Quase 70% dos artistas representados pelas principais galerias de Londres são homens, de acordo com um novo estudo

Dorothea Tanning na Tate Modern, Foto: The London Magazine

Um relatório, encomendado pela Freelands Foundation, descobriu que o mundo da arte britânica é um microcosmo da economia maior, onde o trabalho das mulheres é menos valorizado que o dos homens.

De acordo com o relatório, 68% dos artistas representados nas principais galerias comerciais de Londres são homens, apesar de as mulheres constituírem a maioria dos formados em artes. A situação é ainda pior no mercado secundário, onde 88 por cento das vendas foram de obras de artistas do sexo masculino.

Galerias dirigidas por mulheres diretores são cúmplices em perpetuar essa desigualdade histórica, de acordo com o relatório. Embora 48% dos diretores de galerias de Londres sejam mulheres, apenas 32% dos artistas representados são mulheres.

“Existem algumas mulheres extraordinariamente poderosas no mundo da arte, mas elas não estão necessariamente trabalhando duro para alcançar a paridade [de gênero] nos artistas que representam”, a autora do relatório, Kate McMillan, conta à Artnet News.

McMillan, um acadêmico do King’s College, também descobriu que, nos últimos três anos, houve uma redução de 1% nas artistas femininas representadas pelas galerias de Londres. “As pessoas tendem a superestimar o quão bem eles estão indo”, diz ela.

McMillan diz que é especialmente raro encontrar um galerista que pense sobre a melhor forma de apoiar suas artistas femininas que tenham filhos pequenos. Ela encontrou apenas uma que fez um planejamento significativo com suas artistas e que ajudou a financiar o custo do cuidado infantil (a galerista era ela mesma uma mãe solteira). A atitude predominante é que artistas do sexo feminino na faixa dos 30 anos “têm filhos e correm para o campo e não fazem mais nenhuma arte”, diz McMillan.

A situação também não é muito melhor nas instituições de ensino, onde 63% dos funcionários seniores são homens. Isso ocorre apesar do fato de que “66% dos pedidos de pós-graduação no setor de artes criativas e design foram feitos por mulheres”, segundo o relatório.

“A maioria dos acadêmicos que trabalham em escolas de arte são artistas”, ressalta McMillan. “Há uma correlação entre a porcentagem de artistas masculinos representados comercialmente e a porcentagem de acadêmicos seniores”, diz ela.

Embora as galerias comerciais e as escolas tenham um longo caminho a percorrer, museus e espaços não comerciais fizeram mudanças significativas em seus programas nos últimos três anos. McMillan descobriu que, em 2018, 55% dos mostras individuais organizados por 40 instituições na Grã-Bretanha contavam com trabalhos de artistas femininas. Em 2017, esse número foi de 39%.

Houve mais exposições solo de destaque com trabalhos de artistas do sexo feminino do que nunca, como a colaboração inédita do ano passado entre a National Portrait Gallery, a National Gallery e a Royal Academy na organização de três exposições de Tacita Dean. Mas McMillan adverte contra assumir que a tendência continuará. “Uma das suposições que as pessoas fazem é que o progresso é inevitável”, diz ela.

Ainda assim, a galerista Alison Jacques, que trabalha principalmente com artistas femininas, diz que houve “uma mudança maciça” na representação de artistas femininas. Ela é encorajada pelo fato de que obras de artistas como Dorothea Tanning, cujo patrimônio ela representa, estão sendo vendidas por US $ 1 milhão ou mais. Mas Jacques reconhece que o fechamento da lacuna de gênero levará tempo.

O relatório é o terceiro que McMillan realizou para a Freelands Foundation, que foi lançada pela filantropa Elisabeth Murdoch. A organização também apoia artistas do sexo feminino em meio de carreira por meio de um prêmio anual de £ 100.000, que vai para uma exposição individual em uma instituição fora de Londres. Os vencedores do prêmio desde 2016 são: Jacqueline Donachie (The Fruitmarket Gallery, Edimburgo); Lis Rhodes (Nottingham Contemporary) e Veronica Ryan (Spike Island, Bristol).

Fonte: artnet News

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …