Pinturas roubadas há mais de 40 anos são recuperadas graças ao plano de um prefeito alemão

As pinturas recuperadas expostas em Berlim.

Quando o prefeito de uma pequena cidade alemã recebeu uma fotografia no ano passado, que apresentava uma pintura pendurada na parede de uma sala, ele reconheceu o trabalho imediatamente. Foi uma das cinco pinturas de antigos mestres roubadas do Palácio Friedenstein em Gotha, há quase 40 anos, em um caso audacioso que a temida polícia da Alemanha Oriental não conseguiu resolver. Agora, os tesouros roubados foram devolvidos sãos e salvos.

O prefeito Knut Kreuch negociou através de intermediários que atuavam em nome de vendedores anônimos, que inicialmente exigiam milhões de euros pelas obras. No que foi descrito como um “golpe de mestre”, os objetos foram devolvidos silenciosamente em setembro passado, chegando em Berlim por van, e nenhum resgate foi pago.

Na semana passada, as cinco pinturas foram reveladas, assim como a operação para recuperá-las. Nesta semana, eles aparecem no Palácio Friedenstein de onde foram tiradas em 1979.

As pinturas, há muito perdidas, incluem um retrato de Frans Hals, uma pintura de Hans Holbein, o Velho, uma obra que Jan Lievens pensava ser e uma paisagem da oficina de Jan Brueghel, o Velho. A quinta pintura é uma cópia de um artista desconhecido de um auto-retrato de Van Dyck. Todas as pinturas datam de meados do século XVI ao século XVII. O Art Newspaper relata seu valor em cerca de € 4 milhões.

Retrato de Frans Hals de um cavalheiro desconhecido com chapéu e luvas (por volta de 1535).

Não está claro se as autoridades não querem ou não sabem dizer quem são os suspeitos do crime, além do fato de serem residentes alemães. Acredita-se que os trabalhos tenham sido contrabandeados para a Alemanha Ocidental na década de 1980 e, portanto, passados ​​pela Cortina de Ferro.

O chamado roubo a Gotha foi o maior assalto à arte já realizado na antiga República Democrática Alemã. O país ficou atordoado quando as obras desapareceram no início da manhã de 14 de dezembro de 1979. A polícia não conseguiu recuperar as pinturas, apesar de interrogar mais de 1.000 pessoas, incluindo os funcionários do palácio e suas famílias.

Desde seu retorno em setembro, as pinturas foram autenticadas por especialistas do Laboratório de Pesquisa Rathgen dos Museus do Estado de Berlim como as roubadas em 1979.

Bodo Ramelow, o ministro-presidente do Estado Livre da Turíngia, disse que o retorno das pinturas preencheu “uma dolorosa lacuna no edifício histórico”, referindo-se ao antigo palácio barroco, que data do século XVII.

As obras serão exibidas no Schloss Friedenstein em Gotha nos próximos seis dias antes de serem restauradas. Uma exposição que conta a história do roubo e a improvável recuperação das pinturas está sendo planejada para 2021.

Fonte: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …