Vista para o Mar Mediterrâneo de 2017 doada pelo artista para arrecadar dinheiro para o hospital de Belém, em Israel
Um tríptico do que parece ser uma paisagem tempestuosa do mar do século 19, mas na verdade é obra de Banksy, com carga política, deve aparecer em leilão para arrecadar dinheiro para um hospital em Belém.
O próprio artista doou as três pinturas, que serão vendidas pela Sotheby’s em Londres com uma estimativa de 800.000 a 1,2 milhão de libras.
O tríptico, Vista para o Mar Mediterrâneo, 2017, é uma resposta à crise dos migrantes da década passada. As três pinturas tradicionalmente emolduradas parecem paisagens marítimas da era romântica, mas as bóias salva-vidas e os coletes salva-vidas alaranjados lavados na praia contam uma história diferente.

Foto: Aaron Chown / PA
Alex Branczik, diretor de arte contemporânea da Sotheby’s para a Europa, disse que Banksy pegou três pinturas a óleo encontradas e criou uma obra que destacou um dos problemas mais graves do século 21.
“Esse tríptico está nas galerias da Sotheby’s, ao lado de obras de alguns dos maiores pintores de paisagens da história, incluindo Bellotto, Van Goyen e Turner. O trabalho de Banksy, no entanto, se destaca por sua potente mensagem política.”
As pinturas foram criadas para o hotel Walled Off de Banksy, em Belém, que possui “a pior vista de qualquer hotel do mundo” – uma referência à barreira que se observa, separando Israel dos territórios palestinos.
Foi inaugurado em 2017 e é uma declaração política e também um hotel em funcionamento. Os hóspedes podem reservar quartos que variam de dormitórios com beliches econômicos a suítes presidenciais, onde a água espirra de um tanque de água com bala na banheira de hidromassagem.

Foto: Aaron Chown / PA
O hotel também abriga a maior coleção de obras de Banksy. O tríptico foi criado para ser exibido sobre uma lareira cheia de entulho no lobby do hotel em estilo colonial.
Os lucros da venda do tríptico serão direcionados para uma nova unidade de AVC agudo e para a compra de equipamentos de reabilitação infantil para o hospital da BASR em Belém.
A noite de venda inclui um raro desenho de Picasso de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter e um dos últimos autorretratos de Rembrandt deixados em mãos particulares.