Raio danifica parte do Arco de Constantino, em Roma
O Arco de Constantino, um antigo arco romano gigante próximo ao Coliseu, foi danificado depois que uma violenta tempestade atingiu Roma
O Parque Arqueológico do Coliseu confirmou que o monumento foi atingido por um raio. O arco triunfal foi construído no século IV d.C. para celebrar a vitória de Constantino, o primeiro imperador romano a se converter ao cristianismo, sobre seu rival, Maxêncio.
Tem cerca de 25 metros de altura e está localizado na mesma área de pedestres onde fica o Coliseu, um importante ponto turístico.
O arco foi atingido no lado sul, onde o trabalho de conservação pré-programado começou há dois dias e agora também se concentrará na reparação dos danos.
O acidente ocorreu durante uma forte tempestade que derrubou árvores e galhos e alagou diversas ruas da capital italiana.
A agência de Proteção Civil disse que 60 milímetros de chuva caíram no centro de Roma em menos de uma hora, quase o mesmo que normalmente cairia em um mês durante o outono.
O clima anormal foi uma “explosão descendente”, disse o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, referindo-se ao tipo de tempestade severa, com ventos descendentes poderosos, que se acredita também ter causado o naufrágio do iate do magnata da tecnologia britânico Mike Lynch na Sicília no mês passado.