Prêmio PIPA anuncia vencedores de 2022

Uyra, Série Elementar, Lama, 2017 | FOTO: Keila Serruya

Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, o Instituto PIPA tem o prazer de anunciar os quatro Artistas Premiados ao PIPA 2022. Ressaltamos que nesta 13a edição optamos por manter o direcionamento do Prêmio para a produção de artistas com trajetórias mais recentes: os artistas participantes de 2022 tiveram sua primeira exposição institucional há não mais que 15 anos. Os quatro Artistas Premiados mostram o quanto a produção artística brasileira é plural, misturando linguagens e saberes heterogêneos e se desenvolvendo no país como um todo.

O curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, escreveu algumas palavras sobre a escolha dos premiados e sobre o momento que o Prêmio está vivendo:

“É sempre uma alegria o momento do anúncio dos artistas premiados. Desde o começo da pandemia, o Prêmio PIPA optou por ampliar o espectro da premiação, passando de um para quatro artistas contemplados. Além de desconcentrar o prêmio e alargar o foco, esta opção pareceu-nos mais interessante tendo em vista a qualidade e a diversidade da produção artística contemporânea. São muitos Brasis dentro do mesmo país, e um prêmio de arte tem o papel de valorizar essa multiplicidade.

Coletivo Coletores, Pujança editada-2020 vídeo mapping Toni William Crosss

Os quatro artistas vencedores do Prêmio PIPA de 2022 são: Coletivo Coletores, Josi, Uyra e Vitória Cribb. Nunca é fácil chegar aos nomes dos premiados, obrigando o Conselho do Prêmio a longos debates. De forma bem genérica, há dois tipos de premiação: o de reconhecimento de uma trajetória e o de fomento à produção contemporânea. Por mais que o PIPA não vise revelar artistas desconhecidos, seu objetivo tem se virado para o reconhecimento da produção mais recente – no caso, de artistas com até 15 anos de trajetória. Isso torna o desafio ainda mais agudo.

Este conjunto de 2022 mostra um ecossistema artístico bastante complexo, misturando poéticas que remetem a práticas mais artesanais, até o envolvimento radical com a tecnologia. Acima de tudo, vemos nestes artistas um engajamento poético e político com o universo periférico e com uma experimentação ecológica e social que integra o humano a todas as formas de vida proliferantes. O Prêmio PIPA vai para a 13ª edição sabendo da importância de sua continuidade, coisa rara entre nós, para o fortalecimento da cena artística contemporânea. Em setembro, haverá a exposição dos quatro premiados no Paço Imperial (RJ), assim como uma mostra paralela com as novas aquisições e comissionamentos do Instituto PIPA.”

Josi, “Da série: Decantações, fervuras e temperamentos”, 2022

Exposição dos Artistas Premiados

Os quatro artistas recebem uma doação de R$20 mil cada e farão uma exposição coletiva e não competitiva no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 01 de setembro a 30 de outubro de 2022.

Além da exposição presencial, os quatro farão uma Ocupação/ Exposição Virtual em um espaço especial reservado nos sites e mídias sociais do PIPA, sendo uma semana destinada para cada um deles durante o mês de outubro. Assim, o público de outras cidades que não puder comparecer à exposição no Paço Imperial terá oportunidade de conhecer mais sobre os artistas.

Catálogo

Em adição às exposições, os quatro artistas terão destaque na publicação anual do Prêmio PIPA. O catálogo contém imagens de trabalhos, biografias, textos escritos por críticos à sua escolha e transcrição de entrevistas com o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio.

Vitória Cribb, “@ILUSÃO”, 2020, Bitforms Gallery, Nova York, EUA, 2020

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …