Quer se comunicar com o espírito de Basquiat? Cemitério lança residência artística

A residência de nove meses está aberta a artistas locais em meio de carreira

O Cemitério Green-Wood é o local de descanso eterno de gênios criativos como Jean-Michel Basquiat, Louis Comfort Tiffany e Leonard Bernstein – entre algumas outras 560 mil almas. Agora, o cemitério de 438 acres anunciou que está buscando a companhia de mais um artista, mas, em vez da eternidade, o artista que ingressará no cemitério fará parte de uma residência de nove meses.

O artista receberá um espaço de estúdio de janeiro a setembro no Fort Hamilton Gatehouse, uma impressionante estrutura vitoriana de 1873 que há muito tempo ficava fechada ao público. Os arquivos pouco conhecidos, mas impressionantemente vastos, de Green-Wood serão abertos ao artista. O tesouro inclui fotografias, documentos e outras coisas efêmeras que datam da incorporação do cemitério em 1838.

Green-Wood é o lar de milhares de estátuas, mausoléus, monumentos em grande escala e lápides, e tem uma longa história como destino cultural. O cemitério foi fundado como parte do movimento do cemitério de jardins, em meados do século XIX, que repensou os cemitérios como um retorno à natureza, proporcionando simultaneamente um espaço cívico ao público durante uma era de superlotação urbana.

Sophie Calle, Aqui Estão os segredos dos Visitantes de Green-Wood Cemetery. Cortesia de Creative Time / fotógrafo Leandro Justen.”

Nos últimos anos, a Green-Wood recebeu uma série de exposições enraizadas nessa história. Em 2017, Sophie Calle abriu Here Lie, os segredos dos visitantes do cemitério Green-Wood , uma instalação específica de 25 anos. Outros projetos incluíram I Am Fertile Ground (2019), de Janine Antoni, e, em 2017, Matthew Jensen, Entre árvores e pedras: Walking Green-Wood, uma instalação em todo o cemitério de objetos encontrados, artefatos históricos e fotografias do artista.

“Muitas instituições em todo o país têm um artista em residência e acho que, como Green-Wood está emergindo como um destino cultural no Brooklyn, ter um artista em residência é a próxima parte do nosso crescimento”, Harry Weil, diretor de programas públicos da Green-Wood, disse ao Brooklyn Paper.

As inscrições estão abertas para artistas locais em meio de carreira até 2 de setembro de 2020.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …