Como os museus de todo o mundo disputam a atenção – e os dólares – de visitantes, estão cada vez mais recorrendo a promoções baseadas em experiências. O Museu de Belas Artes da Virgínia não é uma exceção.
Em outubro, a instituição sediará uma série de experiências baseadas na exposição coincidente “ Edward Hopper e o American Hotel” – incluindo a chance de ficar no museu em uma recriação tridimensional da sala em sua pintura, Western Motel (1965).
A exposição apresentará mais de 60 obras de Hopper de coleções públicas e privadas que exploram seu interesse por hotéis, motéis e outros locais de hospitalidade. Uma das fotos, House at Dark (1935), foi comprada pela VFMA em 1953, ano em que serviu como jurado para a bienal do museu. (Ele também serviu como vice-presidente da exposição bienal em 1938.)
House at Dark estará em exibição junto com desenhos, aquarelas e pinturas, além de vários cartões-postais e entradas de diário de sua esposa, a artista Josephine Hopper, que manteve lembranças das viagens do casal pelos Estados Unidos. O programa também apresentará 35 trabalhos de John Singer Sargent, Charles Demuth, Reginald Marsh, Cindy Sherman e Ed Ruscha.

Edward Hopper, Lobby do Hotel (1943). Museu de arte de Indianápolis em newfields. Josephine Hopper / ARS.
Mas, de maneira não convencional, o museu irá recriar o Western Motel em 3D, e permitirá que os visitantes não só tenham a oportunidade de entrar em cena, mas também passem uma noite como convidados.
Hopper é mais conhecido por criar cenas alienantes da vida moderna, muitas vezes representando apenas uma ou duas pessoas que não interagem umas com as outras. Então, se os visitantes realmente quiserem pagar por tal experiência, ainda não se sabe. Mas o museu também oferece outras opções mais convencionais para coincidir com o programa, como um jantar no restaurante do museu e visitas guiadas com o curador do programa.
Detalhes sobre os pacotes relacionados ao Hopper Hotel Experience, como foi nomeado, serão disponibilizados à medida que a data da exposição se aproximar. Enquanto isso, o museu diz que a mostra “representa a primeira investigação das imagens canônicas de hotéis, motéis e outros ambientes de hospitalidade do artista”.
Edward Hopper e o American Hotel” estará aberto no VMFA de 26 de outubro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020 e, em seguida, viajará para o Indianapolis Museum of Art em Newfields.