Pinturas de Banksy estimadas em 1,2 milhão de libras serão vendidas em leilão de caridade

Vista para o Mar Mediterrâneo de 2017 doada pelo artista para arrecadar dinheiro para o hospital de Belém, em Israel

Um tríptico do que parece ser uma paisagem tempestuosa do mar do século 19, mas na verdade é obra de Banksy, com carga política, deve aparecer em leilão para arrecadar dinheiro para um hospital em Belém.

O próprio artista doou as três pinturas, que serão vendidas pela Sotheby’s em Londres com uma estimativa de 800.000 a 1,2 milhão de libras.

O tríptico, Vista para o Mar Mediterrâneo, 2017, é uma resposta à crise dos migrantes da década passada. As três pinturas tradicionalmente emolduradas parecem paisagens marítimas da era romântica, mas as bóias salva-vidas e os coletes salva-vidas alaranjados lavados na praia contam uma história diferente.

Foto: Aaron Chown / PA

Alex Branczik, diretor de arte contemporânea da Sotheby’s para a Europa, disse que Banksy pegou três pinturas a óleo encontradas e criou uma obra que destacou um dos problemas mais graves do século 21.

“Esse tríptico está nas galerias da Sotheby’s, ao lado de obras de alguns dos maiores pintores de paisagens da história, incluindo Bellotto, Van Goyen e Turner. O trabalho de Banksy, no entanto, se destaca por sua potente mensagem política.”

As pinturas foram criadas para o hotel Walled Off de Banksy, em Belém, que possui “a pior vista de qualquer hotel do mundo” – uma referência à barreira que se observa, separando Israel dos territórios palestinos.

Foi inaugurado em 2017 e é uma declaração política e também um hotel em funcionamento. Os hóspedes podem reservar quartos que variam de dormitórios com beliches econômicos a suítes presidenciais, onde a água espirra de um tanque de água com bala na banheira de hidromassagem.

Foto: Aaron Chown / PA

O hotel também abriga a maior coleção de obras de Banksy. O tríptico foi criado para ser exibido sobre uma lareira cheia de entulho no lobby do hotel em estilo colonial.

Os lucros da venda do tríptico serão direcionados para uma nova unidade de AVC agudo e para a compra de equipamentos de reabilitação infantil para o hospital da BASR em Belém.

A noite de venda inclui um raro desenho de Picasso de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter e um dos últimos autorretratos de Rembrandt deixados em mãos particulares.

Fonte e tradução: The Guardian
Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …