A Gomide&Co anunciou a representação do Mira Schendel Estate , marcando o retorno da obra da artista ao cenário nacional após uma década sem representação local
Considerada uma das figuras mais importantes da arte moderna e contemporânea, Mira Schendel (1919-1988), reconhecida por sua linguagem inovadora e experimental, deixou um legado único que transcende fronteiras e continua influenciando gerações de artistas e colecionadores.
A parceria entre a Gomide&Co e o Mira Schendel Estate reflete o comprometimento da galeria em promover e preservar o trabalho de artistas que moldaram a história da arte brasileira e internacional. “Representar exclusivamente uma artista da estatura de Mira Schendel no Brasil é uma honra e uma enorme responsabilidade”, afirma Thiago Gomide , cofundador da Gomide&Co. “Mira é uma artista única que criou um corpo de trabalho único e solitário, sem paralelo na arte brasileira ou internacional. Seu trabalho é vasto e diverso, explorando múltiplas mídias, com uma forte conexão com a linguagem, poesia, religião e questões metafísicas. Seu trabalho é fundamental para a compreensão da arte moderna e contemporânea, e estamos comprometidos em expandir o alcance e a compreensão de seu trabalho no Brasil e ao redor do mundo para que ela continue a inspirar e provocar reflexão”, conclui.
A Gomide&Co assume a representação do Mira Schendel Estate após um período em que a artista foi representada exclusivamente internacionalmente pela galeria Hauser & Wirth . A família Schendel decidiu retomar a representação no Brasil para fortalecer a presença da artista no cenário local e internacional. “A parceria com a Gomide&Co representa um novo e emocionante capítulo para o legado de Mira. A galeria compartilha nossa visão de preservar e expandir o reconhecimento de seu trabalho, e acreditamos na seriedade e competência deles para essa empreitada”, afirma Max Schendel , neto da artista e co-gerente do Espólio junto com sua mãe Ada.
A representação inclui planos de exposições, publicações e projetos especiais que visam ampliar o acesso e a compreensão da obra de Mira Schendel, tanto no Brasil quanto no exterior. A Gomide&Co está desenvolvendo uma estratégia abrangente de promoção do trabalho da artista, com alcance nacional e internacional, incluindo exposições individuais, com mostra inaugural prevista para 2026 na galeria em São Paulo, participações em feiras de arte internacionais, como a intenção de apresentar uma mostra individual da artista na TEFAF (The European Fine Art Foundation), em Nova York, em maio próximo, além de colaborações com museus, instituições e fundações para levar seu trabalho a novos públicos. Entre outros projetos, a galeria planeja uma publicação sobre a artista, em parceria com especialistas e curadores, para documentar e contextualizar sua vasta produção.
Gomide&Co e a família Schendel também compartilham o desejo comum de buscar reconhecimento e valorização das obras em papel para que o público, colecionadores e apreciadores da arte de Mira Schendel entendam que a maior parte de sua obra – e a obra que a artista mais valorizava – é produzida nesse suporte. Para Thiago Gomide, “um dos maiores legados de Mira foi sua compreensão da dimensão e do poder do papel, seja ele de qual tipo for, e utilizado nas mais diversas técnicas”, destaca. “A maior obra de Mira é o papel. Ela o usava, dobrava, amassava, colava, pigmentava, criava com ele”, enfatiza.
“É isso que queremos difundir, principalmente porque há um equívoco em dizer que pinturas podem ser mais bem preservadas”, enfatiza Max. “Há papéis de Mira dos anos 1950 que estão intactos e impecáveis”, completa. Para ele, o que se espera da Gomide&Co é aumentar cada vez mais o reconhecimento da artista e garantir que sua obra – apesar de reconhecida mundialmente – chegue a lugares onde nunca encontrou lugar, de forma coerente, consistente e organizada. “Estamos falando de uma senhora europeia que nunca se encaixou em lugar nenhum do mundo. Mira continua sendo vanguardista.”