O Banco da Inglaterra divulgou o novo design de sua nota de 20 libras (US$ 24) em homenagem ao pintor JMW Turner.
“Luz é, portanto, cor” era seu famoso ditado, e também é um nível avançado de segurança para a nova lei.
A nova nota de polímero será a primeira a incorporar duas margens e uma folha de duas cores, tornando-a o dinheiro mais seguro ainda, disse o BOE ao exibir o design em um evento em Margate, Reino Unido.. O projeto também contará com a pintura mais eminente de Turner, The Fighting Temeraire, uma homenagem à Batalha de Trafalgar em 1805 e uma imagem do farol da cidade litorânea de Kent.
“Nossas notas comemoram a herança do Reino Unido, saudam sua cultura e testemunham as realizações de seus indivíduos mais notáveis”, disse o governador do BOE, Mark Carney. “A contribuição de Turner à arte se estende muito além de seu trecho favorito da costa. A nova nota de 20 libras celebra Turner, sua arte e seu legado em toda a sua glória radiante, colorida e evocativa.”

Turner foi escolhido após uma indicação pública de dois meses que resultou em 590 possíveis candidatos históricos do campo das artes visuais. O Comitê Consultivo para Caráter de Notas do BOE, um painel de especialistas em cultura liderado pelo vice-governador Ben Broadbent, produziu uma lista restrita e Carney fez a escolha final.
Joseph Mallord William Turner, pintor de paisagens romancista inglês, nascido em 1775 e morto em 1851, é considerado um dos artistas mais importantes do pré-século 20 no Reino Unido. Uma das poucas obras de Turner realizadas em uma coleção particular vendida por 30,3 milhões de libras em 2014, a primeira vez que a pintura chegou ao mercado em mais de 130 anos e estabeleceu um recorde de leilão para o pintor.
Como Turner raramente assina seus trabalhos, a assinatura apresentada na nota é retirada de seu testamento. O projeto também conterá recursos táteis para ajudar a visão prejudicada.