Quando o prefeito de uma pequena cidade alemã recebeu uma fotografia no ano passado, que apresentava uma pintura pendurada na parede de uma sala, ele reconheceu o trabalho imediatamente. Foi uma das cinco pinturas de antigos mestres roubadas do Palácio Friedenstein em Gotha, há quase 40 anos, em um caso audacioso que a temida polícia da Alemanha Oriental não conseguiu resolver. Agora, os tesouros roubados foram devolvidos sãos e salvos.
O prefeito Knut Kreuch negociou através de intermediários que atuavam em nome de vendedores anônimos, que inicialmente exigiam milhões de euros pelas obras. No que foi descrito como um “golpe de mestre”, os objetos foram devolvidos silenciosamente em setembro passado, chegando em Berlim por van, e nenhum resgate foi pago.
Na semana passada, as cinco pinturas foram reveladas, assim como a operação para recuperá-las. Nesta semana, eles aparecem no Palácio Friedenstein de onde foram tiradas em 1979.
As pinturas, há muito perdidas, incluem um retrato de Frans Hals, uma pintura de Hans Holbein, o Velho, uma obra que Jan Lievens pensava ser e uma paisagem da oficina de Jan Brueghel, o Velho. A quinta pintura é uma cópia de um artista desconhecido de um auto-retrato de Van Dyck. Todas as pinturas datam de meados do século XVI ao século XVII. O Art Newspaper relata seu valor em cerca de € 4 milhões.

Retrato de Frans Hals de um cavalheiro desconhecido com chapéu e luvas (por volta de 1535).
Não está claro se as autoridades não querem ou não sabem dizer quem são os suspeitos do crime, além do fato de serem residentes alemães. Acredita-se que os trabalhos tenham sido contrabandeados para a Alemanha Ocidental na década de 1980 e, portanto, passados pela Cortina de Ferro.
O chamado roubo a Gotha foi o maior assalto à arte já realizado na antiga República Democrática Alemã. O país ficou atordoado quando as obras desapareceram no início da manhã de 14 de dezembro de 1979. A polícia não conseguiu recuperar as pinturas, apesar de interrogar mais de 1.000 pessoas, incluindo os funcionários do palácio e suas famílias.
Desde seu retorno em setembro, as pinturas foram autenticadas por especialistas do Laboratório de Pesquisa Rathgen dos Museus do Estado de Berlim como as roubadas em 1979.
Bodo Ramelow, o ministro-presidente do Estado Livre da Turíngia, disse que o retorno das pinturas preencheu “uma dolorosa lacuna no edifício histórico”, referindo-se ao antigo palácio barroco, que data do século XVII.
As obras serão exibidas no Schloss Friedenstein em Gotha nos próximos seis dias antes de serem restauradas. Uma exposição que conta a história do roubo e a improvável recuperação das pinturas está sendo planejada para 2021.
Fonte: Artnet News