Aprendemos todo mês de dezembro o que mais está escondido em um único tom de cor quando o Pantone Color Institute escolhe sua cor para o próximo ano
Violeta lilás, Telekom fúcsia e, mais recentemente, pêssego fuzz foram os vencedores das temporadas anteriores, e agora foi escolhido um vencedor para 2025, o que levantou uma série de associações logo após seu anuncio.
“Pantone 17-1230 Mocha Mousse, um tom marrom quente imbuído de riqueza. Nutre-nos com sua alusão às deliciosas qualidades do chocolate e do café e responde ao nosso desejo de conforto”, explica Pantone em seu site. Em um pequeno videoclipe, como um anúncio da Baileys, vários líquidos marrons e aveludados fluem juntos em um redemoinho, transformando-se em um creme de chocolate macio que forma a palavra “ahh”. Torna-se um tecido fluido e macio que forma as letras “MMM”, apenas para retornar a algo chocolate que se descreve como “yum”.
O final é o Mocha Mousse, uma textura marrom e pulverulenta sobreposta com o logotipo Pantone. Mas o que exatamente podemos ler disso? “A cor Pantone do ano 2025 é um tom castanho suave cuja riqueza inerente e calor sensorial e calmante aumentam ainda mais o nosso desejo de conforto.
Como todos os anos, o instituto também faz diversas sugestões para integrar a nova cor enobrecida no dia a dia. A Pantone está montando uma paleta de cores inteira em torno de “Mocha Mousse” que lembra o design de interiores de Kim Kardashian ou sua linha de shapewear. Existem também vários tons de nude chamados “Âmbar Báltico” ou “Creme Cannoli” que foram concebidos para transformar qualquer quarto num oásis elegante. A nova nuance de cor também já foi firmada em colaborações com um celular marrom da Motorola, um sofá redondo, com marcas de cosméticos, fabricantes de post-it, empresas de chá e um fornecedor de fones de ouvido. Por favor, retire tudo da cor “Peach Fuzz” do ano passado de 2024, agora tudo ficará marrom!
Mas muito disso já é. O marrom não é novidade no radar de tendências, a Pantone não buscou uma cor que mudasse de estilo, mas sim que emergesse do que já existe. O tom se encaixaria perfeitamente em um desfile da Chloé, de Chemena Kameli. A coleção de estreia do novo diretor criativo da grife francesa foi uma das mais celebradas do ano. Diz-se que seus maxi vestidos luxuosos em tons suaves de marrom provocaram o renascimento boêmio chique. Blusas com gola amarrada, babados por toda parte, camadas sedosas em todos os tons terrosos imagináveis.
A obsessão pelos acessórios marrons começou em janeiro de 2024. Nessa época foi lançada a bolsa The Row Margaux 15 em “veludo Mocha”. Hoje, as espaçosas bolsas Miu Miu feitas de material semelhante são provavelmente o acessório mais procurado do inverno, geralmente qualquer coisa feita de camurça marrom. Karis Munday, analista da plataforma de varejo Edited, destaca Miu Miu, Gucci e Saint Laurent como os três principais desfiles que usarão marrom nas passarelas outono/inverno 2024, segundo a Vogue Runway.