Prêmio FOCO abre inscrições para nova edição

Obra de Rafael Bqueer, vencedor do Prêmio Foco 2019

O Instituto Cultura Vale apresenta a nova edição do Prêmio FOCO, criado pela ArtRio em 2013. Com o objetivo de estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país, o Prêmio é destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 13 de julho no site artrio.com, onde está disponível o edital completo.

Pela primeira vez serão selecionados seis artistas em uma mesma edição. Cada um receberá como premiação a participação em uma residência e terá sua obra apresentada no estande do Prêmio na ArtRio 2022. A feira acontecerá na Marina da Glória, de 14 a 18 de setembro, e também na plataforma digital.

As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Despina (Rio de Janeiro, RJ), JA. CA (Belo Horizonte, MG), Chão Slz (São Luiz, MA), Terra Afefé (Ibicoara, BA — Chapada Diamantina), Irê — arte, praia e pesquisa (Salvador, BA) e Instituto Das Pretas (Vitória, ES).

Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que acontecerá entre novembro de 2022 e agosto de 2023.

O Comitê Curatorial do Prêmio FOCO 2022 que selecionará os artistas premiados tem direção de Bernardo Mosqueira e participação de diretores dos museus, centro culturais e memoriais do Instituto Cultural Vale (ICV) e das residências parceiras: Wagner Tameirão (Diretor do Memorial MG Vale em Belo Horizonte/MG), Gabriel Gutierrez (Diretor do Centro Cultural Vale MA em São Luís/MA), Ronaldo Barbosa (Diretor do Museu Vale em Vila Velha/ES), Hugo Barreto (Diretor presidente do ICV), Priscila Gama (CEO do Instituto Das Pretas/ES), Rebeca Carapiá (Diretora da Residência Irê – arte, praia e pesquisa/BA), Rose Afefé (Diretora da Residência Terra Afefé/BA), Samantha Moreira (Diretora da Residência Chão Slz/MA), Francisca Caporali (Diretora da Residência JA. CA/MG), Consuelo Bassanesi (Diretora da Residência Despina/RJ), Bernardo Mosqueira (Diretor do Prêmio FOCO).

Dúvidas sobre o Prêmio FOCO 2022 serão esclarecidas pelo email premiofoco@artrio.com

O Prêmio FOCO é apresentado pelo Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Cultural Vale.

Obra de Tiago Sant’Ana, vencedor de 2019

Conheça os vencedores do Prêmio FOCO nos últimos anos

2019: Rafael BQueer e Tiago Sant´Ana

2018: Ana Hupe, Aline Xavier e Paul Setúbal

2017: Cleverson Luis Salvaro, Iris Helena e Ismael Agliardi Monticelli

2016: Ivan Grilo, Jaime Lauriano e Romy Pocztaruk

2015: Beto Schwafaty, Carla Chaim e José Carlos de Mélo

2014: Anna Costa e Silva, Renato Hofner e Ricardo Castro

2013: Lucas Simões, Rafael RG e Alan Fontes

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …