Uma intricada piscina criada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos foi inaugurada em Edimburgo.
Os nadadores poderão visitar a piscina em agosto, depois que a exposição for inaugurada oficialmente na Jupiter Artland Foundation.
A piscina de nove metros, conhecida como Gateway, foi feita com mais de 11.500 azulejos pintados à mão, usando métodos tradicionais em uma fábrica de 100 anos de idade, em Portugal, país de Vasconcelos. Ele será instalado dentro de um jardim paisagístico no oeste de Edimburgo.
A exposição permanente está sendo inaugurada como parte do Edinburgh Art Festival, de 27 de julho a 29 de setembro.
Gateway é descrito como “um espaço experiencial que é inerentemente social, lúdico e compartilhado”, levando com a ideia de piscinas como “locais que promovem a comunidade”.
Logo após ser aberto ao público, o trabalho junta-se a outras 34 coleções permanentes situadas nos terrenos da Bonnington House, uma mansão jacobina do século 17 que abriga exposições encomendadas pelos colecionadores de arte filantropos Robert e Nicky Wilson.
Comentando sobre o novo recurso, a Fundação disse: “Gateway é ao mesmo tempo íntimo, mas expansivo, entrelaçando as dicotomias de publicidade e privacidade com a realização de banhos e fixação histórica de arte com ele.”
Outras esculturas e instalações em todo o terreno incluem obras de artistas como Antony Gormley, Charles Jencks, Anish Kapoor, Christian Boltanski, Nathan Coley, Ian Hamilton Finlay, Laura Ford, Anya Gallaccio, Andy Goldsworthy, Jim Lambie, Cornelia Parker e Marc Quinn.