revelam pintura oculta de Modigliani

Amedeo Modigliani's 'Portrait of a Girl' (1917) is currently held at the Tate in London, but hidden beneath this painting is the figure of a woman, that researchers have suggested, is Modigliani's ex-lover, Beatrice Hastings. Oxia Palus and MORF Gallery are proud to present NeoMaster™ 2 - Lost Beatrice Hastings

Ninguém quer ter o retrato de um ex por perto, lembrando de um relacionamento fracassado. Depois que Amedeo Modigliani e sua amante, Beatrice Hastings, se separaram, acredita-se que o artista italiano tenha pintado a imagem de outra mulher por cima de seu retrato. Portanto, ele pode não ficar muito feliz em saber que a ciência agora trouxe de volta aquele retrato “perdido”, usando inteligência artificial, um raio-X e impressão 3D para recriar a pintura, com pinceladas coloridas e texturizadas.

Portrait of a Girl, uma obra-prima de 1917, é propriedade da Tate, que se surpreendeu em 2018 ao descobrir um retrato anterior por baixo da imagem. Os raios X revelaram os contornos fantasmagóricos de uma figura de corpo inteiro, levando a então curadora, Nancy Ireson, a sugerir que era um retrato de Hastings, e que Modigliani “poderia tê-la apagado” após o término de seu intenso relacionamento de dois anos em 1916.

Agora, um neurocientista e um físico da University College London usaram aquele raio-X e a análise das pinturas de Modigliani para treinar algoritmos para olhar abaixo da superfície da imagem e revelar seu retrato “secreto”.

O raio-X que primeiro revelou o rosto sob a obra de Modigliani de 1917.

Anthony Bourached e George Cann estão liderando o projeto “NeoMasters” por meio de uma empresa chamada Oxia Palus. Eles têm planos ambiciosos de redescobrir mais pinturas ocultas em telas que foram reutilizadas por artistas, que talvez estivessem empobrecidos demais para comprar suprimentos ou insatisfeitos com as composições iniciais. Bourached é um especialista em neurociência de alta dimensão, tentando modelar o comportamento humano por meio de IA. Sobre o projeto de arte, ele disse: “Estamos tentando mostrar o que é possível”. Cann, cujo foco principal é a análise de gases residuais na atmosfera marciana, argumenta que esse projeto pode aprofundar nossa compreensão da arte: “Existem potencialmente milhares de obras de arte por aí que estão escondidas sob camadas de tinta. Nos próximos anos, seremos capazes de trazer uma luz para esta galeria oculta”.

Modigliani é reverenciado por retratos alongados e nus sensuais que atraem preços recordes. Sua obra-prima de 1917-18, Reclining Nude, tenha sido vendida em 2015 por £ 113 milhões. Já a modelo que teria originado a pintura, Hastings, foi uma escritora e jornalista sul-africana nascida em Londres cinco anos mais velha que ele. Ela foi um dos primeiros amores do artista, mas o relacionamento deles era tempestuoso, com brigas e brigas físicas alimentadas por absinto, vinho e haxixe. Hastings uma vez o descreveu como um “vilão arrebatador”.

Kenneth Wayne, um importante especialista em Modigliani, disse que o mestre italiano criou cerca de 14 pinturas dela a óleo e dezenas de desenhos, refletindo sua importância: “Eles estiveram envolvidos de 1914 a 1916, os anos exatos em que seu estilo característico se desenvolveu, com rostos alongados e pescoços e a influência da arte africana. Visualmente, ela pode tê-lo influenciado. Embora Wayne reconhecesse que os retratos de Hastings por Modigliani são muito diferentes – às vezes com um rosto arredondado e às vezes alongado, e com cor de cabelo diferente – ele continua convencido de que ela foi retratada neste retrato oculto: “Eu não a reconheço imediatamente, e ainda não tenho certeza do que podemos concluir do raio-X”. Sobre o processo de recriar a pintura, Bourached disse: “Usando técnicas matemáticas padrão, as bordas e contornos das pinturas de Modigliani podem ser vistos como se desenhados a giz em um quadro negro. Técnicas de ponta em IA podem aprender como reproduzir a cor e a textura semelhante a tinta nas pinturas originais”. Ele e Cann colaboraram com o Dr. David G Stork, professor visitante da Universidade de Stanford, na Califórnia, que se especializou no uso de computadores e IA para estudar arte. Ele disse: “É uma oportunidade importante, combinar a análise técnica de imagens com a experiência de um historiador da arte, para ver coisas novas na arte”. Questionado sobre como Modigliani pode ter se sentido, Bourached disse: “Nós pensamos sobre isso, mas o valor da arte é documentar informações. Os historiadores não olham apenas para as coisas que as pessoas queriam que soubéssemos”.

O retrato “escondido” será exibido na Galeria Lebenson em Shoreditch, leste de Londres, até 25 de junho.

Portrait of a Girl, 1917

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …