Polícia lança site para encontrar proprietários de 100 obras de arte e antiguidades recuperadas

Vinte e cinco anos atrás, dois ladrões invadiram Hollywood e Westside Los Angeles, roubando centenas de milhares de dólares em arte e antiguidades de proprietários ricos. Embora tenham sido detidos em 1993, os objetos permaneceram desaparecidos por anos.

Até agora.

O Departamento de Polícia de Los Angeles recuperou recentemente o acervo de obras de arte roubadas – incluindo pinturas de Pablo Picasso e Joan Miró , entre outras – e está trabalhando para rastrear os legítimos proprietários dos objetos.

De acordo com o Los Angeles Times , a polícia de Los Angeles foi informada sobre o paradeiro dos objetos quando recebeu um telefonema de um leiloeiro no sul da Califórnia neste verão. O chamador afirmou estar de posse de parte da arte, que ele reconheceu em um site criado por uma unidade de investigação policial.

A dica reviveu o caso há muito esquecido, oficialmente chamado de “Operação Demetra”. A polícia obteve mandados de busca e localizou mais de 100 pinturas, antiguidades e outros artefatos roubados nos condados de Los Angeles e Orange. Além das muitas pinturas, encontraram móveis antigos, armas de fogo antigas e documentos assinados pelos presidentes Ronald Reagan e Howard Taft.

“Estamos no processo de identificar a arte específica, os artistas e quanto isso pode valer”, disse ao Times o capitão Lillian Carranza, chefe da divisão de crimes comerciais da polícia de Los Angeles. Carranza disse que sua unidade estava trabalhando com especialistas do Museu J. Paul Getty nas proximidades para indexar as obras de arte e examinar suas condições depois que elas foram armazenadas incorretamente por um quarto de século.

No momento da prisão em 1993, os dois homens presos no caso eram caracterizados pela polícia como “nacionais armênios”. As autoridades divulgaram o nome de um: Paul Tobeler, que morreu pouco depois de completar sua sentença de prisão de vários anos. O outro, que se acredita ainda estar vivo, não foi identificado devido à investigação atual.

A polícia acredita que a pessoa que forneceu a obra de arte à casa de leilões seja parente de um dos suspeitos originais, embora as autoridades não tenham certeza se essa pessoa sabia ou não que os itens foram roubados. Não é incomum os ladrões de arte ficarem sentados em objetos roubados por anos ou décadas antes de tentar vendê-los, disse um oficial ao Times .

A Polícia de Los Angeles incentivou as pessoas a visitar seu site neste link dedicado ao caso e entrar em contato se reconhecerem algum dos produtos.

Fonte: Artnet

Por Taylor Dafoe

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …