Primeira mostra de JR na Itália foca nas tradições rurais que desaparecem da Toscana

A Galleria Continua comemora seu 30º aniversário com a primeira exposição solo italiana do fotógrafo e artista de rua francês JR.

Embora a galeria, que foi fundada em 1990, seja agora um empreendimento multinacional com espaços em Pequim, Paris, Havana e Roma, a exposição de JR, intitulada “Omelia contadina”, se passa no primeiro espaço da galeria, um antigo cinema na cidade medieval de San Gimignano.

Famoso por suas instalações em grande escala que combinam arte pública e fotografia, JR frequentemente questiona as ambiguidades da vida moderna através de suas intervenções. Nesta exposição, ele traz esse ethos para o povo e as tradições da Toscana.

Seu curta-metragem, Omelia Contadina, que estreou no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza este ano e foi feito com a diretora italiana Alice Rohrwacher, centra a exposição e explora os desaparecimentos das culturas e tradições rurais tradicionais.

Uma instalação site-specific acompanha o filme, juntamente com uma imagem maciça de uma mulher mais velha que enche e transforma não só o palco, mas também a área de estar do antigo espaço cinematográfico da galeria.

 

Também estão em exibição fotografias de “Processione Omélia Contadina”, uma performance de JR e Alice Rohrwacher que, em setembro, saiu da Catedral de San Gimignano com membros da comunidade local carregando enormes renderizações fotográficas em preto e branco de um homem para um campo local, onde o enterraram.

“Em certo momento, paramos em uma encruzilhada”, lembrou Rohrwacher sobre o evento. “Por todos os lados, fileiras ininterruptas de árvores de avelã encheram a paisagem até o horizonte. Quando olhamos para isso, comentamos um com o outro que parecia um cemitério de guerra. No caminho de volta decidimos, se parece um cemitério, temos que realizar um funeral. Mas deve ser um funeral cheio de vida”.

 

"JR: Omelia Contadina," 2020. Cortesia da Galleria Continua, San Gimignano. Foto: Ela Bialkowska, OKNO Studio.

"JR: Omelia Contadina," 2020. Cortesia da Galleria Continua, San Gimignano. Foto: Ela Bialkowska, OKNO Studio.

Os fundadores da Galleria Continua, Mario Cristiani, Lorenzo Fiaschi e Maurizio Rigillo, dizem que a exposição se encaixa no espírito da longa história do espaço.

“Queríamos tentar — e ainda estamos insistindo hoje — dar um choque elétrico, uma atualização de vida, um alerta, para um lugar ou lugares que amamos”, disseram eles em uma declaração conjunta.

 

FONTE: ARTnews

Compartilhar:
Notícias - 24/11/2020

Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados …

Notícias - 24/11/2020

Desenho recém-descoberto é um verdadeiro da Vinci, afirma especialista

Um desenho que esteve em uma coleção privada por anos foi atribuído a Leonardo da Vinci. O jornal italiano La …

Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …

Notícias - 18/11/2020

Art Basel Hong Kong adiada dois meses por causa de Covid-19

A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela …

Notícias - 18/11/2020

Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu …

Notícias - 17/11/2020

Festival Novas Frequências comemora 10 anos

A 10ª edição do Festival Novas Frequências, considerado o principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, irá acontecer …

Notícias - 17/11/2020

Arquiteto negro ganha escultura afro-futurista em São Paulo para o Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrega à cidade, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma …

Notícias - 17/11/2020

Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna …