Circula Sesc vai permitir a circulação de grupos artísticos do estado por diversas regiões do país
Para contribuir com a retomada do setor cultural, fortemente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Sesc – instituição que integra o Sistema Comércio – criou uma convocação pública para a circulação nacional de grupos artísticos do estado. É o Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil que está com inscrições abertas até o dia 08 de setembro. Os artistas inscritos devem ser registrados formalmente como Pessoa Jurídica e serem residentes de municípios que tiveram calamidade pública decretada em razão das enchentes. A iniciativa vai apoiar os profissionais da cultura neste momento em que muitos tiveram grandes perdas materiais, além de terem tido espetáculos suspensos por conta da tragédia climática.
Serão selecionadas 72 propostas de artes cênicas, literatura e música, que circularão com apresentações por estados como Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso entre outros. Os espetáculos serão levados ao público entre outubro e dezembro de 2024. O Sesc vai custear os cachês, a logística, o transporte, a alimentação e a hospedagem dos grupos.
“Passados quatro meses da calamidade que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, vemos o estado se reerguer gradativamente. Um resultado que é fruto da solidariedade de todo o País. Mas ainda há muito ser feito e o Sistema Comércio se mantém mobilizado para auxiliar os mais diversos setores, entre eles a área de cultura, segmento que aquece a economia e gera empregos. A iniciativa Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil contribui não só com a cadeia produtiva da área de cultura, como também atua na valorização dos artistas e difusão da produção nacional. Uma missão que o Sesc cumpre com excelência há mais de sete décadas”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
O circuito contará com a participação de 24 grupos/artistas. Na área de artes cênicas, serão contempladas obras de dança, teatro e circo. Já em literatura, haverá encontros com escritores e poetas, mediações de leitura e oficinas. Na área da música, as propostas devem ter entre 2 a 6 integrantes, não sendo aceitos formatos solos. Também não poderão ser inscritos projetos inéditos. O regulamento completo pode ser consultado no site Link.
O processo de seleção das propostas levará em conta a relevância do projeto e sua viabilidade. Para isso, o comitê contará com representante do Sesc no Rio Grande do Sul, do Departamento Nacional do Sesc e do Governo do Estado a partir dos institutos de artes cênicas, literatura e música. O comitê terá ainda representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS) na comissão de artes cênicas e da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul no caso da literatura.
O resultado da convocação será divulgado no dia 18 de setembro. Divididos em circuitos, cada proposta irá realizar três apresentações no estado selecionado.
O Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil é mais uma iniciativa do Sistema Comércio para a retomada da Cultura no Rio Grande do Sul e apoio aos artistas independentes, como o Nossa Arte Circula RS, que está levando grupos para apresentações em circuitos pelo estado gaúcho.