Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em arte e antiguidades de proprietários ricos. Embora tenham sido detidos em 1993, os objetos permaneceram desaparecidos por anos.

Até agora.

O Departamento de Polícia de Los Angeles recuperou recentemente o acervo de obras de arte roubadas – incluindo pinturas de Pablo Picasso e Joan Miró , entre outras – e está trabalhando para rastrear os legítimos proprietários dos objetos.

De acordo com o Los Angeles Times , a polícia de Los Angeles foi informada sobre o paradeiro dos objetos quando recebeu um telefonema de um leiloeiro no sul da Califórnia neste verão. O chamador afirmou estar de posse de parte da arte, que ele reconheceu em um site criado por uma unidade de investigação policial.

A dica reviveu o caso há muito esquecido, oficialmente chamado de “Operação Demetra”. A polícia obteve mandados de busca e localizou mais de 100 pinturas, antiguidades e outros artefatos roubados nos condados de Los Angeles e Orange. Além das muitas pinturas, encontraram móveis antigos, armas de fogo antigas e documentos assinados pelos presidentes Ronald Reagan e Howard Taft.

“Estamos no processo de identificar a arte específica, os artistas e quanto isso pode valer”, disse ao Times o capitão Lillian Carranza, chefe da divisão de crimes comerciais da polícia de Los Angeles. Carranza disse que sua unidade estava trabalhando com especialistas do Museu J. Paul Getty nas proximidades para indexar as obras de arte e examinar suas condições depois que elas foram armazenadas incorretamente por um quarto de século.

No momento da prisão em 1993, os dois homens presos no caso eram caracterizados pela polícia como “nacionais armênios”. As autoridades divulgaram o nome de um: Paul Tobeler, que morreu pouco depois de completar sua sentença de prisão de vários anos. O outro, que se acredita ainda estar vivo, não foi identificado devido à investigação atual.

A polícia acredita que a pessoa que forneceu a obra de arte à casa de leilões seja parente de um dos suspeitos originais, embora as autoridades não tenham certeza se essa pessoa sabia ou não que os itens foram roubados. Não é incomum os ladrões de arte ficarem sentados em objetos roubados por anos ou décadas antes de tentar vendê-los, disse um oficial ao Times .

A Polícia de Los Angeles incentivou as pessoas a visitar seu site neste link dedicado ao caso e entrar em contato se reconhecerem algum dos produtos.

Fonte: Artnet

Por Taylor Dafoe

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …