Programa de capacitação para mulheres artistas visuais abre inscrições

Com curadoria e produção de diversos projetos disruptivos e internacionais que garantiram visibilidade para artistas ao longo de quase uma década de atuação, em 2020, o Instagrafite lançou o WOW (Women On Walls), o primeiro programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais.

Com idealização e curadoria de Marina Bortoluzzi, o braço feminino do Instagrafite, o programa abastece a comunidade artística da nova geração ou em busca de oportunidades, com conhecimento prático e mentoria especializada. A primeira edição contou mulheres influentes no universo da arte mundial para as aulas, como a artista Rosana Paulino, Criola, Faith 47, Poni e Nina Pandolfo. Com aulas online ministradas por artistas, curadoras e articuladoras consagradas do mercado, o WOW apresenta agora a sua segunda edição: WOW Ipanema, reforçando ainda mais o conceito de “Art is female”.

Do dia 29 de março até dia 19 de abril, o WOW Ipanema abre inscrições para participantes responderem um formulário no site wowinstagrafite2021.com  com questões sobre seu perfil, trajetória e arte. Não é obrigatório ter experiência ou currículo, o que conta mais são as vivências da artista e sua arte (apresentada através do envio de imagens e link das redes sociais). Mais informações podem ser acessadas em www.instagram.com/wowinstagrafite

As inscritas passam por uma comissão avaliadora, composta por mulheres do mercado das artes. Para esta edição, serão 60 vagas a serem selecionadas e reveladas dia 26 de abril, em um mix de artistas iniciantes e artistas em desenvolvimento, primando pela pluralidade: 50% destinadas a mulheres negras e pardas; 20% destinadas a mulheres indígenas e/ou de comunidades tradicionais; 20% destinadas a mulheres de fragilidade econômica e 10% destinadas a mulheres transgênero, transexuais ou travestis.

Mais do que aprendizado de conteúdo como “organização financeira e planejamento de carreira” ou “construção de portfólio e conteúdo digital”, além do ensino de novas técnicas, o WOW Ipanema abre espaço de forma real às participantes, acelerando o reconhecimento e espaço no mercado das artes no Brasil e no mundo.

“De longe essa foi umas das melhores formações que já fiz. Inspiradora, motivadora, questionadora, provocante. Foi uma experiência potente inclusive por suas metodologias e cenários construídos para a inclusão de debates contemporâneos e pertinentes como feminismo e luta antirracista, movendo e alicerçando nossas passadas na direção do mundo que queremos criar”, comenta a aluna Georgia Cardoso, de Fortaleza.

Ano passado, essa concretização fluiu numa velocidade instantânea: o Instagrafite introduziu diversas alunas do WOW para a II Edição da West Side Gallery, um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do Estado de São Paulo e do Brasil. Entre elas, alunas escolhidas foram convidadas para pinturas de murais como Ju Vomero, Jess Vieira, Aline Awel, Kelly Reis, Jady Salvático, Mônica Barbosa e Chermie. Artes autorais expressaram a força, sensibilidade e intuição feminina em obras originais e autorais das artistas convidadas.

Com produção do Instagrafite, artistas negras do WOW também realizaram pinturas em larga escala em empenas de São Paulo, como a artista Ziza e a Gugie em Florianópolis.

“O WOW é um sistema sustentável, um organismo vivo retroalimentado pelas próprias mulheres da roda. É uma parceria fértil de trocas de ensino, entrega e acolhimento. É um canal de escuta que abre caminhos para conexões e oportunidades. O Instagrafite atua de forma concreta e ativa na carreira dessas artistas e amplia, ao mesmo tempo, a sua curadoria e hub de talentos femininos. É também, uma realização como curadora mulher em fortalecer o desenvolvimento de novas mulheres artistas”, divide Marina.

O WOW Ipanema tem um conteúdo inédito e diferente do ano anterior, com novas 22 aulas que acontecerão online às segundas, quartas e sextas de maio e junho, das 10h às 12h.

Em 2021, as mentorias contarão com 6 curadoras e/ou agentes de arte que oferecerão seus comentários e análise para 10 artistas participantes cada, uma no começo do programa e outra ao final, justamente para avaliar melhor o desenvolvimento da artista mentorada. As mentorias terão duração de 30 minutos a 1 hora, a depender das convidadas.

As aulas de 2020 podem ser assistidas pelo youtube do programa, tal como o WOW Ipanema estará disponível após essa temporada. Para o fechamento dessa edição, haverá projeção em prédios de São Paulo com a arte das artistas que concluírem o programa, entre outras surpresas de premiação que o Instagrafite com Ipanema estão preparando.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …