Projeto fotográfico em parceira com a ONU Habitat arrecada alimentos para quem vive miséria

Inajá, Sertão de Pernambuco

Criado pelo fotógrafo brasileiro Henrique de Campos em 2017, o projeto Miséria que Habita é uma iniciativa que reúne a paixão pela arte visual com sua inquietude frente aos problemas sociais ligados a pobreza. Atua em diversos estados brasileiros através da captação de recursos e registros fotográficos, que tem parceria institucional ONU Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Diante à necessidade de isolamento social e higiene pessoal impostos pelo novo coronavírus, todas as frentes do projeto decidiram agir imediatamente.

Através de campanha realizada nas redes sociais, arrecadou cerca de 1 mil cestas básicas e kits de higiene. Os itens foram distribuídos para aproximadamente 600 famílias que vivem em locais como a favela do Cantão no Bairro Cristal em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, o Jardim Peri – São Paulo, a favela da Rocinha – Rio de Janeiro e os trabalhadores que dependem do lixão da cidade de Codó – Maranhão.

De acordo com Henrique de Campos, o projeto já atuava nessas comunidades categorizando os diferentes graus de miséria, suas peculiaridades geográficas, além de captar fundos para impactar de maneira sustentável cada um desses ambientes. “O objetivo do Miséria que Habita é combater a pobreza e garantir os direitos desses indivíduos”, destaca.

A campanha de arrecadação que levanta fundos para a compra de alimentos e produtos de higiene contra o Covid19 ainda está no ar. Henrique de Campos alerta para a necessidade de manter as doações ativas: “nós somos muito gratos por todos que ajudaram até agora, mas a necessidade por alimentos é permanente, e não podemos parar de atender essas pessoas”.

Como ajudar?

Para ajudar e acompanhar as ações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto e o site que arrecada as doações, a seguir:

Site: www.arrekada.com.br/c/covid19

Instagram: @miseriaquehabita

Facebook: facebook.com/miseriaquehabita

O projeto

O projeto Miséria que Habita reúne imagens produzidas pelo fotógrafo Henrique de Campos, com a curadoria do também fotógrafo Eder Chiodetto. As principais fotografias serão reunidas em um livro. A ideia é dar rosto e voz as famílias e comunidades mais vulneráveis aos efeitos da crise econômica, vivenciada pelo Brasil nos últimos anos, e da crescente onda de desemprego que atingem, em sua maioria, os mais pobres.

Através da narrativa do dia a dia dos personagens, objetiva-se retratar a luta contra o aumento da pobreza (material e imaterial), e a degradação das condições de vida. Todo dinheiro arrecadado é revertido para os personagens registrados e para os projetos parceiros na forma de assessoria educacional, jurídica, serviços de saúde, beneficiamento de residência, cursos de capacitação profissional ou aquisição de maquinário para trabalho. Saiba mais em miseriaquehabita.com.br.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …