Uma pintura resgatada do artista de rua Banksy não foi vendida no leilão na Anderson & Garland, em Newcastle. A licitação para a peça Happy Choppers não atingiu seu preço mínimo. Esperava-se que fosse vendido por entre £ 500.000 e £ 800.000.
Um porta-voz da casa de leilões disse que espera vender a pintura nos próximos dias a um vendedor privado.
A obra de arte, que retrata helicópteros militares adornados com laços cor-de-rosa, foi resgatada da lateral de um prédio comercial. O vendedor anônimo disse que soube da obra por acaso após comprar o prédio.
A obra foi um dos 11 lotes à venda no leilão. As outras peças de Banksy foram vendidas por Emma Houghton, que teria sido amiga e colaboradora do artista na década de 1990, bem como por outro vendedor privado.
As obras vendidas incluíam cartões de aniversário, cartazes anti-guerra do Iraque e uma placa de loja pintada à mão. Um cartão de aniversário foi vendido por £ 29.900. Os 10 lotes foram vendidos por cerca de £ 130 mil no total, disse um porta-voz do leilão.
O diretor da Anderson & Garland, Fred Wyrley-Birch, disse que embora não tenha conseguido vender Happy Choppers, eles estavam “muito orgulhosos de ter sido capazes de oferecê-la ao mercado”.