Quase 70% dos artistas representados pelas principais galerias de Londres são homens, de acordo com um novo estudo

Dorothea Tanning na Tate Modern, Foto: The London Magazine

Um relatório, encomendado pela Freelands Foundation, descobriu que o mundo da arte britânica é um microcosmo da economia maior, onde o trabalho das mulheres é menos valorizado que o dos homens.

De acordo com o relatório, 68% dos artistas representados nas principais galerias comerciais de Londres são homens, apesar de as mulheres constituírem a maioria dos formados em artes. A situação é ainda pior no mercado secundário, onde 88 por cento das vendas foram de obras de artistas do sexo masculino.

Galerias dirigidas por mulheres diretores são cúmplices em perpetuar essa desigualdade histórica, de acordo com o relatório. Embora 48% dos diretores de galerias de Londres sejam mulheres, apenas 32% dos artistas representados são mulheres.

“Existem algumas mulheres extraordinariamente poderosas no mundo da arte, mas elas não estão necessariamente trabalhando duro para alcançar a paridade [de gênero] nos artistas que representam”, a autora do relatório, Kate McMillan, conta à Artnet News.

McMillan, um acadêmico do King’s College, também descobriu que, nos últimos três anos, houve uma redução de 1% nas artistas femininas representadas pelas galerias de Londres. “As pessoas tendem a superestimar o quão bem eles estão indo”, diz ela.

McMillan diz que é especialmente raro encontrar um galerista que pense sobre a melhor forma de apoiar suas artistas femininas que tenham filhos pequenos. Ela encontrou apenas uma que fez um planejamento significativo com suas artistas e que ajudou a financiar o custo do cuidado infantil (a galerista era ela mesma uma mãe solteira). A atitude predominante é que artistas do sexo feminino na faixa dos 30 anos “têm filhos e correm para o campo e não fazem mais nenhuma arte”, diz McMillan.

A situação também não é muito melhor nas instituições de ensino, onde 63% dos funcionários seniores são homens. Isso ocorre apesar do fato de que “66% dos pedidos de pós-graduação no setor de artes criativas e design foram feitos por mulheres”, segundo o relatório.

“A maioria dos acadêmicos que trabalham em escolas de arte são artistas”, ressalta McMillan. “Há uma correlação entre a porcentagem de artistas masculinos representados comercialmente e a porcentagem de acadêmicos seniores”, diz ela.

Embora as galerias comerciais e as escolas tenham um longo caminho a percorrer, museus e espaços não comerciais fizeram mudanças significativas em seus programas nos últimos três anos. McMillan descobriu que, em 2018, 55% dos mostras individuais organizados por 40 instituições na Grã-Bretanha contavam com trabalhos de artistas femininas. Em 2017, esse número foi de 39%.

Houve mais exposições solo de destaque com trabalhos de artistas do sexo feminino do que nunca, como a colaboração inédita do ano passado entre a National Portrait Gallery, a National Gallery e a Royal Academy na organização de três exposições de Tacita Dean. Mas McMillan adverte contra assumir que a tendência continuará. “Uma das suposições que as pessoas fazem é que o progresso é inevitável”, diz ela.

Ainda assim, a galerista Alison Jacques, que trabalha principalmente com artistas femininas, diz que houve “uma mudança maciça” na representação de artistas femininas. Ela é encorajada pelo fato de que obras de artistas como Dorothea Tanning, cujo patrimônio ela representa, estão sendo vendidas por US $ 1 milhão ou mais. Mas Jacques reconhece que o fechamento da lacuna de gênero levará tempo.

O relatório é o terceiro que McMillan realizou para a Freelands Foundation, que foi lançada pela filantropa Elisabeth Murdoch. A organização também apoia artistas do sexo feminino em meio de carreira por meio de um prêmio anual de £ 100.000, que vai para uma exposição individual em uma instituição fora de Londres. Os vencedores do prêmio desde 2016 são: Jacqueline Donachie (The Fruitmarket Gallery, Edimburgo); Lis Rhodes (Nottingham Contemporary) e Veronica Ryan (Spike Island, Bristol).

Fonte: artnet News

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …