Pinturas de Banksy estimadas em 1,2 milhão de libras serão vendidas em leilão de caridade

Vista para o Mar Mediterrâneo de 2017 doada pelo artista para arrecadar dinheiro para o hospital de Belém, em Israel

Um tríptico do que parece ser uma paisagem tempestuosa do mar do século 19, mas na verdade é obra de Banksy, com carga política, deve aparecer em leilão para arrecadar dinheiro para um hospital em Belém.

O próprio artista doou as três pinturas, que serão vendidas pela Sotheby’s em Londres com uma estimativa de 800.000 a 1,2 milhão de libras.

O tríptico, Vista para o Mar Mediterrâneo, 2017, é uma resposta à crise dos migrantes da década passada. As três pinturas tradicionalmente emolduradas parecem paisagens marítimas da era romântica, mas as bóias salva-vidas e os coletes salva-vidas alaranjados lavados na praia contam uma história diferente.

Foto: Aaron Chown / PA

Alex Branczik, diretor de arte contemporânea da Sotheby’s para a Europa, disse que Banksy pegou três pinturas a óleo encontradas e criou uma obra que destacou um dos problemas mais graves do século 21.

“Esse tríptico está nas galerias da Sotheby’s, ao lado de obras de alguns dos maiores pintores de paisagens da história, incluindo Bellotto, Van Goyen e Turner. O trabalho de Banksy, no entanto, se destaca por sua potente mensagem política.”

As pinturas foram criadas para o hotel Walled Off de Banksy, em Belém, que possui “a pior vista de qualquer hotel do mundo” – uma referência à barreira que se observa, separando Israel dos territórios palestinos.

Foi inaugurado em 2017 e é uma declaração política e também um hotel em funcionamento. Os hóspedes podem reservar quartos que variam de dormitórios com beliches econômicos a suítes presidenciais, onde a água espirra de um tanque de água com bala na banheira de hidromassagem.

Foto: Aaron Chown / PA

O hotel também abriga a maior coleção de obras de Banksy. O tríptico foi criado para ser exibido sobre uma lareira cheia de entulho no lobby do hotel em estilo colonial.

Os lucros da venda do tríptico serão direcionados para uma nova unidade de AVC agudo e para a compra de equipamentos de reabilitação infantil para o hospital da BASR em Belém.

A noite de venda inclui um raro desenho de Picasso de sua amante e musa Marie-Thérèse Walter e um dos últimos autorretratos de Rembrandt deixados em mãos particulares.

Fonte e tradução: The Guardian
Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …