projeto vai divulgar obras e histórias de 10 artistas atuantes no Amazonas

O projeto intitulado “AjuriArtes” foi um dos contemplados pelo prêmio Feliciano Lana, realizado via Lei Aldir Blanc. A iniciativa vai resultar em 10 mini documentários, um site e dez reportagens sobre artistas e “fazedores culturais” de várias áreas que atuam no Amazonas. Após o lançamento da primeira edição, que deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2021, os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente pela internet e em eventos. “O objetivo é dar visibilidade aos artistas”, diz o idealizador.

Ao todo, dez profissionais da cultura foram selecionados para a edição. Eles concederam entrevistas e participaram de ensaios fotográficos entre janeiro e março de 2021, em Manaus, no Amazonas. Eles relataram suas histórias, mostraram obras, revelaram anseios e perspectivas. Compõem o primeiro “mutirão” amazônico das artes: Deborah Erê (Arte urbana e tattoo), Dudu Brasil (Música e cultura popular), Gabriel Mar (Literatura), João Fernandes (Produção e gestão cultural), Kevin Peres (Dança e produção cultural), Olívia Amores (Música), Ricardo Oliveira (Fotografia), Rod Castro (Cinema), Taciano Soares (Artes cênicas) e Turenko Beça (Artes plásticas e visuais)

AJURI PELA CULTURA

A palavra ajuri quer dizer mutirão, ajuda mútua, mistura, união. O AjuriArtes é uma iniciativa nascida, justamente, do desejo (ou sentimento de necessidade) de usar o audiovisual, jornalismo e fotografia para divulgar quem faz a arte acontecer na Amazônia.

O projeto foi idealizado pelo jornalista e produtor cultural Leandro Tapajós, que dirige a Guerreiro Tapajós – Comunicação, Cultura e Eventos. Como resultados, um portal de internet e um canal na plataforma de vídeos Youtube receberão os conteúdos sobre os artistas e produtores selecionados.

EDIÇÃO PREMIADA

A primeira edição do AjuriArtes foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Mesmo com os desafios (e riscos) impostos pela pandemia do covid-19, a produção ocorreu em Manaus, no Amazonas, durante o primeiro semestre de 2021.

“Na verdade, foi bem difícil conseguir desenvolver o projeto durante o primeiro semestre de 2021 por conta da evolução da pandemia. Chegamos a ter artistas que iriam participar da primeira edição do AjuriArtes, mas que acabaram não vencendo a luta contra a covid. Penso que fazer essa entrega de mais um projeto nosso via lei Aldir Blanc, além de levar arte para a população em geral, é uma forma de fazer homenagem aos que se foram e também colaboraram fazendo cultura na nossa Amazônia”, acredita Tapajós.

PROFISSIONAIS

Além da direção, curadoria e edição do jornalista Leandro Tapajós, o AjuriArtes conta com a atuação de outros profissionais ligados à cultura. Entre os colaboradores do projeto estão os fotógrafos Marcelo Ramos e Ricardo Valle. Eles produziram ensaios fotográficos exclusivos com cada um dos 10 selecionados.

Já o trabalho de reportagem é dos jornalistas Camila Henriques, Diego Toledano e Silvio Lima. A produção audiovisual é da Lume Criativa, com realização assinada pela Guerreiro Tapajós – Comunicação, Cultura e Eventos.

“Reunimos um time de profissionais da fotografia, escrita e produção cultural para realizar a curadoria e os conteúdos. Neste trabalho acabamos encontrando pérolas como um coreógrafo que movimenta uma cidade do interior e faz um trabalho com a dança que já ajudou dezenas de jovens. Tem ainda detalhes da história de nomes reconhecidos, como o Turenko Beça. Independente disso, todos os selecionados têm em comum o talento e são guerreiros que batalham pela cultura no Amazonas. Por isso, acredito que o público precisa conhecer mais sobre eles e muitos outros que podem ser selecionados nas próximas edições”, disse Tapajós.

Os ensaios e grandes reportagens sobre os artistas estão prontos, já os documentários seguem em fase de finalização. A previsão é que o lançamento oficial do projeto ocorra ainda em 2021 e os conteúdos – além de disponíveis na web – sejam vistos em alguns eventos futuros.

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …