Protestos enquanto Governo da Noruega começa a demolir edifícios adornados com mural de Picasso

O trabalho de demolição do prédio danificado no ataque de Anders Breivik dividiu a opinião

Em meio a protestos, o governo da Noruega começou a demolir um edifício histórico decorado com murais gigantes de Pablo Picasso como parte dos esforços para reconstruir a sede do governo danificada no ataque terrorista de 2011 pelo extremista de direita Anders Breivik.

O prédio do bloco Y em Oslo, com um desenho de Picasso coberto de areia em uma seção de 250 toneladas da fachada, será substituído por um desenvolvimento moderno e mais seguro, afirma o governo.

A demolição dividiu opiniões fortemente: alguns dizem que a estrutura brutalista de 50 anos é feia e merece ser arrasada, enquanto outros pediram sua proteção.

Picasso colaborou com o escultor norueguês Carl Nesjar, que transformou os desenhos do artista espanhol em grandes obras de concreto em Nova York, Barcelona, ​​Oslo e outras cidades.

Usando uma parede externa inteira do edifício do bloco Y, Nesjar deu a The Fishermen, de Picasso, um lugar de destaque na capital norueguesa e também explodiu The Seagull, um desenho do chão ao teto, em uma parede de 60 toneladas no saguão.

A estrutura de baixo crescimento, construída em 1969 e assim chamada por causa de sua forma vista do ar, abrigou o ministério da educação até 22 de julho de 2011, quando Breivik detonou uma grande bomba nas proximidades.

Ambas as obras serão removidas e preservadas para serem instaladas em outros lugares, embora os ativistas digam que o prédio e os murais pertencem um ao outro.

Além de esperar preservar uma obra arquitetônica típica da década de 1960, os oponentes da destruição invocam um argumento simbólico: que os prédios do governo deveriam permanecer em pé precisamente porque o extremista de direita tentou derrubá-los.

Manifestantes vestindo blusas listradas em homenagem a Picasso se manifestam em frente ao mural de Pescadores em 2019. Fotografia: Ole Berg-Rusten / AFP / Getty Images

Uma ativista, a cantora e compositora norueguesa Elvira Nikolaisen, disse à Reuters: “Há um processo de luto por isso estar acontecendo”. Mas ela acrescentou: “Ao mesmo tempo, o espírito que muitos exibiram para fazer campanha para proteger o prédio foi muito positivo. As pessoas acordaram com o valor dessa arte.”

O prédio do bloco H abrigava os escritórios do primeiro-ministro até Breivik explodir uma van carregada com 950 kg de explosivos em sua base, antes de realizar um tiroteio em massa na ilha de Utøya, em 2011.

Os ataques, que mataram 77 pessoas, foram a pior atrocidade da Noruega em tempos de paz.

Vários edifícios próximos foram danificados pela explosão e foram demolidos, enquanto uma torre de escritórios que também contém parte do trabalho de Picasso será restaurada.

O prédio Y, fechado desde 2011, mas com poucos danos estruturais, poderia ter sido reparado, mas o governo disse que sua localização em um túnel rodoviário o expôs a ataques.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …