Pirâmide mais antiga do Egito reabre ao público após 14 anos

Foto por Mohamed el-Shahed / AFP via Getty Images

Construída há quase 4.700 anos como uma tumba para o faraó Djoser, a estrutura passou por mais de uma década de restaurações intermitentes.

Cerca de 4.700 anos atrás, um homem chamado Imhotep decidiu perseguir um objetivo especialmente grandioso. Encarregado de projetar a tumba elaborada que abrigaria seu faraó, Djoser, o arquiteto decidiu construir uma vasta estrutura de absorção de espaço, diferente de tudo que já havia visto antes – uma forma que se estenderia não apenas para fora, mas para cima.

O resultado – um edifício impressionante composto por seis camadas escalonadas com mais de 60 metros de altura – tornou-se o primeiro edifício de pedra colossal conhecido do Egito e continua sendo a pirâmide mais antiga ainda em pé hoje. Agora, após a conclusão de um projeto de restauração de 14 anos e quase US$ 6,6 milhões, o local de descanso final de Djoser reabriu ao público.

“Estamos admirados com a forma como Imhotep conseguiu criar essa estrutura, que permaneceu em pé por 4.700 anos”, disse Khaled al-Anany, ministro de Antiguidades e Turismo do Egito, em entrevista coletiva na semana passada, citada por Reuters.

Montada entre 2630 e 2611 aC em Saqqara, no Egito, a pirâmide, onde Djoser e 11 de suas filhas foram enterradas após a morte, contém aproximadamente 11,6 milhões de pés cúbicos de pedra e argila. O looping através das câmaras funerárias é uma rede de túneis sinuosos que provavelmente foi projetada para impedir o roubo, mas aparentemente enfraqueceu a integridade estrutural do edifício, de acordo com o Atlas Obscura. Quando o século 21 chegou, as autoridades temiam que a pirâmide – atingida por ventos durante milênios e desastres naturais, incluindo um terremoto de 1992 – estivesse à beira do colapso.

Os trabalhadores começaram a reformar a pirâmide em 2006, fazendo uma breve pausa de 2011 a 2013, depois que uma revolta derrubou o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak. O trabalho dentro da estrutura antiga mostrou-se difícil: para impedir que as paredes de pedra se desmoronassem, os engenheiros inflaram airbags que sustentavam os telhados de seus seis terraços empilhados. Reivindicações controversas de que o trabalho de restauração estava exacerbando, em vez de desfazendo, os danos à pirâmide também ameaçaram o projeto, relata James Pasley, da Business Insider.

Mas, quando as autoridades revelaram a pirâmide na última semana, tudo parecia estar bem. Embora não tenha sido totalmente restaurada à sua antiga glória, a estrutura mais uma vez possui tetos estáveis ​​e corredores que podem ser percorridos. A restauração também adicionou algumas vantagens modernas, incluindo um novo sistema de iluminação e uma entrada acessível a pessoas com deficiência. Os visitantes já entraram ansiosamente no monumento para explorar suas três milhas de passagens labirínticas.

“Estamos trabalhando duro para construir um novo Egito … e a restauração de nossa herança está no topo de nossas prioridades”, disse o primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouli em uma entrevista coletiva na semana passada, conforme reportado pelo Business Insider.

Ele acrescentou: “Embora, obviamente, tenhamos muito orgulho de que seja um legado egípcio, também sabemos muito bem que é a herança mundial e que estamos muito empenhados em manter”.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …