Primeira mostra de JR na Itália foca nas tradições rurais que desaparecem da Toscana

A Galleria Continua comemora seu 30º aniversário com a primeira exposição solo italiana do fotógrafo e artista de rua francês JR.

Embora a galeria, que foi fundada em 1990, seja agora um empreendimento multinacional com espaços em Pequim, Paris, Havana e Roma, a exposição de JR, intitulada “Omelia contadina”, se passa no primeiro espaço da galeria, um antigo cinema na cidade medieval de San Gimignano.

Famoso por suas instalações em grande escala que combinam arte pública e fotografia, JR frequentemente questiona as ambiguidades da vida moderna através de suas intervenções. Nesta exposição, ele traz esse ethos para o povo e as tradições da Toscana.

Seu curta-metragem, Omelia Contadina, que estreou no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza este ano e foi feito com a diretora italiana Alice Rohrwacher, centra a exposição e explora os desaparecimentos das culturas e tradições rurais tradicionais.

Uma instalação site-specific acompanha o filme, juntamente com uma imagem maciça de uma mulher mais velha que enche e transforma não só o palco, mas também a área de estar do antigo espaço cinematográfico da galeria.

 

Também estão em exibição fotografias de “Processione Omélia Contadina”, uma performance de JR e Alice Rohrwacher que, em setembro, saiu da Catedral de San Gimignano com membros da comunidade local carregando enormes renderizações fotográficas em preto e branco de um homem para um campo local, onde o enterraram.

“Em certo momento, paramos em uma encruzilhada”, lembrou Rohrwacher sobre o evento. “Por todos os lados, fileiras ininterruptas de árvores de avelã encheram a paisagem até o horizonte. Quando olhamos para isso, comentamos um com o outro que parecia um cemitério de guerra. No caminho de volta decidimos, se parece um cemitério, temos que realizar um funeral. Mas deve ser um funeral cheio de vida”.

 

"JR: Omelia Contadina," 2020. Cortesia da Galleria Continua, San Gimignano. Foto: Ela Bialkowska, OKNO Studio.

"JR: Omelia Contadina," 2020. Cortesia da Galleria Continua, San Gimignano. Foto: Ela Bialkowska, OKNO Studio.

Os fundadores da Galleria Continua, Mario Cristiani, Lorenzo Fiaschi e Maurizio Rigillo, dizem que a exposição se encaixa no espírito da longa história do espaço.

“Queríamos tentar — e ainda estamos insistindo hoje — dar um choque elétrico, uma atualização de vida, um alerta, para um lugar ou lugares que amamos”, disseram eles em uma declaração conjunta.

 

FONTE: ARTnews

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …