Categories: Notícias

Primeiro ministro canadense pede ao Papa que devolva itens indígenas da coleção do Vaticano

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, instou o Papa Francisco a intensificar os esforços de reconciliação com os povos indígenas no canadenses, devolvendo itens culturais guardados na extensa coleção de artefatos do Vaticano.

Em postagens nas redes sociais (Instagram, Facebook e X), Trudeau disse que agradeceu ao Papa pelos esforços de reconciliação até agora e disse que está defendendo o próximo passo – devolver bens culturais às Primeiras Nações, aos povos Inuit e Métis no Canadá. O Primeiro-Ministro teve uma audiência com o Papa na Itália.

Os comentários de Trudeau seguem-se a uma investigação do Globe and Mail publicada em março, que concluiu que, apesar de vários compromissos públicos da Igreja Católica sobre a devolução de tais itens, pouco progresso foi feito.

A natureza pública dos comentários de Trudeau é significativa, disse Cody Groat, professor assistente de história e estudos indígenas na Western University. “Acho que o fato de Justin Trudeau ter feito uma declaração tão proeminente nas redes sociais sobre este tópico específico será um ponto de viragem em alguns aspectos.”

O próximo passo, disse ele, é aumentar a transparência sobre o que o Vaticano realmente detém. “Não podemos simplesmente repatriar todos os itens imediatamente para as comunidades de origem, porque não conhecemos a cultura ou cerimônia que precisa de ser associada a estes itens ancestrais. Portanto, é necessário saber o que existe, ter um inventário transparente da coleção do Vaticano”, disse ele.

O Vaticano não revelou a extensão do seu acervo de itens culturais. Em 2022, expôs brevemente alguns exemplares desta coleção em seu museu etnológico aos delegados indígenas visitantes. Entre eles estavam máscaras faciais esculpidas da costa oeste do Canadá, luvas de couro bordadas de origem Cree, um cinto colorido para bebês Gwich’in e um raro caiaque Inuvialuit centenário do Ártico Ocidental.

Essa exibição provocou apelos de muitos representantes Inuit, Métis e das Primeiras Nações para que estes itens fossem repatriados como parte do processo de reconciliação e cura. A Igreja Católica geriu a maioria das escolas residenciais no Canadá num sistema concebido para privar as crianças da sua língua e práticas culturais.

No ano passado, o Papa Francisco expressou acordo sobre a importância da restituição. “A restituição das coisas indígenas: isso está acontecendo com o Canadá, pelo menos estávamos de acordo em fazê-lo”, disse ele.

Trudeau e o Papa Francisco já discutiram este assunto antes. Há dois anos – em julho de 2022, enquanto o Papa estava na cidade de Quebec, eles falaram da necessidade de a Igreja “tomar medidas concretas” para repatriar itens indígenas que o Vaticano possui.

Redação

Recent Posts

Artista abre uma pista de skate no Centre Pompidou

Em antecipação aos próximos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, o Centre Pompidou…

2 dias ago

Veja estes Impressionantes afrescos azul-claros recém encontrados em Pompéia

Um antigo santuário romano recentemente escavado em Pompeia revelou idílicos afrescos azuis nas paredes, bem…

2 dias ago

Monumento dedicado às mulheres foi decapitado em protesto contra o aborto

A escultura monumental da artista Shahzia Sikander, “Witness” (2023), foi decapitada nas primeiras horas da…

2 dias ago

Artista surpreende ao expor suas obras dentro de banheiros

Nota para os artistas: se você instalar seu trabalho dentro de banheiros, como Hugh Hayden…

2 dias ago

Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) – unidade especial do Instituto do…

4 dias ago

Documenta 16 nomeia novo comitê de seleção após renúncia em massa

A Documenta revelou oficialmente o comitê de seleção substituto encarregado de encontrar o próximo diretor…

4 dias ago