Rachaduras em pinturas antigas, como a Mona Lisa, parecem feias, mas podem ser a chave para manter as obras estáveis ao longo dos séculos, segundo uma nova pesquisa.
A pesquisa descobriu que os restauradores devem ser cautelosos ao preencher as rachaduras, pois a rede de fraturas impede mais danos à obra de arte.
A rede de fissuras permite que a superfície se expanda e contraia sem descascar a tinta e oferece proteção contra a degradação.
Na foto acima, as rachaduras no rosto de uma figura retratada no julgamento de Hans Memling com mais de 500 anos de idade. Pesquisadores descobriram que as rachaduras podem ser a chave para sua força.
Rachaduras em pinturas antigas, como a Mona Lisa (na foto abaixo) parecem feias, mas podem ser a chave para manter as obras estáveis ao longo dos séculos, de acordo com uma nova pesquisa
Antes do século XVI, a maioria das pinturas era pintada em painéis de madeira.
A superfície preenchida de pinturas a óleo colocadas em painéis de madeira oferece maior resistência a mudanças de umidade no ar do que outras telas.
A Mona Lisa, por exemplo, de Leonardo da Vinci, é pintada em um painel de álamo e possui uma superfície altamente rachada, conhecida como craquelure na restauração de arte.
Uma equipe da Academia Polonesa de Ciências, da Universidade de Estrasburgo e da Universidade de Yale investigou rachaduras na camada aplicada a um painel de madeira como base.
Este chamado gesso é uma mistura de cola animal e pigmento branco.
Quando a madeira se expande devido ao aumento da umidade, ou quando encolhe quando o ar fica seco, o gesso se quebra.
Os pesquisadores prepararam painéis de madeira e juntaram-se a eles com gesso preparado de acordo com receitas tradicionais.
As amostras foram armazenadas a 25 °C e com umidade relativa de 30, 50, 75 e 90% por duas semanas antes de serem submetidas a testes de divisão, que medem a resistência dos gessos à fissuração.