Um leilão de obras da falecida pintora Gertrude Abercrombie, pertencentes a um único proprietário, arrecadou mais de US$ 2,8 milhões, revisando o recorde de leilões da artista, negligenciada ao longo dos anos. A recente obsessão do mercado com o surrealismo de meados do século não mostra sinais de desaceleração.
Vinte e uma obras de Abercrombie foram incluídas no evento. Apenas uma não foi vendida, e cada um dos 20 lotes atenderam ou superaram as estimativas.
Alguns superaram em larga escala as expectativas, como Self-Aprisionment de 1949, vendida por US$ 281.000 contra uma estimativa de US$ 60.000 a US$ 80.000, e Blue Screen, de 1945, que arrecadou $ 225.000 – bem acima de sua própria estimativa de $ 50.000 a $ 70.000.
As obras pertenciam ao casal Laura e Gary Maurer, que, por muitos anos, estiveram entre os maiores colecionadores de Abercrombie. Cada obra foi feita entre 1937, quando a artista estava apenas começando sua carreira, e 1971, seis anos antes de sua morte.
A estrela do leilão desta semana foi, sem dúvida , Self and Cat (Possims), uma rara composição de tamanho médio de Abercrombie, que levou para casa US$ 375.000. O autorretrato irônico traz a artista vestido de preto, como se estivesse indo a um funeral. O amado animal de estimação de Abercrombie está em seu colo, quase imperceptível à primeira vista.
O preço pago pela obra de arte, que caiu perfeitamente dentro da previsão de pré-venda de Hindman de US$ 300.000 a US$ 500.000, quase eclipsou o recorde de leilão da Abercrombie. Esse número veio em fevereiro deste ano, quando uma obra de 1964 foi vendida por US$ 387.500.
Desde então, Abercrombie tem sido um nome cobiçado em leilões e feiras de arte. Dezesseis dos 20 maiores preços de leilão da Abercrombie foram feitos nos últimos sete meses, de acordo com o banco de dados de preços da Artnet – 10 deles no evento mais recente.
“Quando subi no pódio, a energia na sala era inegável”, disse Joe Stanfield, vice-presidente da casa de leilões e especialista sênior em artes plásticas, em um comunicado. “A oportunidade de apresentar uma coleção tão significativa quanto a de Maurers foi realmente incrível, e a resposta e os resultados extraordinários refletem o cuidado com que foi curado”.
Zack Wirsum, diretor da Hindman e especialista sênior em arte pós-guerra e contemporânea, acrescentou que era “pura magia trabalhar com uma coleção tão charmosa e colecionadores tão charmosos”.
“Compartilhar a visão única de Gertrude com tantos olhos novos é do que são feitos os sonhos dos leilões”, acrescentou.
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