Projeto fotográfico em parceira com a ONU Habitat arrecada alimentos para quem vive miséria

Inajá, Sertão de Pernambuco

Criado pelo fotógrafo brasileiro Henrique de Campos em 2017, o projeto Miséria que Habita é uma iniciativa que reúne a paixão pela arte visual com sua inquietude frente aos problemas sociais ligados a pobreza. Atua em diversos estados brasileiros através da captação de recursos e registros fotográficos, que tem parceria institucional ONU Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Diante à necessidade de isolamento social e higiene pessoal impostos pelo novo coronavírus, todas as frentes do projeto decidiram agir imediatamente.

Através de campanha realizada nas redes sociais, arrecadou cerca de 1 mil cestas básicas e kits de higiene. Os itens foram distribuídos para aproximadamente 600 famílias que vivem em locais como a favela do Cantão no Bairro Cristal em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, o Jardim Peri – São Paulo, a favela da Rocinha – Rio de Janeiro e os trabalhadores que dependem do lixão da cidade de Codó – Maranhão.

De acordo com Henrique de Campos, o projeto já atuava nessas comunidades categorizando os diferentes graus de miséria, suas peculiaridades geográficas, além de captar fundos para impactar de maneira sustentável cada um desses ambientes. “O objetivo do Miséria que Habita é combater a pobreza e garantir os direitos desses indivíduos”, destaca.

A campanha de arrecadação que levanta fundos para a compra de alimentos e produtos de higiene contra o Covid19 ainda está no ar. Henrique de Campos alerta para a necessidade de manter as doações ativas: “nós somos muito gratos por todos que ajudaram até agora, mas a necessidade por alimentos é permanente, e não podemos parar de atender essas pessoas”.

Como ajudar?

Para ajudar e acompanhar as ações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto e o site que arrecada as doações, a seguir:

Site: www.arrekada.com.br/c/covid19

Instagram: @miseriaquehabita

Facebook: facebook.com/miseriaquehabita

O projeto

O projeto Miséria que Habita reúne imagens produzidas pelo fotógrafo Henrique de Campos, com a curadoria do também fotógrafo Eder Chiodetto. As principais fotografias serão reunidas em um livro. A ideia é dar rosto e voz as famílias e comunidades mais vulneráveis aos efeitos da crise econômica, vivenciada pelo Brasil nos últimos anos, e da crescente onda de desemprego que atingem, em sua maioria, os mais pobres.

Através da narrativa do dia a dia dos personagens, objetiva-se retratar a luta contra o aumento da pobreza (material e imaterial), e a degradação das condições de vida. Todo dinheiro arrecadado é revertido para os personagens registrados e para os projetos parceiros na forma de assessoria educacional, jurídica, serviços de saúde, beneficiamento de residência, cursos de capacitação profissional ou aquisição de maquinário para trabalho. Saiba mais em miseriaquehabita.com.br.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …