Pinturas de Banksy estimadas em 1,2 milhão de libras serão vendidas em leilão de caridade

Vista para o Mar Mediterrâneo de 2017 doada pelo artista para arrecadar dinheiro para o hospital de Belém, em Israel

Um tríptico do que parece ser uma paisagem tempestuosa do mar do século 19, mas na verdade é obra de Banksy, com carga política, deve aparecer em leilão para arrecadar dinheiro para um hospital em Belém.

O próprio artista doou as três pinturas, que serão vendidas pela Sotheby’s em Londres com uma estimativa de 800.000 a 1,2 milhão de libras.

O tríptico, Vista para o Mar Mediterrâneo, 2017, é uma resposta à crise dos migrantes da década passada. As três pinturas tradicionalmente emolduradas parecem paisagens marítimas da era romântica, mas as bóias salva-vidas e os coletes salva-vidas alaranjados lavados na praia contam uma história diferente.

Foto: Aaron Chown / PA

Alex Branczik, diretor de arte contemporânea da Sotheby’s para a Europa, disse que Banksy pegou três pinturas a óleo encontradas e criou uma obra que destacou um dos problemas mais graves do século 21.

“Esse tríptico está nas galerias da Sotheby’s, ao lado de obras de alguns dos maiores pintores de paisagens da história, incluindo Bellotto, Van Goyen e Turner. O trabalho de Banksy, no entanto, se destaca por sua potente mensagem política.”

As pinturas foram criadas para o hotel Walled Off de Banksy, em Belém, que possui “a pior vista de qualquer hotel do mundo” – uma referência à barreira que se observa, separando Israel dos territórios palestinos.

Foi inaugurado em 2017 e é uma declaração política e também um hotel em funcionamento. Os hóspedes podem reservar quartos que variam de dormitórios com beliches econômicos a suítes presidenciais, onde a água espirra de um tanque de água com bala na banheira de hidromassagem.

Foto: Aaron Chown / PA

O hotel também abriga a maior coleção de obras de Banksy. O tríptico foi criado para ser exibido sobre uma lareira cheia de entulho no lobby do hotel em estilo colonial.

Os lucros da venda do tríptico serão direcionados para uma nova unidade de AVC agudo e para a compra de equipamentos de reabilitação infantil para o hospital da BASR em Belém.

A noite de venda inclui um raro desenho de Picasso de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter e um dos últimos autorretratos de Rembrandt deixados em mãos particulares.

Fonte e tradução: The Guardian
Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …