Pivô anuncia programação de 2021

Paulo Nazareth, Vuadora - Curadoria: Fernanda Brenner e Diane Lima

O programa de 2021 do Pivô é uma combinação de projetos pensados originalmente para 2020 e novas propostas articuladas em torno do conceito de “pluriverso”: um mundo onde cabem muitos mundos. As cinco exposições do ano, cada uma a seu modo, articulam críticas à hegemonia do pensamento colonial moderno. O programa abre, em 22 de fevereiro, com a mostra coletiva Uma História Natural das Ruínas, curada pela colombiana Catalina Lozano, reunindo 15 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, e depois segue com individuais dos brasileiros Paulo Nazareth e Ana Vaz, da porto riquenha Beatriz Santiago Muñoz (parceria com a 34º Bienal de São Paulo) e uma mostra do mexicano Manuel Solano.

A plataforma digital Pivô Satélite, concebida no último ano, entra em sua segunda edição com a mostra O Assombro dos Trópicos. O projeto tem curadoria de Victor Gorgulho e apresenta propostas mensais de Anarca Filmes, Diambe da Silva, Rafael Bqueer e da dupla David Pontes e Wallace Ferreira.

Programa de exposições:

Exposição coletiva: A História Natural das Ruínas
Denilson Baniwa, Louidgi Beltrame, David Bestué, Minia Biabiany, Paloma Bosquê, Elvira Espejo Ayca, Sheroanawe Hakihiiwe, Isuma, Cristiano Lenhardt, Candice Lin, Lina Mazenett e David Quiroga, max wíllà morais, Daniel Steegmann Mangrané, Janaina Wagner.
Curadoria: Catalina Lozano
22/02 a 18/04

Paulo Nazareth: Vuadora
Curadoria: Fernanda Brenner e Diane Lima
29/05 a 07/08

Exposição individual: Ana Vaz
Curadoria: Fernanda Brenner
29/05 a 07/08

Exposição individual: Beatriz Santiago Muñoz*
Curadoria: Fernanda Brenner
28/08 a 07/11
*Projeto realizado em parceria com a 34a Bienal de São Paulo

Manuel Solano: Heliplaza
Curadoria: João Mourão e Luis Silva
28/08 a 07/11

Pivô Satélite #2
O Assombro dos trópicos
Curadoria: Victor Gorgulho

O coletivo Anarca Filmes inaugurou, no último 26 de janeiro, a segunda edição do Pivô Satélite. A mostra de vídeos Usina-Desejo contra a Indústria do Medo reúne trabalhos realizados pelo grupo nos últimos 6 anos, além de um filme desenvolvido especialmente para o projeto. A mostra integra a exposição digital O Assombro dos Trópicos que tem curadoria de Victor Gorgulho e traz ainda projetos de Diambe da Silva, Rafael Bqueer e da dupla Davi Pontes & Wallace Ferreira. Cada artista ocupa a plataforma com propostas individuais durante um mês. Corpo, linguagem, tropicalidade, ficção especulativa e autoficções são algumas das palavras-chave do projeto de Gorgulho, que propõe uma curadoria-narrativa para investigar as contradições em torno da construção histórica do que é lido como tropicalidade.

Artistas selecionados Pivô Pesquisa 2021

O processo seletivo do Pivô Pesquisa foi realizado pela primeira vez em um único momento. Curadores convidados a acompanhar os três ciclos do programa e a equipe do Pivô trabalharam juntas/os para pensar em entrelaçamentos possíveis, interesses transversais e potenciais sinergias e complementaridades entre os 376 projetos inscritos em nossa convocatória aberta. Membros do júri se empenharam em reunir um grupo representativo de artistas levando em conta a relevância e a qualidade de suas pesquisas artísticas, além da diversidade de identidades presentes no Brasil – de raça/etnia, gênero, regionalidade, contexto social e cultural. O programa prevê ao longo de 2021 uma série de atividades individuais e em grupo – várias delas abertas ao público – e os participantes do programa receberão uma bolsa-auxílio de pesquisa no valor de R$750/mês a fim de incentivar seu envolvimento e assiduidade nas dinâmicas do programa.

Ciclo I, de 08/03 a 01/06: Denise Alves-Rodrigues, Dudx, Juno, Laryssa Machada, Noara Quintana, Raphael Escobar, Yná Kabe Rodriguez.
Acompanhamento curatorial: Cláudio Bueno e João Simões (Explode!).

Ciclo II, de 14/06 a 09/09: Ariana Nuala, Bárbara Milano, Cafira Zoé, Camila Mota, Denise Agassi, Leandro Estevan, Maya Quilolo, Rafael Segatto.
Acompanhamento curatorial: Catarina Duncan.

Ciclo III, de 20/09 a 14/12: Gilson Plano, Luana Vitra, Maré de Matos, Marta Supernova, Victor Mota, Vulcanica Pokaropa, Walla Capelobo.
Acompanhamento curatorial: Hélio Menezes

Compartilhar:
Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …

Notícias - 10/05/2021

Análise das cartas de Van Gogh revela novos detalhes sobre pinturas

A primeira exposição a explorar os olivais de Vicente tem novas datas. A mostra no Museu Van Gogh de Amsterdã …

Notícias - 07/05/2021

Lista de finalistas do Turner Prize é composta inteiramente por coletivos com engajamento social

Em um ano marcado por dificuldades sem precedentes, colaboração e solidariedade são os temas subjacentes ao Turner Prize deste ano …

Notícias - 07/05/2021

Três coisas que você talvez não saiba sobre "The Child’s Bath", de Mary Cassatt

Quando o Dia das Mães foi proposto como feriado em 1913, a artista franco-americana Mary Cassatt não gostou muito da …

Notícias - 07/05/2021

Galerias brasileiras participam de feiras em Nova York

Em maio a cidade de Nova Iorque abriga algumas feiras de arte contemporânea, como a Frieze New York e a …

Notícias - 06/05/2021

Bienal de Arte Paiz tem início na Guatemala

Intitulada Lost. In Between. Together, pela primeira vez em sua história, a Bienal de Arte Paiz será inteiramente voltada para …

Notícias - 06/05/2021

OCUPAÇÃO IMAGÉTICA SELECIONA ARTISTAS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DE SÃO PAULO E ABCD

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e …

Notícias - 06/05/2021

MASP anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros …

Notícias - 30/04/2021

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do …

Notícias - 30/04/2021

Panorama Raft inicia chamada pública de projetos liderados por artistas de todo o Brasil

O Festival Panorama, um dos principais eventos artísticos do Brasil, lançou este ano o Panorama Jangada, um projeto criado no …

Notícias - 30/04/2021

inscrições abertas para o 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Estão abertas as inscrições do 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN, voltado a universitários e recém-formados de …