Quarto de motel com tema de Edward Hopper permite experimentar a alienação das pinturas clássicas do artista

Edward Hopper, Western Motel (1957). Galeria de Arte da Universidade de Yale. © 2019 Herdeiros de Josephine N. Hopper / ARS.

Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez mais recorrendo a promoções baseadas em experiências. O Museu de Belas Artes da Virgínia não é uma exceção.

Em outubro, a instituição sediará uma série de experiências baseadas na exposição coincidente “ Edward Hopper e o American Hotel” – incluindo a chance de ficar no museu em uma recriação tridimensional da sala em sua pintura, Western Motel (1965). 

A exposição apresentará mais de 60 obras de Hopper de coleções públicas e privadas que exploram seu interesse por hotéis, motéis e outros locais de hospitalidade. Uma das fotos,  House at Dark (1935), foi comprada pela VFMA em 1953, ano em que serviu como jurado para a bienal do museu. (Ele também serviu como vice-presidente da exposição bienal em 1938.)

House at Dark  estará em exibição junto com desenhos, aquarelas e pinturas, além de vários cartões-postais e entradas de diário de sua esposa, a artista Josephine Hopper, que manteve lembranças das viagens do casal pelos Estados Unidos. O programa também apresentará 35 trabalhos de John Singer Sargent, Charles Demuth, Reginald MarshCindy Sherman Ed Ruscha.

Edward Hopper, <i> Lobby do Hotel </ i> (1943).  Museu de arte de Indianápolis em newfields.  Josephine Hopper / ARS.

Edward Hopper, Lobby do Hotel (1943). Museu de arte de Indianápolis em newfields. Josephine Hopper / ARS.

 

Mas, de maneira não convencional, o museu irá recriar o Western Motel  em 3D, e permitirá que os visitantes não só tenham a oportunidade de entrar em cena, mas também passem uma noite como convidados.

Hopper é mais conhecido por criar cenas alienantes da vida moderna, muitas vezes representando apenas uma ou duas pessoas que não interagem umas com as outras. Então, se os visitantes realmente quiserem pagar por tal experiência, ainda não se sabe. Mas o museu também oferece outras opções mais convencionais para coincidir com o programa, como um jantar no restaurante do museu e visitas guiadas com o curador do programa.

Detalhes sobre os pacotes relacionados ao Hopper Hotel Experience, como foi nomeado, serão disponibilizados à medida que a data da exposição se aproximar. Enquanto isso, o museu diz que a mostra “representa a primeira investigação das imagens canônicas de hotéis, motéis e outros ambientes de hospitalidade do artista”.

Edward Hopper e o American Hotel” estará aberto no VMFA de 26 de outubro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020 e, em seguida, viajará para o Indianapolis Museum of Art em Newfields.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …